Porque grávida não pode comer sushi?

Quer saber porque grávida não pode comer sushi? Mas, será que isso é verdade? Ou é apenas um mito? Continue lendo e descubra neste artigo.

Comer sushi na gestação é um tabu para muitas gestantes. Mas, não apenas para as grávidas. Pois, os maridos e outros familiares também costumam ficar preocupados com essa questão.

As principais preocupações giram em torno do peixe cru. Pois, algumas pessoas acreditam que haja risco de contrair toxoplasmose. E outras doenças. Pensando nisso foi que elaboramos esse artigo, para esclarecer esta e outras dúvidas. 

Mas, se você está grávida, saiba que essas informações não substituem a orientação médica. Então, procure seu médico ginecologista ou obstetra e se informe.  

Porque grávida não pode comer sushi: mito ou verdade?

A toxoplasmose é uma doença grave que pode causar sérios danos à saúde da mãe e do bebê. Portanto, evitar o seu contágio na gestação exige cuidado redobrado.

Essa é justamente uma das principais preocupações das gestantes. Mas, felizmente, os peixes não participam do ciclo da toxoplasmose

Então, a gestante pode sim consumir sushi. Porém, não é recomendado a ingestão de pratos com peixe cru. O melhor a fazer é dar preferência para sushi grelhados e alimentos cozidos.

Logo, a crença de que grávidas não podem comer comida japonesa para não contrair toxoplasmose é um mito. Contudo, isso não quer dizer que não haja nenhum risco.

Porque grávida não pode comer sushi: higiene e conservação dos alimentos

O principal cuidado que as gestantes devem ter ao consumir sushi é com a conservação e higiene dos alimentos. Pois, peixes mal conservados ou mal preparados podem apresentar bactérias.

Uma dessas bactérias é a listeria, o que causa a infecção bacteriana listeriose. Essa bactéria aparece em alimentos como crus peixes, carnes e verduras quando:

  • Não foram refrigerados de forma adequada;
  • Foram guardados de forma inadequada.

Portanto, a grávida até pode consumir o sushi cru. Mas, apenas se tiver certeza da procedência, higiene e conservação do alimento. Esse é o motivo pelo qual o consumo de sushi cru não é recomendado na gestação.

Lembre-se: o objetivo deste artigo é tornar o conhecimento médico e científico mais acessível a todos. Essas informações não descartam um parecer médico. Procure seu ginecologista ou obstetra para se informar melhor.

O preparo dos alimentos

Como mencionamos, muitas pessoas se questionam porque grávida não pode comer sushi. Outro ponto importante para responder a sua pergunta é a questão do preparo dos alimentos.

A boa higiene na cozinha e como os alimentos são manuseados é fundamental para a segurança alimentar. Pois, alimentos manuseados de forma inadequada podem ocasionar uma intoxicação alimentar.

Então, se você gosta de sushi e está grávida, procure saber se o peixe é fresco. E se possível, conheça a cozinha do restaurante. 

E se você pretende preparar o sushi em casa, verifique da mesma forma se o peixe está fresco. Além disso, procure não armazenar o peixe. Compre e faça no mesmo dia. Tome o mesmo cuidado com qualquer ingrediente cru.

Porque grávida não pode comer sushi? Cuidado com o excesso de sódio

Além de tomar cuidado com a procedência e preparo dos alimentos, a grávida também deve evitar o excesso de sódio. Portanto, o consumo de shoyu deve ser feito com moderação.

É comum que ocorra um acúmulo maior de líquidos na gravidez. E o excesso de sódio intensifica esse quadro. Então, a gestante pode ter dor nas articulações e inchaço. 

Conclusão

Porque grávida não pode comer sushi? Na verdade, pode! Mas, deve evitar consumir peixe cru, por causa do risco de contaminação alimentar.

A gestantes precisam moderar o consumo de shoyu. E procurar sempre conhecer a procedência dos alimentos antes de consumir.

Espero que as informações de hoje tenham ajudado você. Mas, não se esqueça: se você está grávida procure seu ginecologista ou obstetra, e se informe diretamente com ele. 

Dúvidas? É só deixar o seu comentário e até a próxima!

Post anterior: Grávida triste com o marido – o que fazer? 

Porque grávida não pode comer sushi