Tipos de luzes no cabelo: quais são e cuidados ao fazer

Você conhece os tipos de luzes no cabelo e quais os cuidados necessários antes e após esse procedimento? Essa informação é importante para não errar na escolha, já que com a nova cor, seus fios vão precisar de bastante hidratação. 

É importante dizer que, para chegar ao melhor resultado, e também para manter as luzes perfeitas, sem desbotar ou ressacar, o ideal é fazer uma manutenção do procedimento em uma clínica de estética.  

Mas se você ainda está em dúvida em qual tipo de luzes escolher, este artigo é para você. Continue a leitura porque vamos mostrar as características de todas elas, e o que você precisa saber para manter o cabelo lindo e saudável com as novas mechas.

Quais os principais tipos de luzes no cabelo

Quais os principais tipos de luzes no cabelo

Os principais tipos de luzes no cabelo misturam técnicas que resultam em mechas de uma cor que contrasta com a cor base. Para isso, são usados clareadores, tonalizantes ou tinturas de cabelo, que são aplicados nos fios pelo cabeleireiro até chegar na cor desejada. 

Vejamos quais são eles:

Ombré hair

Ombré hair, termo em francês que significa sombreado, é um tipo de luzes que dá uma iluminada no rosto com suavidade. Isso porque a técnica utilizada vai clareando os fios de maneira bastante sutil, como se fosse um degradê. 

A vantagem deste tipo de luzes no cabelo é que ela não colore a raiz, mantendo sua cor original. Desse modo, somente o comprimento do cabelo será iluminado, e não será necessário fazer o retoque mensal ou a cada 15 dias. 

Luzes californianas

Essa é uma técnica utilizada para clarear as pontas dos fios. As luzes californianas, como o próprio nome propõe, é inspirada nos cabelos das surfistas californianas.

Isso se deve ao fato de que elas utilizavam parafina nos fios para proteger do sol, já que a água do mar abria as cutículas dos cabelos. Desse modo, as pontas do cabelo ficam mais claras que o topo e o meio da cabeça.

Esse tipo de luzes tem a finalidade de deixar o visual mais iluminado e, além disso, fazer durar o ano todo o efeito bronzeado. Em resumo, a descoloração é realizada com uma média de 5 dedos do comprimento do cabelo até chegar nas pontas.

Balaiagem: um dos tipos de luzes no cabelo mais famosos

Balaiagem é um nome que em francês significa varredura e se escreve, originalmente, balayage. Nessa técnica, a maior parte dos fios é clareado ou tingido. Acontece que as mechas são mais finas, mas por todo o cabelo, e desde a raiz.

Dessa forma, o visual fica mais natural, como se o cabelo já fosse assim, sem a procedimento. Assim como o significado do nome diz, o profissional “varre” todo o cabelo, iluminado com o tom desejado.

Para esse tipo de luzes no cabelo, o produto é aplicado para que chegue em até 3 tons, isso para criar um efeito ainda mais natural. Além disso, geralmente o papel alumínio não é utilizado. 

Mechas

As mechas são um tipo de luzes no cabelo mais tradicionais. Isso porque foram elas que deram espaço para todas as técnicas de clareamento dos fios que surgiram depois.

Para fazer esse procedimento, na maior parte das vezes o papel alumínio é utilizado. Além disso, as mechas são mais largas e grossas, e ficam mais marcadas em todo o cabelo.

Normalmente essa técnica é a preferida de quem deseja ficar ainda mais loira. Justamente por ser um tipo de clareamento mais intenso.

Luzes texanas

O resultado das luzes texanas é bastante parecido com o da californiana e do ombré hair. Isso porque o efeito que essa técnica produz é de um cabelo desbotado, ou manchado pelo sol.

Para chegar a esse visual, o cabelereiro começa a aplicar o produto a partir de cindo dedos depois da raiz. Acontece que aqui são utilizadas poucas mechas, bem finas e espalhado por todo o cabelo.

Desse modo, as luzes ficam bastante naturais e podem ser do mesmo tom, ou em nuances diferentes, dependendo do resultado desejado.

Tortoiseshell hair

O Tortoiseshell, que significa casco de tartaruga, é uma técnica que utiliza dois a três tons de loiro: mel, dourado e caramelo, em cima de uma base de cor castanha. Dessa forma, ela é a preferida de quem tem o cabelo mais escuro.

Ela é considerada um tipo de luzes no cabelo parecida com a balaiagem e o ombré hair. A diferença é que as mechas ficam bem delimitadas, como se fosse um casco de tartaruga.

Sendo assim, os fios mais claros estarão no centro do cabelo e os mais escuros em volta do comprimento. Por isso, mesmo sendo bem marcadas, elas conferem um efeito mais natural. 

Dip-dye

Dip-dye é uma técnica de luzes que deixa os cabelos coloridos, a partir de certa altura, em tons, como verde, rosa e azul. Mas ela também pode ser utilizada para clarear ou escurecer os fios.

O termo significa mergulhar e tingir, e isso é feito literalmente, já que seu efeito é como se o cabelo tivesse sido mergulhado na tinta. Vale lembrar que essa era uma técnica usada em móveis, com o objetivo de colorir apenas uma parte do objeto.

Todos os tipos de luzes no cabelo exige cuidados com a hidratação

Todos os tipos de luzes no cabelo exige cuidados com a hidratação

Como se trata de uma coloração, ou descoloração nos fios, agindo diretamente na textura deles, todos os tipos de luzes no cabelo exigem cuidados especiais com a hidratação. Isso porque a química pode deixar as mechas desidratadas e até mesmo quebradiças.

Mas é importante dizer que até mesmo antes do procedimento, vale fazer uma hidratação, como forma de evitar os danos. Mas quando as luzes já estão feitas é que os fios vão precisar ainda mais de cuidados.

Por isso, procure produtos adequados para essa necessidade. Existem diversas opções de shampoo e condicionadores que ajudam a manter a cor dos fios. Principalmente as que tem a finalidade de tirar o aspecto amarelado dele.

A hidratação em casa também é importante. Sendo assim, invista em cremes com óleos específicos para tratar pontas duplas, fios opacos, quebra ou queda dos fios. Mas não deixe de ir a um salão para hidratação ainda mais profunda no cabelo.

Conclusão

Como vimos, são diversos os tipos de luzes no cabelo e seus resultados. Como cada procedimento é feito de maneira diferente, é importante conhecer os cuidados antes de escolher. 

Por isso, se você está sentindo que quer uma mudança no visual, anote todas as informações que demos acima e veja qual é a mais adequada para você.

tipos de luzes no cabelo