Atividades entre pais e filhos que melhoram a saúde mental das crianças

As atividades entre pais e filhos ajudam a melhorar a saúde mental das crianças e ainda cria uma conexão entre a família.

Com a fase escolar da criança que começa mais ou menos aos cinco ou seis, muitas mudanças podem acontecer, principalmente, entre a relação com os pais.

É nessa fase que as crianças lidam com fortes emoções e de variadas intensidades, como por exemplo, precisam se adaptar aos sentimentos de frustração.

Os pais por sua vez, têm um importante papel, precisam estar atentos aos sinais da criança acerca de sua saúde mental.

Para que essa observação da criança ocorra, é preciso passar um tempo com o seu filho, ouvindo suas opiniões sobre diversos temas e passando momentos de atividades com eles.

Portanto, se você quer ideias para passar momentos com seu pequeno, não deixe de conferir as atividades entre pais e filhos que melhoram a saúde mental das crianças.

Leia um livro ou assista um filme com a criança

Uma das atividades entre pais e filhos que ajudam na saúde mental é a leitura de um livro em conjunto.

Essa atividade pode ser feita com um tema que os pais queiram falar como bullying, ou por curiosidade das crianças, como por exemplo, como nascem os bebês.

Os filmes também servem de incentivo para conversas mais difíceis e constrangedoras, sendo outra importante ferramenta para usar com os pequenos.

Realize uma atividade artesanal com seu filho

Outra ideia criativa para fazer com seu filho são as atividades artesanais, além de trabalhar aspectos como criatividade e imaginação, esse estilo de atividade aproxima as pessoas.

A dica é usar a atividade para realização de um projeto, onde serão usados materiais e ferramentas de uma maneira prática para chegar em um resultado que gere bem-estar.

Aqui poderão ser investidas ideias criativas como criação de um brinquedo artesanal, jogos e até projetos grandes como uma casa na árvore.

Ajude nas atividades e tarefas escolares

Além de participar ativamente da vida escolar do seu filho, participando de reuniões e conversas com os professores, os pais podem ajudar nas atividades e tarefas escolares.

Mostrar interesse acerca dos assuntos que ele está aprendendo, andamento de projetos escolares e realização de tarefas contribui para a saúde mental do pequeno.

Consequentemente, ele se sentirá mais seguro para enfrentar desafios, pois saberá que se precisar de ajuda, ele terá em casa com seus pais.

Essa também é uma forma de observar dificuldades, detectando problemas que possam prejudicar a saúde mental da criança.

Ouçam e conversem com seu filho sem julgamentos

É importante que os pais ouçam e conversem com seu filho sem julgamento, mostrando interesse por ele e seus projetos pessoais.

Uma dica para conversar com as crianças pequenas é utilizando o método de brincar com seu filho, uma forma simples e que fortalece as relações.

Tire um tempo do seu dia para perguntar como foi o dia da criança, o que ele fez e acolha as emoções, afinal, os pais são o berço de acolhimento da criança.

você pode gostar também