O que é bom usar para queimadura de sol?

Em dúvida sobre o que é bom usar para queimadura de sol? Então, acompanhe este artigo e aproveite as nossas dicas para tirar as suas dúvidas.

As queimaduras de sol são muito comuns durante o verão. Afinal, a intensidade dos raios ultravioletas é muito maior nessa época do ano.

E essas queimaduras provocam vermelhidão e muita dor. Além disso, provocam descamação na pele. É importante tratá-las 

de forma adequada para que sejam curadas logo.

Importante: essas informações não substituem a orientação médica. Se você tiver queimaduras de sol procure um dermatologista e evite a automedicação. 

1. O que é bom usar para queimadura de sol: calamina

A calamina pode ser encontrada nos formatos de spray, cremes e loções. Trata-se de um composto feito principalmente a base de óxido de zinco.

Sua principal utilidade é diminuir o volume de coceiras que essas queimaduras costumam provocar. Com isso, a calamina ajuda a reduzir de forma significativa desconforto.

Além disso, essa tipo de produto também costuma conter substâncias analgésicas e também antialérgicos. Portanto, auxilia na redução do ardor e também da irritação na região das queimaduras.

Caladryl e soladril são dois produtos à base de calamina fáceis de encontrar em qualquer farmácia.

2. O que é bom usar para queimadura de sol: banho frio e hidratação

Os banhos frios e a hidratação trazem vários benefícios para a cicatrização das queimaduras de sol, incluindo: 

  • Diminui as dores de forma considerável;
  • Ameniza a sensação de calor no local da queimadura;
  • Ajuda a evitar que a pele descame;
  • Deixa a região da ferida mais fresca.

Os banhos frios devem ser tomados apenas com água, sem sabonete. Pois, uso de sabonete pode provocar o ressecamento da pele e até mesmo agredir o local da queimadura.

Já a hidratação da pele deve ser feita através de creme hidratantes. Para isso, faça aplicação em toda a região da queimadura algumas vezes durante o dia.

Não esqueça: se você tiver queimadura de sol, procure um médico dermatologista para maiores informações. Esse artigo não substitui a orientação médica.

3. Aplique Dexpantenol

O Dexpantenol é uma substância que possui propriedades hidratantes e nutritivas. Portanto, é indicada para aplicar em queimaduras solares. Desde que não haja a formação de bolhas nessas queimaduras.

É muito fácil encontrar essa substância à venda em farmácias, tanto no formato líquido quanto em creme. Pois, ela está presente em opções como Bepantol e o Bepantol Baby.

Sim, o Dexpantenol é a mesma substância presente em algumas pomadas e cremes para assadura. Então, o Dexpantenol é uma ótima alternativa para quem pergunta o que é bom usar para queimadura de sol .

Já a aplicação deve ser feita uma a três vezes durante o dia. Ou seguindo orientação médica, se for o caso.

4. O que é bom usar para queimadura de sol: compressa de água fria e camomila

Fazer compressas de água fria é uma boa escolha para quem tem queimadura de sol. Já que como mencionamos, a água fria ajuda a amenizar a dor e baixar a temperatura das queimaduras.

Portanto, você pode fazer esse procedimento várias vezes por dia. Além disso, você também pode utilizar chá camomila  para lavar as queimaduras.

Pois, a camomila é uma planta que ajuda no processo de cicatrização e também possui propriedades calmantes. Com isso, ajuda muito a diminuir o incômodo que as queimaduras causam.

Concluindo

Há várias opções para amenizar a dor da queimadura de sol. Além de diminuir a dor, a irritação e o desconforto dessas feridas.

Contudo, se as suas queimaduras forem mais graves, o recomendado é procurar um médico. Por exemplo, quando há formação de bolhas ou sangramento.

Lembre-se que o objetivo desse artigo é informar o leitor. Portanto, não substitui o diagnóstico e a orientação médica. Procure um dermatologista para se informar melhor.

Agora você já sabe o que é bom usar para queimadura de sol. Dúvidas? Aproveite e deixe seu comentário!

Post anterior: Mesoterapia capilar para calvície: como funciona e quando fazer?

o que é bom usar para queimadura de sol