Comida japonesa – conheça os principais pratos típicos do Japão!

A comida japonesa é uma preferência nacional. Além disso, é também uma das culinárias mais antigas e tradicionais do mundo. Já que o Japão é uma nação milenar, e que permaneceu muito tempo isolada da convivência de pessoas de outros países.

Chamada de washoku, a culinária japonesa é tão especial que é considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO. O que é mais do que justo, pois no Japão você encontra pratos que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

Além disso, a comida japonesa é repleta de curiosidades da história do país, segue preparos únicos e têm um baixo teor de sal. Logo, ao provar pratos típicos da gastronomia japonesa você tem a oportunidade de experienciar sabores diferenciados.

No post de hoje preparamos uma lista com alguns dos principais pratos típicos do Japão para você conhecer! Então, aproveite a leitura e divirta-se!

1. O sushi é o prato mais conhecido da comida japonesa 

sushi

A comida japonesa tem muitos pratos incríveis e populares no Brasil. Mas, não resta dúvidas de que o sushi é o prato típico mais conhecido do Japão fora das terras nipônicas.

O sushi nada mais velho do que um bolinho feito com arroz japonês que é chamado de Gohan, enrolado em uma folha de alga. Além disso, o sushi também vem recheado com ingredientes que podem variar e incluem:

  • Frutos do mar, como camarão;
  • Vegetais, como cenoura;
  • Peixes variados.

Entretanto, versões mais modernas do sushi podem trazer como recheio praticamente qualquer ingrediente. E, a depender do recheio, o sushi pode receber outros nomes.

Já a origem do sushi está em uma antiga técnica nipônica utilizada para conservar peixes e carnes em vinagre. Inclusive, a tradução da palavra sushi é “azedo”.

O sushi que conhecemos atualmente tem aproximadamente 200 anos. Portanto, essa iguaria já foi diferente no passado. Atualmente, o sushi é tradicionalmente servido com uma pasta feita com raiz forte chamada Wasabi.

E já que estamos em um blog de mães, antes de passar para o próximo, deixo aqui uma curiosidade, grávida pode comer sushi?

2. O tempurá

tempurá

O temporal também é outro prato de comida japonesa muito apreciado aqui no Brasil. Mas, sua popularidade não acontece apenas no estrangeiro. Porque, no Japão, o tempurá é considerado um dos pratos mais clássicos da culinária local.

O tempurá consiste em uma massa frita,  que é feita a base de farinha de trigo, e recebe recheios variados. Entre os recheios mais tradicionais, estão os frutos do mar e os legumes. Contudo, não se surpreenda se você encontrar tempurá recheado com outros ingredientes.

Muito antigo no Japão, o tempurá chegou no Brasil no século XVI com os padres Jesuítas e outros portugueses católicos. Por que, como é feito com farinha, frutos do mar e legumes, é uma ótima opção de alimento para a Quaresma. Já que esse é um período religioso onde os católicos não podem consumir carne.

A massa do tempurá é crocante, fresca e leve. Além disso, esse prato é sempre servido com molho como acompanhamento, independente de qual seja o recheio.

3. O guioza é tradicional na comida japonesa, mas é um prato chinês

guioza

O Japão permaneceu isolado de outros países por muito tempo durante sua história, mas não totalmente. Um exemplo disso é a popularidade do guioza, um tipo de pastel de origem chinesa. E que se difundiu amplamente pelo Japão.

Esse pastel é preparado com uma massa fina e normalmente recheado com carne de porco. No entanto, seu recheio também pode ser feito de legumes ou de carne moída bovina. 

Já o preparo pode ser por cozimento a vapor ou fritura em óleo quente. Além disso, na comida japonesa, o guioza costuma ser acompanhado por molho shoyu.

Segundo se sabe, foram os soldados da Manchúria que levaram o guioza para o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Então, como o Japão estava destruído no pós guerra, e a farinha de trigo era um alimento mais acessível do que o arroz, o guioza se tornou popular.

Outro motivo para sua popularidade é o fato de poder ser feito com praticamente qualquer tipo de recheio. Uma praticidade dos pastéis, que nem sempre pode ser aplicada em outros pratos.

4. O Sashimi

Sashimi

Na comida japonesa tradicional, o sashimi é um prato preparado com finas tiras de peixe cru. Portanto, normalmente esse prato é feito com atum, salmão ou outros peixes nobres que podem ser comidos sem cozer.

É importante destacar que o sashimi não é servido com arroz, mas normalmente apenas com molho shoyu como acompanhamento. Entretanto, o sashimi também pode ter como acompanhamento a tradicional pasta de Wasabi. Ou, por condimentos como o gengibre. Já o nome sashimi pode ser traduzido como “carne perfurada”.

Qualquer peixe e fruto do mar utilizado no preparo do sashimi precisa ser muito fresco. Pois, caso contrário, o consumo pode ser perigoso para a saúde.

Na tradição culinária japonesa o sashimi é o primeiro prato a ser servido. Porque, a maioria das pessoas acredita que esse é o melhor prato típico da comida japonesa. Então, precisa ser apreciado antes dos demais pratos, para não prejudicar o paladar.

5. A comida japonesa também tem pratos quentes, como o Missoshiru

Missoshiru

O Missoshiru é uma sopa japonesa tradicional, que muitas vezes é consumida no café da manhã. Embora, também seja comum servir essa sopa antes do prato principal em restaurantes ou jantares. Portanto, Missoshiru também é um tipo de entrada.

Essa sopa é feita com caldo de peixe, tofu e pasta de soja. No entanto, também podem ser feitos acréscimos de ingredientes, principalmente de legumes. Já o tempero mais comum é a cebolinha, que costuma estar sempre presente.

O Missoshiru não é um prato tão conhecido no Brasil, no entanto no Japão é parte da culinária básica do país. Pois, muitos japoneses também consomem essa sopa nas três refeições diárias, e não apenas no café da manhã.

Normalmente, é acompanhada de arroz japonês, o Gohan. Além disso, acredita-se que essa sopa tem propriedades capazes de combater os efeitos da radiação.

E vale lembrar que esse prato deve ser comido quente, para que não perca o sabor. Portanto, se tiver a oportunidade de provar essa delícia da comida japonesa, não deixe que esfrie!

6. O Temaki

Temaki

O temaki também é com certeza outro prato muito popular da comida japonesa aqui no Brasil. Trata-se de um cone feito com algas secas e de textura crocante, que pode ser recheado com as mais variadas possibilidades de ingredientes.

Recheios populares para o temaki incluem pepino, salmão e kani. O kani é um tipo de “salsicha japonesa” que é feita à base de diversos frutos do mar processados. Além disso, o Temaki sempre tem entre os ingredientes do seu recheio o tradicional arroz gohan.

A palavra Temaki pode ser traduzida como “enrolado à mão”. O que não é algo estranho, pois essa iguaria é justamente um cone enrolado e recheado na mão.

O temaki é um dos pratos mais antigos na cultura japonesa. Pois surge pela necessidade de aproveitar alimentos que sobravam do preparo de outros pratos, como sushi. Então, os japoneses tiveram a ideia de pegar todos esses ingredientes diferentes que sobravam e enrolar num tipo cone crocante de algas secas.

Deu muito certo! Inclusive, esse é provavelmente o principal motivo do Temaki ter uma variedade tão grande de recheios.

7. A comida japonesa tradicional não vive sem gohan!

 gohan

E como estamos falando de pratos típicos da culinária japonesa, não poderíamos deixar o arroz gohan fora dessa lista. Afinal, o arroz é sem dúvida um dos alimentos mais tradicionais da história japonesa, ao lado dos frutos do mar.

Mas, o que há de diferente no arroz japonês para que ele seja considerado um prato típico? Bom, em primeiro lugar o arroz japonês é uma variedade diferente do arroz consumido no Brasil, o arroz nihon mai. Seus grãos são curtos, grudentos e arredondados.

O Gohan não fica soltinho como arroz parboilizado ou agulhinha. Pelo contrário, ele fica como uma pasta que facilita o uso do hashi, os talheres tradicionais da cultura nipônica. Mas, essa característica também facilita que o gohan seja utilizado como ingrediente para o sushi e outros pratos tradicionais japoneses.

Em épocas passadas no Japão, o arroz era um alimento luxuoso, pois não era acessível às camadas mais pobres da população. Até mesmo o salário dos Guerreiros Samurais costumava ser pago em arroz. 

Atualmente, o arroz é o prato base de qualquer refeição nipónica. Inclusive, é muito comum em diversas regiões japonesas que a hora da refeição seja chamada de gohan.

Para preparar o gohan é preciso lavar o arroz muitas vezes, para retirar as camadas externas de amido. Porque, isso é imprescindível para que o arroz fique grudento. Outra curiosidade interessante, é que o arroz japonês não é refogado e também não leva sal. Pois, na comida japonesa, é acompanhamento para pratos salgados.

Dicas finais

A comida japonesa é considerada como uma das mais saudáveis do mundo. Porque, tem baixos índices de gordura e baixo consumo de sal.

Além disso, os japoneses têm hábitos alimentares diferentes da maioria das nações não orientais. Por exemplo, você sabia que o japonês come uma refeição completa no café da manhã? E não o tradicional pão com manteiga que os brasileiros estão acostumados?

Para os japoneses o café da manhã é considerado como a refeição mais importante do dia. Portanto, precisa ser também a mais reforçada!

E você, gosta de comida japonesa? Já conhecia os pratos que apresentamos nesse artigo? Deixe seu comentário!

você pode gostar também