Por que a máquina de lavar dá choque?

Você já se perguntou por que a máquina de lavar dá choque? Eu também, mas fui atrás da resposta, descobri a resposta para essa pergunta e mais umas coisas interessantes e vou contar neste post.

À medida que ficamos adultos e vamos tomando consciência de algumas coisas, é normal que passamos a fazer perguntas ou questionar coisas que, até então, passavam despercebidas na nossa mente.

Por exemplo, você saberia responder por que a máquina de lavar dá choque? É claro que isso só acontece devido ao fato de estar ligado a uma corrente de energia. Mas por que exatamente isso acontece? Qual é a explicação que existe por trás disso?

Para algumas pessoas, esse tipo de pergunta pode até aparentar não ter fundamento, mas é aí que você se engana. Afinal de contas, é a partir do momento que você compreende esse assunto que consegue evitar esse tipo de problema.

Sendo assim, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, bem como as dúvidas adjacentes a essa questão, é só continuar nesse artigo. Então, sem mais delongas,vamos ao que realmente importa!

Por que a máquina de lavar dá choque?

Tudo isso só acontece devido ao fato de a máquina estar conectada a uma fonte de energia elétrica, aliado a um agravante que, nesse caso, seria a presença da água, bem semelhante ao chuveiro elétrico.

No geral, todas as máquinas de lavar devem passar por um todo um “check-up” de segurança, a fim de garantir que ela realmente está nas condições adequadas para o seu perfeito funcionamento.

Então, por mais que possa parecer perigoso misturar o funcionamento de água com energia elétrica, não há com o que se preocupar, haja vista que é feito todo um trabalho para evitar que problemas como choques aconteçam.

No entanto, lavadoras mais antigas acabam se desgastando com o tempo. Em razão disso, faz-se necessário apostar em um conserto de máquina de lavar ou pelo menos em uma manutenção.

Isso se faz necessário porque, à medida que o tempo passa, algumas peças podem se desgastar, ocasionando em possíveis choques. Sendo assim, para  evitar esse tipo de situação, é indispensável esse tipo de cuidado.

Como fazer o aterramento de uma máquina de lavar?

Como fazer o aterramento de uma máquina de lavar?
Como fazer o aterramento de uma máquina de lavar?

Já explicamos o motivo pelo qual a sua máquina pode dar choque e, como você pôde notar, não é o normal. Sendo assim, caso isso esteja acontecendo, sinal de que há algo de errado com o equipamento.

Além do mais, há algumas coisas que você pode fazer, a fim de evitar com que esse problema venha acontecer e, inclusive, evita com que a sua máquina dê algum problema. Para tanto, é só fazer o aterramento da sua máquina.

Então, fazer o aterramento da sua máquina, tudo o que você precisa fazer é:

  1. Primeiro, é necessário instalar dois barramentos na blindagem: zero (N) e terra (PE);
  2. É por intermédio desses dois que a fiação para eletrodomésticos e iluminação será feita;
  3. Em seguida, deve-se colocar três fios com uma seção de cobre, da tomada para a máquina de lavar.

No geral, não costuma ser um trabalho muito difícil, mas não é qualquer pessoa que pode fazer. Como lida diretamente com eletricidade, a melhor coisa a se fazer é contratar um profissional que seja capaz de realizar esse tipo de serviço.

Como saber se um equipamento está dando choque?

Como saber se um equipamento está dando choque?
Como saber se um equipamento está dando choque?

É possível que você se questione se existe a possibilidade de saber se algum equipamento eletrônico está dando choque, e a resposta é sim. Na verdade, há um teste bem simples e rápido de se fazer, o qual ajuda a identificar se tem algum problema na resistência.

Para tanto, tudo o que você precisa fazer é apenas desligar todos os aparelhos e remover da tomada. Feito isso, apague todas as luzes e fique observando o seu relógio medidor de energia.

Nesse caso, é comum que o disco gire até completar uma volta, mas em hipótese alguma ele pode continuar a se mover. Então, se por acaso ele não parar, sinal de que há fuga e que, portanto, existe risco de tomar choque.

Para que serve o fio terra na máquina de lavar?

Uma outra dúvida que algumas pessoas têm sobre esse assunto é sobre para o que serve o fio terra de uma máquina de lavar. É bem mais simples do que você imagina: ele serve para fazer a conexão do equipamento ao aterramento da instalação.

Agora que você já sabe, por que a máquina de lavar dá choque, para que serve o fio terra na máquina de lavar e como fazer o aterramento de uma máquina de lavar, que tal contar isso para outras pessoas? Compartilhe este texto.

você pode gostar também