Mamas densas e o grande risco que ela provoca à saúde feminina

Existem diversos exames que o público feminino precisa ficar atento aos resultados para evitar problemas maiores no futuro, esse é o caso das mamas densas.

Você fez uma mamografia e no resultado tinha escrito que possui mamas densas, mas raramente sabemos o que significa os termos e conceitos médicos. Antes de tirar qualquer conclusão, o ideal é descobrir o que significa esse termo.

Uma mama densa quer dizer que possui uma enorme quantidade de tecido chamado tecido glandular. Explicando de outra forma, os tecidos da mama são compostos das glândulas mamárias, ductos de leite, tecido adiposo (não denso) e tecido de suporte.

O exame de mamografia identifica a gordura mamária como uma mancha mais escura e o tecido de suporte e adiposo como uma mancha branca. Entretanto, nas mamas densas, predominam as manchas brancas por conta do excesso de tecido.

Essa predominância dificulta a identificação de lesões, tumores e outros problemas que apareceriam na mesma cor no exame.

Conheça os malefícios e as causas das mamas densas

Por ser difícil a visualização de possíveis problemas, as mamas densas são causa de muita preocupação entre o médico e o paciente, pois a mamografia é um dos principais exames para mulheres após os 40 anos, que o realizam anualmente.

Essa difícil visualização pode ocultar tumores, nódulos e até um câncer de mama. Por esse motivo, os médicos quando identificam a mama densa, solicitam alguns outros exames para complementar e facilitar diagnósticos.

A ultrassonografia da mama é um forte aliado para este caso, mas o exame físico, apalpando a mama, apesar de parecer simples, também ajuda bastante nesse diagnóstico, sendo feito pelo próprio profissional.

Ainda não se sabe o que causa esse excesso de tecido glandular, mas a medicina acredita que existe um grupo que possui mais probabilidade em ter a mama densa:

  • Jovens: Mulheres nessa faixa etária apresentam uma maior redução de densidade da mama.
  • Mulheres que possuem IMC menor: as mulheres que possuem o Índice de Massa Corporal (IMC) menor (menos gordura no corpo) apresentaram mais propensão que as mulheres com um IMC maior.
  • Reposição hormonal: na fase da menopausa, muitas mulheres precisam de terapia para repor hormônio e essas apresentam maior propensão a ter mama densa.

Como fazer o diagnóstico do problema

A ultrassonografia ou ecografia mamária, como falado anteriormente, é uma grande ajuda para identificar problemas em mulheres que possuem esse tipo de mama. A palpação feito pelo profissional também, pois a mama possui uma consistência mais firme ao toque.

Um outro exame muito importante e específico para mulheres que possuem mama densa é a Invenia ABUS. Esse exame funciona de forma parecia com a ecografia da mama, mas a sua visualização é tridimensional (em 3D).

Ao visualizar a mama dessa forma, as chances de problemas sérios serem diagnósticos aumentam bastante, auxiliando o médico a tomar medidas preventivas e aplicar um tratamento para minimizar e até anular danos provenientes dessas doenças.

Fique de olho na sua saúde e previna-se!

O corpo feminino precisa de bastante atenção, devido a doenças que agem silenciosamente e causam danos sérios ao corpo e a autoestima da mulher. Caso você possua mama densa, não deixe de ir ao seu médico.

Faça os exames regularmente e cuide-se bastante. É necessária uma atenção redobrada a sua saúde e com os exames em dia, o diagnóstico precoce e a solução para qualquer problema podem salvar vidas.

Caso você tenha 40 anos ou mais, faça a mamografia e outros exames periódicos, não deixe sua saúde em risco. E lembre-se: ter uma rotina de exercícios físicos e manter uma alimentação saudável e equilibrada fazem toda a diferença.

Se cuidar faz bem.

Post anterior: Comida para festa do pijama: o que devo servir para as crianças?

você pode gostar também