Cozinha compacta: dicas para aproveitar um espaço pequeno

Seja com móveis planejados ou com um bom balcão multifuncional, a cozinha pode dar uma aula de aproveitamento de espaço

Com a restrição de espaço, cozinhas pequenas podem acabar sendo intimidadoras para residentes ou planejadores, mas a falta de espaço pode ser compensada com bom planejamento e criatividade. Mesmo em espaços pequenos, é possível ter um ambiente confortável, funcional e estiloso.

Antes de eleger um estilo para a decoração do cômodo, reflita sobre o espaço disponível que tem o ambiente. Como é possível aproveitar ele por completo e não desperdiçar espaços? Refletir com cuidado sobre a área que será trabalhada é fundamental na hora de planejar uma reforma ou uma repaginada na disposição do espaço. 

Veja algumas dicas para uma cozinha compacta:

Móveis planejados

Uma das melhores formas de aproveitar todo o espaço de uma cozinha pequena é utilizar móveis planejados especialmente para ela. Os móveis devem ser simples, feitos com materiais resistentes e de alta funcionalidade.

A vantagem de planejar a cozinha é poder otimizar o ambiente, tendo um espaço especial para eletrodomésticos e projetos de armário com portas de correr, que facilitam a circulação em um espaço pequeno. Os móveis também deixam a cozinha com a cara do proprietário, e quem gosta de cozinhar, por exemplo, pode encaixar um balcão com muitas funções, desde que tenha em mãos um bom projeto. 

Triângulo de trabalho

O “triângulo de trabalho” é uma boa forma de distribuir os itens no espaço. Este triângulo imaginário é composto por fogão, geladeira e pia, os itens mais usados durante algum preparo.

Na hora de pensar na disposição dos eletrodomésticos, evite deixar o fogão e a geladeira lado a lado. Como eles alcançam extremos de temperatura, a proximidade pode fazer com que eles se deteriorem mais facilmente. Busque uma maior durabilidade deixando esses objetos mais afastados.

Cores

Em um espaço compacto, cores mais claras são recomendadas, já que elas aumentam a sensação de amplitude. Com tons escuros, busque um equilíbrio com cores mais claras e tente aproveitar mais a luz natural – evite bloquear as janelas com a geladeira ou os armários, por exemplo.

Uma cozinha branca é mais fácil de harmonizar com outros tons, colocando alguns itens com cores mais vibrantes, como um balcão amarelo, para dar mais luminosidade ao ambiente. Se você prefere algo mais moderno, pode escolher um balcão de cimento queimado e eletrodomésticos em inox. É mais que possível ter uma cozinha compacta com estilo.

Otimização

Colocar itens que irão ajudar a aproveitar o espaço na vertical, como nichos, prateleiras de vidro e suportes aéreos, facilita muito a organização dos itens e o dia a dia em uma cozinha pequena. 

É possível combinar esses itens para que eles entrem na decoração do ambiente, como prateleiras de madeira para um ambiente mais aconchegante ou prateleiras de vidro para quem busca um ar mais moderno. 

você pode gostar também