Tele atendimento ou consulta presencial, qual a melhor opção?

Não dá para negar que a pandemia está se popularizando no Brasil. Com o início da pandemia da Covid-19 em 2020, o atendimento online foi um grande aliado da população.

Isso porque uma das principais medidas de segurança contra o contágio do vírus é o distanciamento social. Ou seja, a recomendação é que as pessoas não fossem presencialmente a hospitais e clínicas médicas caso não fosse uma emergência.

Essa medida garantia que as pessoas – tanto pacientes quanto profissionais da área –  não se contaminassem durante o atendimento médico. O atendimento online foi a única opção segura.

A telemedicina uniu os profissionais e pessoas que precisavam de atendimento com segurança, praticidade e agilidade. Ao que tudo indica, mesmo com o fim da pandemia, as consultas online continuarão em alta.

Contudo, há pessoas que ainda não se renderam a essa tecnologia e acreditam que as consultas online não são tão eficientes quanto as presenciais – o que não é verdade. 

E ainda existem pessoas que estão em dúvida se optam pelo método presencial ou o online. Ambas as alternativas têm vantagens, isso não dá para negar de jeito nenhum.

No entanto, é normal que algumas pessoas prefiram um modelo e outras optem por outro tipo de atendimento. O ideal é avaliar as suas necessidades, preferências e disponibilidade.

É possível também optar por um modelo híbrido, algumas consultas presenciais e outras online. A seguir, indicaremos as vantagens e desvantagens de cada tipo de consulta para você decidir qual a melhor se encaixa na sua rotina.

Com isso, você chegará a uma decisão mais rapidamente. Acompanhe este conteúdo até o final para descobrir se o teleatendimento é melhor que as consultas presenciais!

Tele atendimento ou consulta presencial: confira as vantagens e desvantagens

A tecnologia e a conectividade têm revolucionado as atividades profissionais de inúmeras áreas do mercado, incluindo a da saúde, a qual passou a utilizar a telemedicina cada vez mais.

Muitos têm um preconceito com o tele atendimento porque não sabem exatamente como ele funciona. Por isso, antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é a telemedicina e como ela funciona.

Vamos lá, o atendimento online funciona da seguinte forma: o paciente agenda seu horário e quando chegar o dia da consulta, ele recebe o link para acessar uma vídeo chamada com o profissional.

O médico conversará e analisará o caso de cada paciente da mesma forma que faz nas consultas presenciais. Ele pode receber os exames para avaliação por e-mail, receitar e diagnosticar cada paciente tudo pela plataforma de acesso.

É muito simples e prático. Uma pesquisa indica que milhares de brasileiros que já passaram pelo teleatendimento indicam o serviço e pretendem utilizá-lo cada vez mais no dia a dia.

Com isso em mente, vamos aos pontos positivos e negativos do atendimento online, assim como das consultas presenciais. Acompanhe!

Benefícios e malefícios do teleatendimento

O teleatendimento apresenta inúmeras vantagens tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Entre elas está a praticidade, as pessoas podem ter o apoio médico rapidamente, sem precisar se locomover, pegar filas de espera e outros transtornos.

Assim que der o horário da sua consulta, o paciente entra no link, conversa com o médico, tira suas dúvidas e pronto. É uma alternativa mais cômoda, já que ele pode se consultar de onde estiver, seja no trabalho, no sofá de casa ou durante uma viagem.

Além disso, é uma alternativa mais segura, ainda mais em um momento como o que estamos vivendo. Não é preciso ter contato com nenhuma outra pessoa, diminuindo o risco de contágio de algumas doenças.

Essas que são mais propícias em ambientes hospitalares. É ótimo para crianças, idosos e outras pessoas com dificuldade de mobilidade, as quais podem ter o apoio médico facilmente.

Outro ponto positivo é que a pessoa pode se consultar com qualquer médico do país – e até mesmo fora do país. Não será preciso ir até determinada cidade para passar com um profissional de qualidade.

A telemedicina é realmente excelente. O ponto negativo que muitos indicam é a falta de contato físico com o profissional, o que ainda soa estranho para várias pessoas. Além disso, os médicos ainda estão se acostumando com o modelo do teleatendimento.

Por isso, é preciso contar com profissionais extremamente qualificados para ter uma boa experiência.  Vamos aos prós e contras do atendimento presencial!

Atendimento presencial: benefícios e malefícios

Os pontos negativos desse modelo de atendimento são a falta de comodidade, necessidade de locomoção, longo tempo de espera em filas, entre outros transtornos que estamos acostumados ao passarmos com médicos em hospitais e clínicas médicas.

Contudo, é uma boa opção para quem se sente mais confortável com o contato físico com os médicos. Se a pessoa se sentir mais segura e confortável dessa forma, talvez essa seja a melhor opção.

você pode gostar também