Como saber se estou com a carteira suspensa? Descubra de vez!

A suspensão e a cassação da Carteira Nacional de Habilitação são as duas penalizações mais severas impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro aos motoristas. Por meio dessas penalidades, o condutor pode ser proibido de conduzir veículo automotor por um tempo determinado. Mas afinal, como saber se estou com a carteira suspensa?

Por se tratar de uma das penalizações mais severas que um condutor pode receber, muitas pessoas acreditam que é quase impossível ter a carteira suspensa. Mas, infelizmente, a suspensão ou até mesmo a cassação da carteira é mais comum do que muitos imaginam. Somente no estado de Mato Grosso, por exemplo, foram mais de cinco mil suspensões.

Todos os anos milhares de motoristas têm as suas CNHs cassadas e os seus veículos apreendidos por terem sido flagrados dirigindo com a CNH suspensa. Muitos deles nem sabiam da suspensão. Mas como saber se estou com a carteira suspensa? Preparamos um artigo sobre o tema. Continue a leitura.

Como saber se estou com a carteira suspensa: por que conferir?

O que os olhos não veem o coração não sente, não é? Quando se trata da situação de um veículo ou de uma CNH, esse ditado não poderia estar mais errado! Quanto mais informações o motorista tiver sobre a sua CNH e a sua pontuação, mais cuidadoso ele se torna e evita chegar ao ponto de ter a sua habilitação suspensa ou até mesmo cassada.

Ao procurar se manter informado sobre a sua situação, o motorista que estiver com uma quantidade grande de pontos acumulados procurará ser mais cuidadoso no trânsito para que assim ele não acabe infringindo nenhuma regra e, por consequência, acabe tendo a sua CNH suspensa.

E caso o condutor já tenha tido a sua habilitação suspensa, ao conferir a sua situação junto ao Detran, ele evitará cometer uma infração gravíssima, que é conduzir veículo automotor com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. O motorista que for flagrado nessa situação terá a sua habilitação cassada, o veículo apreendido e ainda terá de pagar uma multa de R$880,00.

Como conferir se estou com a carteira suspensa?

Na maioria dos casos, o condutor recebe em casa uma notificação informando sobre a suspensão, multas e o prazo para entrar com o recurso. Porém, é possível que o motorista acabe não recebendo a notificação por alguma razão. Por esse e outros motivos é importante manter os dados do motorista sempre atualizados.

Nos casos em que o motorista não recebe a notificação em casa, ainda é possível verificar se a carteira está suspensa e várias outras informações importantes como autuações recebidas, multas, validade da CNH e outras.

Um dos jeitos mais fáceis de verificar se a carteira de habilitação está suspensa é através do site do Departamento de Trânsito, o Detran, de seu estado. Para realizar a verificação, o motorista deverá acessar o site em que a sua CNH foi registrada, acessar a sua conta pessoal, colocar a sua senha de cadastro e o seu CPF.

Em seguida, o condutor deverá clicar na opção “CNH-Habilitação”, que está localizada na aba “Serviços”. Logo em seguida aparecerá na tela se a CNH foi suspensa, a pontuação da carteira e se há alguma notificação.

Outra opção muito fácil, prática e segura de conferir se a CNH foi suspensa é através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para download para Android e iPhone. Basta entrar no aplicativo, colocar a senha e depois clicar em “Habilitação” e, logo em seguida, em “Histórico da CNH”. Todas as informações referentes à CNH aparecerão na tela do celular.

O que fazer se a minha CNH for suspensa?

O condutor que teve a sua carteira de habilitação suspensa tem duas opções: aceitar a penalidade ou entrar com um recurso. Caso ele escolha a primeira opção, o motorista deverá ir até o Detran de seu município e entregar a sua CNH lá, onde será aplicada a penalidade de suspensão.

 Após o fim do prazo de suspensão, o motorista deverá procurar novamente o Detran, fazer o curso de reciclagem, frequentar as aulas teóricas e, ao final das aulas, ele deverá fazer uma prova teórica e ser aprovado com, no mínimo, 70% de acertos.

Há também a segunda opção, que é o recurso, um processo bem parecido com o de recurso de multas. Caso o motorista escolha essa opção, ele terá três chances de recorrer: Defesa Prévia, Recurso em Primeira Instância e Recurso em Segunda Instância. Assim como no recurso de multas, ele terá que se atentar ao prazo e fundamentar muito bem a sua defesa.

É recomendado também contratar um profissional especializado em Direito de Trânsito. É possível ter o recurso deferido sem a contratação de um profissional, mas contar com a ajuda de alguém que conheça como funciona esses recursos e sabe elaborar os argumentos para a sua defesa de forma clara, objetiva e dentro da lei faz toda a diferença.Gostou do artigo? Tem dúvidas sobre como saber se a sua carteira foi suspensa, recurso de multas, dicas de trânsito e outros assuntos? Então não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog!

Como saber se estou com a carteira suspensa