Setor nacional de embalagens é o maior parceiro do comércio eletrônico brasileiro

Com o avanço da digitalização da economia, o setor   de embalagens é o  maior parceiro do e-commerce brasileiro, fornecendo inovadoras soluções que atraem a atenção do cliente e também cuidam da natureza.

Muitos brasileiros já se esqueceram de como o comércio de bens e serviços operavam antes  da pandemia, oficialmente declarada mundialmente em março de 2020, ajudo um pouco relembrando fatos do comércio, antes desta época. Boa parte dos varejistas tipicamente de “rua”, embalavam encomendas de clientes com sacolinhas  plásticas. 

Sacola na mão de cliente, era um sinal de vendas em alta, comum observar  a cobertura jornalística  se referenciar sobre o  volume de vendas associando a imagem das pessoas  carregando sacolas pelas ruas de comércio e em shoppings.

Hoje esta tradicional referência fotográfica não faz mais  sentido, pois o número  de pessoas que estão recebendo  seus  itens discretamente  em casa ou no escritório em eficientes e recicláveis embalagens, cresce a passos largos. Em sua maioria, as embalagens  utilizadas pelas transportadoras nacionais são produzidas com papelão ondulado. E para escrever melhor essa redação, eu acabei pesquisando sobre o mercado  de embalagens recicláveis utilizados pelas transportadoras e como este setor impacta a economia e a sustentabilidade.

Minha pesquisa sobre embalagens recicláveis feitas de papelão e utilizadas pelas transportadora de veiculos, me direcionou para o sindicato nacional dos produtores (Empapel). E logo na primeira página do site desta organização setorial, existe um bom texto sobre o que significa este setor, e não encontrei palavras melhores para descrevê-lo, então segue o texto que encontrei lá, na íntegra:

“O papel faz parte da vida. Ele está nos aspectos mais singulares que envolvem o cotidiano e embala tudo o que é importante, com carinho e respeito pelo planeta. O papel é a alternativa sustentável para embalar qualquer coisa. Ele é reciclável e faz parte do meio ambiente. Sai da natureza e volta para ela.”

Empapel

Acabei me deparando também, durante a minha pesquisa  de conteúdo, com notícias e informações corporativas sobre o aquecimento do mercado no setor de  produção de papéis para o biênio 2020/2021, que indicam em sua maioria que o setor passa por  uma expansão de procura e de oferta. Mesmo não sendo nenhum especialista no assunto, acabei achando possível associar o incremento de demanda do  comércio eletrônico com a demanda de embalagens.

Para quem se interessar mais pelo assunto recomendo entrar em contato diretamente com a (Empapel), principalmente para aqueles que estão em procura de um emprego, é sempre bom observar  onde a economia está funcionando melhor para enviar o seu  currículo.

Para os empreendedores também está feito o alerta, o setor de embalagens bem como o de logística andam bem aquecidos e com tendência de alta, mesmo agora, em 2021, o comércio eletrônico ocupa ainda uma pequena parte do volume total de negócios feitos  no Brasil, o que significa um mercado  potencial, não explorado, muito grande.

O que me chamou mais a atenção é a mudança Brasília  no tipo da embalagem utilizada no comércio, se antes no varejo tradicional a maior  parte das embalagens oferecidas era de plástico, agora são todas de papelão, um material muito reciclável e amigo da natureza.

A indústria do papelão ondulado também desenvolve máquinas e equipamentos capazes de aumentar a eficiência de sua produção sempre de olho no interesse do cliente final. Algumas embalagens são produzidas para serem reaproveitadas como  brinquedos do tipo recorta e cola, ou como armazenagem permanente na casa das pessoas.  Apesar de sua característica reciclável, uma caixa de papelão pode durar muito, se  mantida permanentemente  seca e arejada.

Este material, o papelão ondulado, possui esta característica de ser  justamente, ondulado. Onde as camadas de papel formam uma coluna de ar interno, que  torna  a embalagem muito resistente à pressão, seja por manipulação ou armazenagem, protegendo de  forma eficiente os itens dentro das caixas.

As embalagens e  seus diferentes tipos estão muito integradas com o sistema de logística nacional e internacional e com as características operacionais das transportadoras de todo o mundo, o papelão ondulado não é apenas  relevante no comércio Brasileiro  é um item de uso intenso pelo mundo.

Muitos  fabricantes  de  caixas de papelão projetam seus produtos nas exatas necessidades e proporções das diferentes transportadoras, cada tipo de caminhão carrega um tipo específico  de embalagem,  e caminhões melhor ocupados, acabam sendo mais eficientes no prazo de entrega  e nos custos.

Até no ramo das empresas de móveis planejados as embalagens de papelão são muito utilizadas, no caso de quem transporta carros, a caixa  de papelão é utilizada para armazenar itens pessoais, o volume de “cacarecos” que existe no interior do veículo das pessoas é impressionante, revela uma fonte que opera no setor.

Quando se transporta motos, também se utiliza das  embalagens de papelão para proteger este tipo de veículo, principalmente no caso  das motos novas, que são  embaladas na fábrica com uma estrutura que envolve o uso de madeira reciclável com  placas de papelão. Na  concessionária de motos, estes veículos são desembalados para montagem final, e toda a  estrutura da embalagem retorna para a fábrica.

Em tempos de crise climática é muito importante   que  cada consumidor faça a sua parte, comprando seus  produtos  e serviços exigindo  que as  embalagens sejam recicláveis e biodegradáveis, recusar a sacola de plástico, não é apenas ser uma pessoa inteligente, é um ato muito necessário, vamos todos deixar um mundo mais limpo para nossos filhos.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital desde 2007 atuando no mercado de marketing digital e SEO. É mantenedor e redator de diversos blog’s na internet.

você pode gostar também