Atividades Montessori: 3 dicas para aplicar em casa

As atividades Montessori ou pedagogia Montessori respondem à necessidade vital que nossos filhos têm de aprender, descobrir e, acima de tudo, fazer por si mesmos. Estimula a autonomia, a realização individual e a autoconfiança.

Todas as atividades são, portanto, projetadas para que as crianças possam praticá-las livremente, sozinhas, no seu próprio ritmo, quando sentirem necessidade, respeitando o ambiente e os outros. A casa é, portanto, um lugar perfeito para a experimentação… As atividades Montessori evoluem de acordo com o desenvolvimento da criança e suas aptidões.

Dá-se um grande lugar às atividades da “vida prática”: deitar-se e levantar da cama, lavar as mãos, arrumar as coisas, varrer, enxugar, lavar ou dobrar roupas, pôr a mesa ou arrumar a louça, abotoar roupas, despejar água no copo, pentear…

A ideia é colocar o mundo ao alcance das crianças para promover sua autonomia e ajudá-las a fazer as coisas sozinhas.

Outras atividades Montessori estão relacionadas à vida sensorial, como classificar objetos por cor, reconhecer materiais, sabores, cheiros ou sons…

Por fim, há também atividades que permitem o desenvolvimento da linguagem, matemática, história, geografia, ingresso na leitura e escrita , música e artes plásticas . A própria natureza é uma fonte infinita de aprendizado: cuidar de flores, plantar sementes, observar insetos, por exemplo.

De fato, seja qual for o campo, o importante é que o aprendizado sempre passe pelo concreto: o material não precisa ser carimbado Montessori, mas deve permitir que a criança aprenda os conceitos com seus 5 sentidos experimentando.

ATIVIDADES MONTESSORI EM CASA, É POSSÍVEL!

Mesmo que a pedagogia montessoriana seja baseada em material específico, ao contrário da crença popular, não é preciso investir nesse material – muitas vezes caro – para se inspirar nele. Com ideias, um pouco de criatividade e sobretudo muita vontade, são mil atividades para praticar em casa, podendo até inventar infinitas!

A prova, aqui estão alguns fáceis de configurar, do dia a dia e sem equipamentos especiais.  O objetivo? Faça nossos filhos quererem aprender, mostre que confiamos neles e divirtam-se juntos! Conheça agora 4 dicas de atividades Montessori que você pode realizar em casa com seus filhos!

Atividade Montessori 1: lavar a roupa

Pegue a roupa de um bebê e prepare duas bacias em uma pequena mesa. Encha o primeiro com água morna e detergente até três quartos e o segundo com água limpa e morna para enxaguar.

Em seguida, reserve um tempo para realizar cada ação: mergulhamos na bacia de detergente, esfregamos, enxaguamos na bacia com água limpa, torcemos e penduramos em um fio com prendedores de roupa para secá-la.

Atividade Montessori 2: brincamos para analisar sons

Reunimos sobre a mesa cerca de dez pequenos objetos, figuras de animais, por exemplo. Observamos e nomeamos cada objeto juntos, pronunciando bem seu nome.

A criança é então solicitada a encontrar aquele cujo som começa, por exemplo, com “ser”, tendo o cuidado de repetir o som duas vezes. Assim sucessivamente para todas as partes.

Atividade Montessori 3: abrir e fechar cadeados

Coloque três cadeados de diferentes formas e tamanhos em uma cesta com suas chaves. Antes de iniciar a atividade, reserve um tempo para nomear o equipamento que seu filho tem à sua frente e pergunte se ele sabe como usá-lo.

Em seguida, explique a ele o objetivo do jogo, ou seja: encontre a chave que corresponde a cada cadeado para abri-lo. Mostre-lhe uma vez como fazê-lo com gestos lentos e silenciosos. Então deixe-o explorar o quanto quiser. É à força de repetir a operação que ele ganhará em concentração, agilidade e autoconfiança. 

Atividade Montessori 4: Selecionando Sementes

Pegamos uma bandeja com 4 xícaras. Escolhemos 3 tipos de sementes: grão de bico, lentilha, feijão seco, que despejamos em uma tigela.

Cabe a ele separar as sementes e distribuí-las entre os três recipientes vazios. Podemos piorá-lo com uma venda nos olhos dele. Isso permitirá que ele trabalhe a sensação na ponta dos dedos. Além disso, é divertido!

Post anterior: Aluguel de brinquedos: como empreender nesse nicho

você pode gostar também