Diarreia na gravidez prejudica o bebe?

Será que a diarreia na gravidez prejudica o bebe? E será que é normal ter diarreia durante a gestação? Se você tem essas e outras dúvidas, não deixe de ver esse artigo até o final.

A gestação é um período diferente na vida de qualquer mulher. É um dos momentos mais lindos, mas também um dos que mais desperta dúvidas.

Afinal, o corpo da mulher muda para acomodar uma nova vida. Portanto, durante os nove meses de gravidez é preciso ter uma série de cuidados extras. Além de algumas proibições alimentares e atenção redobrada com a saúde.

Pensando nisso, hoje vamos tratar de uns temas que mais despertam dúvidas nas grávidas: vamos conferir se diarreia na gravidez prejudica o bebe.

Importante: esse artigo não substitui a orientação do seu médico. Procure seu ginecologista ou obstetra e se informe melhor.

Então, a diarreia na gravidez prejudica o bebe?

A diarreia na gestação não prejudica o bebê diretamente. No entanto, quando a diarreia se manifesta por muitos dias consecutivos, pode levar a desidratação e perda de nutrientes.

E a desidratação da mãe, bem como a perda de nutrientes essenciais, prejudica tanto a mulher quanto o bebê. Então, a diarreia pode prejudicar o desenvolvimento do bebê a longo prazo.

Lembre-se que a principal característica da diarreia é a evacuação líquida frequente. Normalmente, ocorrem mais de três evacuações diárias.

Portanto, caso você evacue uma ou duas vezes por dia com fezes um pouco mais molinhas, isso não significa que seja diarreia.

Ter diarreia na gestação é normal? E por que isso acontece?

Ter diarreia é uma ocorrência comum durante a gravidez. Em alguns casos, o problema pode persistir durante toda a gestação. Portanto, requer acompanhamento médico bem de perto.

Isso acontece porque são vários os motivos que podem levar o surgimento da diarreia na gravidez, como segue:

  • A mudança hormonal da mulher pode afetar o funcionamento do sistema gastrointestinal;
  • O aumento do consumo de produtos lácteos na gestação pode levar o surgimento da intolerância à lactose que provoca diarreia;
  • A mulher pode ter má digestão de alguns alimentos e esse problema causar a diarreia;
  • O uso de medicamentos, suplementos alimentares e outros produtos similares também pode ocasionar diarreia, em alguns casos;
  • A ocorrência de doença, infecções ou viroses também pode provocar diarreia nesse período.

As melhores formas de prevenir a diarreia na gravidez é ter uma alimentação saudável e boas práticas de higiene. Uma informação importante. Principalmente, depois que você descobre que a diarreia na gravidez prejudica o bebe, se for persistente.

O que fazer quando a diarreia na gravidez prejudica o bebe?

Importante: esse artigo tem finalidade meramente informativa. Procure seu ginecologista ou obstetra e se informe melhor. 

Para melhorar a diarreia evite comer alimentos gordurosos, como frituras, beba bastante água e evite alimentos crus. Além disso, sempre lave todos os alimentos antes de consumir. E mantenha bons hábitos de higiene.

Mas, caso a diarreia não melhore em 3 dias procure seu médico paga uma consulta e avaliação. Porém, se a diarreia vier acompanhada de outros sintomas, como vômito, febre e enjoo, procure um médico imediatamente.

Porque, quando a diarreia suja acompanhada desses sintomas pode ser sinal de uma intoxicação alimentar. E a melhor forma de proteger você e o seu bebê é recebendo o tratamento médico adequado.

Dicas finais

Não tome nenhum medicamento, mesmo chás ou ervas naturais, sem recomendação médica. Lembre-se que a automedicação é perigosa, principalmente na gestação.

A melhor forma de tratar a diarreia é através da realização do tratamento que seu médico prescrever. Então, só use remédios caseiros com acompanhamento médico.

Agora você já sabe se a diarreia na gravidez prejudica o bebe. No entanto, não se esqueça: procure seu ginecologista obstetra e se informe melhor. Essas informações não substituem a orientação médica. Dúvidas? Comente!

Post anterior: Etip preenchimento – saiba o que é e por que acontece

você pode gostar também