Como aumentar a produção de leite materno: 4 dicas

Saber como aumentar a produção de leite materno é uma preocupação de muitas mães. Pois, muitas gestantes acabam produzindo pouco leite por diferentes motivos. 

É importante destacar também que a produção do leite pode variar muito de mulher para mulher. O que significa que algumas mães vão produzir naturalmente menos leite materno do que outras.

Porém, o que fazer quando o leite começa a se tornar escasso e o bebê ainda não pode ser desmamado? A boa notícia é que existem algumas dicas fáceis que você pode fazer para aumentar o seu leite.

Mas, não se esqueça: essas informações não substituem a orientação do seu médico. Procure seu ginecologista ou obstetra e se informe melhor.

1. Como aumentar a produção de leite através da alimentação

Existem alguns alimentos que estimulam a produção do leite materno. Portanto, você pode aumentar o seu leite consumindo alguns deles, por exemplo:

  • Gengibre;
  • Alho;
  • Aveia;
  • Bebidas feitas a partir de cereais;
  • Feno-grego;
  • Spirulina.

Para consumir, você pode adicionar esses ingredientes na sua alimentação diária. Entretanto, Se isso for difícil para você, também é possível optar pela suplementação.

Mas, antes de suplementar, o ideal é que você consulte seu médico e peça orientação. Agora, a amamentação também é um período que exige cuidados especiais, assim como a gestação.

2. Como aumentar a produção de leite através da própria amamentação do bebê

A falta de estímulo é um dos principais motivos para que a produção de leite materno diminua. Então, para evitar esse problema, o ideal é que você deixe o bebê mamar sempre que ele sentir fome.

Lembre-se que o leite materno é produzido conforme as necessidades da criança. Logo, a sucção do bebê faz com que o organismo materno secrete hormônios que estimulam essa produção.

Em outras palavras, amamentar o bebê é fundamental para produzir leite em boa quantidade até o final do período da lactação. Com isso, evite deixar de dar de mamar a criança. 

Importante: este artigo visa aproximar o conhecimento médico-científico do público. Para se informar melhor, procure seu médico ginecologista ou obstetra e peça orientação. 

3. Tente descansar sempre que possível

É difícil para a mãe de um bebê encontrar muitos momentos de descanso. Afinal, a criança não tem hora para ter suas necessidades atendidas. Além do fato de que a mãe também possui outras tarefas consigo mesma e sua família.

Contudo, a ansiedade, o estresse e o cansaço afetam a produção do leite materno. Portanto, aproveite para descansar e relaxar sempre que você tiver uma oportunidade.

Outra dica importante sobre como aumentar a produção de leite é buscar ficar calma no dia à dia e amamentar o seu bebê em um local tranquilo. Pois isso vai ajudar a diminuir o estresse e favorecer o aumento na produção do leite materno.

4. Como aumentar a produção de leite: hidratação e alimentação

A alimentação adequada e a hidratação da mãe também é importante para a produção do leite. Então, não se esqueça de beber água para ficar bem hidratada. E busque ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e nas quantidades adequadas.

Para isso, procure fazer as suas refeições em horários regulares e evite alimentos industrializados. Outro ponto importante é garantir uma boa variedade de frutas, legumes e verduras.

Já para garantir a boa hidratação o segredo é manter uma garrafinha de água sempre com você. Assim você não vai esquecer de tomar água onde quer que esteja.

Dicas finais

Saiba também que quanto mais a mama se esvaziar, maior será a produção do leite em seguida. Por que, o organismo precisa repor todo o leite que foi consumido pelo bebê na mamada.

Com isso, procure deixar o seu bebê mamar até o final sempre. O que vai garantir não apenas na maior produção de leite, mas a maior saciedade do bebê.

Lembre-se que as informações desse artigo não substituem a orientação médica. Então, procure seu ginecologista ou obstetra e se informe melhor sobre como aumentar a produção de leite. Dúvidas? Comente!

Post anterior: Frenulectomia lingual – o que é, como funciona e quando fazer

você pode gostar também