Como ter mais tempo para brincar com meu filho?

Embora trabalhar seja importante, reservar um tempo para brincar com o seu filho é fundamental

Hoje em dia as coisas não estão fáceis, não é mesmo? Mais do que nunca precisamos trabalhar bastante para proporcionar um futuro melhor para os nossos filhos. No entanto, não podemos esquecer que o agora também é importante.

Por isso, desativar o modo automático que ligamos para cumprir as tarefas diárias e ativar o modo brincar para se divertir com os pequenos é fundamental. Mas, como fazer isso? Embora a rotina seja complicada devido às diversas obrigações, existem formas de conciliar o trabalho com o tempo dedicado às crianças.

Para ajudar você a encontrar esse ponto de equilíbrio, neste artigo, reunimos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Acompanhe a leitura!

Tenha um compromisso com os seus filhos 

Quando encaramos as coisas importantes da vida com muita disciplina, normalmente conseguimos priorizar o que deve ser feito. Nesse sentido, uma forma de ter mais tempo para brincar com seus filhos é encarar isso como um compromisso.

Mesmo que você não tenha muitas horas, alguns minutos são suficientes para brincar. No entanto, se possível, escolha um momento em que você não esteja muito cansado ou com fome, pois isso pode deixar você nervoso e ansioso para descansar, resultando em um tempo de pouca qualidade com os pequenos.

Desconecte-se do mundo virtual

Desligar o celular durante algumas horas faz bem para a saúde mental e também para o seu tempo com as crianças. Afinal, elas não precisam disputar a sua atenção com as notificações e as ligações que chegam a todo momento.

Lembre-se que seus filhos são bens mais preciosos do que uma chamada de WhatsApp, o futebol ou a novela que está passando na TV, um direct no Instagram ou até mesmo os e-mails de trabalho.

Brinque com as crianças ao ar livre

Muitos fatores na nossa rotina fazem com que nossos filhos fiquem presos dentro de casa. Seja a falta de opções de lazer, a insegurança das grandes cidades ou, ainda, a presença da tecnologia.

Diante disso, você deve valorizar ainda mais quando conseguir um tempo para brincar com seu filho. Esqueça o videogame e programas infantis do YouTube, procure brincar com ele ao ar livre.

Pegar sol, ter contato com a natureza é importante por uma série de fatores, principalmente porque o corpo do pequeno precisa absorver vitamina D, fator vital para fortalecer o organismo e prevenir doenças.

Uma simples brincadeira na pracinha ou no playground do condomínio já é suficiente para você estimular a saúde do seu filho e, ao mesmo tempo, passar um tempo de qualidade ao lado dele.

Converse com os pequenos após o trabalho

É comum e perfeitamente compreensível os pais chegarem do trabalho, tomar um banho, se jogarem no sofá, comer algo e ligar a TV. No entanto, após o trabalho, pode ser o momento perfeito para fortalecer a convivência e ouvir os filhos sobre as suas experiências na escola, no futebol, no balé, entre outras coisas. 

Esteja pronto para ouvir os pequenos em tudo e tenha paciência para aconselhá-los ou vibrar por eles. Mostre sempre interesse nos assuntos que seu filho expor.

Reserve um dia para a família

Por fim, uma boa dica é reservar um dia da semana para fazer atividades em família, como, por exemplo: ir ao parque, ao cinema ou visitar algum ponto turístico interessante da cidade. Nesse dia, o importante é colocar o seu filho como prioridade total. Ou seja, nada de tratar de qualquer outro assunto, enquanto estiver se divertindo com ele.

brincar com meu filho