Como saber se o homem é estéril

Uma das dúvidas recorrentes em nosso blog é “como saber se um homem é estéril”.

Por isso, neste artigo nós trouxemos todas as respostas para as suas perguntas. Siga abaixo para conferir as informações sobre a esterilidade do homem!

Inicialmente, a infertilidade é um diagnóstico para o casal, pois afinal são duas pessoas tentando engravidar juntas.

Na definição médica, considera-se apenas um casal infértil após 1 ano de tentativa de engravidar, ou seja, ter relações sexuais sem nenhum método contraceptivo, pelo menos 2 vezes por semana.

É a definição oficial, mas é claro que sabemos que se você está tentando engravidar há 2 ou 3 meses e não teve sucesso, a ansiedade começa.

Isso é natural, mas é importante saber que as chances de engravidar naturalmente após vários meses de tentativas mal sucedidas continuam altas.

Mas após um ano de tentativas sem sucesso, as chances de engravidar naturalmente são muito menores.

De qualquer forma, quando o casal está tendo problemas para começar a conceber, devemos investigar tanto homens quanto mulheres.

Cerca de um terço dos casos se deve a fatores femininos (como endometriose, ovários policísticos ou outras alterações), enquanto outro terço se deve a fatores masculinos, que são a infertilidade masculina.

Além disso, em outros casos, 20% dos homens e mulheres mudaram e 10% dos motivos eram desconhecidos.

Alguns dados históricos sobre o casal podem fornecer pistas sobre a origem do problema, por exemplo, se a mulher teve filhos em um relacionamento anterior, estes podem ser sinais de infertilidade masculina e vice-versa.

Mas é claro que isso vai mudar com o tempo. Portanto, essas pistas não garantem um diagnóstico.

Acompanhe a seguir mais informações relacionadas a como saber se o homem é estéril!

Esterilidade x Infertilidade?

às vezes recebemos essa pergunta de um homem: como saber se sou infértil? De fato, quando uma pessoa não pode conceber, dizemos que ela é infértil.

Então, por definição, uma pessoa infértil não pode ter filhos, pelo menos na era médica atual.

No entanto, um homem diagnosticado com infertilidade pode ter mais dificuldade em engravidar sua parceira, e isso pode ser alcançado com a ajuda de métodos atuais de diagnóstico e tratamento medicamente avançados.

E, a propósito, a maioria dos homens inférteis tem mais dificuldade em engravidar sua parceira.

A importante ressaltar que em muitos casos a esterilidade é a consequência final da infertilidade.

Como é o tratamento em casos de infertilidade masculina?

O tratamento para a infertilidade masculina varia de acordo com a causa. Veja abaixo alguns fatores que podem influenciar positivamente o caso da infertilidade.

1. Mudança de hábitos: Em geral, as modificações no estilo de vida ajudam a melhorar a qualidade do esperma em todos os pacientes, estes como: uma dieta saudável, manter um peso adequado, praticar atividade física regular, dormir o suficiente, evitar álcool e fumo e outras drogas.

Alguns suplementos alimentares também podem fornecer ajuda geral, como zinco, coenzima Q 10, maca peruana, selênio e muito mais.

2. Acompanhamento personalizado: No entanto, além dessas orientações gerais, é essencial o tratamento individualizado de pacientes com sintomas de infertilidade masculina.

Dependendo do resultado do teste, pode ser indicada a estimulação hormonal com clomifeno ou gonadotrofina, por exemplo.

Entretanto, as indicações para esses medicamentos dependem se o médico analisa os resultados de exames de sangue hormonais, como LH e FSH.

3. Reprodução assistida: Se a gravidez natural não for possível mesmo com todas as medidas otimizadas, pode-se usar métodos de reprodução assistida, caso em que é usado uma tecnologia médica para conseguir a gravidez.

Não esqueça de curtir e compartilhar este conteúdo com mais pessoas que desejam saber mais a respeito do assunto. Até a próxima!

Post anterior: Colchão emma é bom: Descubra agora

como saber se o homem é estéril