Visagismo na maquiagem: o que é e como aplicá-la no dia a dia

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar que a maquiagem tem o poder de transformar e valorizar a beleza da mulher, não é mesmo? E isso é por meio do visagismo na maquiagem.

Para saber mais, leia este artigo até o final e descubra o que é o visagismo na maquiagem e como aplicá-lo no dia a dia.

O que é visagismo?

De modo geral, o visagismo é o conjunto de técnicas pensadas para valorizar a beleza do rosto, respeitando as peculiaridades de cada pessoa.

Sendo assim, o visagismo analisa todos os detalhes e características físicas, tal como as preferências e as características psicológicas, a fim de criar uma imagem muito mais harmoniosa.

De modo geral, o visagismo avalia a maquiagem, estilos de cabelo, incluindo coloração e cortes, design de sobrancelhas e até mesmo acessórios que ficam ao redor do rosto, como brincos e óculos.

Como utilizar o visagismo na maquiagem

Sabendo que é o visagismo, vamos falar sobre como aplicá-lo na maquiagem.

Na área da beleza, o visagismo na maquiagem começou a ser aplicado somente no final do século XX, quando Philip Hallawell publicou um livro associando a linguagem visual com a construção de arquétipos.

Além dos arquétipos, o visagismo na maquiagem também trabalha a valorização da beleza de cada temperamento e personalidade feminina, ressaltando as características desejadas.

Em cada temperamento e personalidade, existem traços de beleza característicos, sendo eles:

  • Sanguíneo: tem como principais características a alegria e o entusiasmo, sendo pessoas criativas e vibrantes;
  • Melancólico: tem como características a elegância, sofisticação e charme.
  • Colérico: tem como principal característica as atitudes fortes, liderança, foco e coragem;
  • Fleumático: tem como principais características a serenidade, diplomacia e natureza muito amigável.

Perceba que em cada um dos temperamentos, é possível destacar pontos e deixá-los mais evidentes, transparecendo o que a pessoa deseja utilizando técnicas de maquiagem.

Dicas para aplicar o visagismo na maquiagem

Utilizar o visagismo na maquiagem não é tão complexo quanto se imagina. Basta observar quais são os seus pontos fortes, formato de rosto e pensar no que você deseja realçar.

Além disso, vamos utilizar as cores que mais realçam e iluminam o seu tom de pele, para assim aplicar as técnicas em si.

Assim, uma das técnicas que podem ser utilizadas aplicando o visagismo na maquiagem são os contornos no rosto, que podem criar novas simetrias a partir do jogo de luz e sombra.

Com os contornos, é possível deixar os lábios maiores, o rosto e o nariz mais fino, tal como trabalhar a testa e o queixo.

O ideal é utilizar um contorno que tenha o tom certo e que seja equilibrado, e ao esfumar, ele se funda com o tom da sua pele e crie o efeito desejado.

Outra técnica que pode ser utilizada no dia a dia é o de pele iluminada, que traz um ar mais elegante e bonito para a maquiagem.

Claro, para fazer uma pele iluminada, é necessário trabalhar bem a preparação da pele, e se possível, optar por produtos com acabamento aveludado e mais leves, deixando a pele com o aspecto mais natural.

Em uma maquiagem iluminada, também são utilizados blushes em tons rosados, sombras cintilantes e iluminadores nos pontos altos do rosto.

Conclusão 

O mais importante do visagismo na maquiagem é compreender o que você deseja transmitir por meio da maquiagem e como valorizar a sua beleza em conjunto com o cabelo e com as roupas.

E claro, não podemos deixar de lembrar que a maquiagem é prática e descoberta diária, e que aos poucos, vamos compreendendo quais as técnicas e tons mais adequados para nós.

Post anterior: Maquiagem anos 60: tendências e dicas para fazer em casa

você pode gostar também