Mutirão do INSS realiza avaliação para reabilitar trabalhadores

Os trabalhadores brasileiros não raramente se veem diante de notícias que podem ser muito úteis, no que diz respeito à inserção e à manutenção de alguém dentro do mercado de trabalho. E uma dessas notícias diz respeito ao Mutirão do INSS, cujo objetivo é realmente muito específico.

Há quem já tenha ouvido falar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou algum mutirão para analisar de forma mais rápida os pedidos de aposentadoria, por exemplo. Mas, no que diz respeito ao evento citado no parágrafo acima, o contexto é totalmente diferente, conforme será possível notar por meio da leitura dos próximos tópicos que fazem parte desse artigo.

Mutirão do INSS realiza avaliação para reabilitar trabalhadores
O Mutirão do INSS é uma grande novidade do Instituto | Imagem: Jeane de Oliveira / projetodemae.com.br

Sobre o Mutirão do INSS

No último dia 7 de outubro, sábado, o Instituto Nacional do Seguro Social promoveu em Ribeirão Preto, cidade do estado de São Paulo, uma ação de reabilitação profissional em caráter extraordinário.

Este ação teve como objetivo a avaliação de pelo menos 77 beneficiários que possuem ao menos 55 anos de idade e que, atualmente, se veem enfrentando a lista de espera relacionada ao serviço.

E esse foi nada menos que o primeiro Mutirão do INSS, chamado oficialmente de Mutirão Nacional de Reabilitação Profissional, que está previsto para acontecer em diversas outras localidades do Brasil.

Veja também: Caixa: saque de R$ 6.220,00 termina dia 19; seu CPF está na lista?

A respeito do funcionamento desta iniciativa

O Mutirão do INSS tem o objetivo de garantir que os segurados que possuam a capacidade de voltar ao trabalho tenham acesso a um processo humanizado de readaptação.

Outra proposta desta ação tão necessária é reduzir o tempo médio de espera para esse público, deixando a fila de avaliação socioprofissional menor e, também, proporcionando um atendimento que realmente tenha uma qualidade superior.

E vale lembrar que, para participar do Mutirão Nacional de Reabilitação Profissional, o cidadão precisa aguardar a convocação por parte da equipe do próprio INSS, sendo que a convocação em questão acontece quando há um encaminhamento por meio de decisão judicial ou por meio da Perícia Médica Federal.

Veja também: COMEÇOU a nova fase: como quitar as dívidas de até 5 MIL no Desenrola

As cidades que serão atendidas pelo novo Mutirão do INSS

A ação acima descrita é realizada também como parte integrante dos compromissos que foram firmados dentro do Plano de Ação do INSS e, também, dentro do PPA (Plano Plurianual).

A previsão, portanto, é ampliar de forma significativa todos os atendimentos voltados para a reabilitação profissional, bem como reduzir o tempo de espera de forma igualmente expressiva. E a reinserção dos segurados no mercado de trabalho também será mais efetiva, segundo as expectativas.

E a boa notícia é que os próximos atendimentos já estão previstos, para exatamente 3 cidades, de 3 estados diferentes.

Nos dias 14 e 15 de outubro será a vez do Rio de Janeiro (RJ) receber o Mutirão do INSS. Já nos dias 28 e 29 do mesmo mês o atendimento acontecerá em Blumenau (SC) e, também, em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Veja também: Use do JEITO CERTO: 10 ingredientes da casa que atraem DINHEIRO

você pode gostar também