Uma breve história do Golfe: Entenda mais sobre a criação e desenvolvimento do esporte

O golfe é um dos esportes mais antigos do mundo e sua origem, apesar de não ser totalmente precisa, sob o ponto de vista histórico, nos traz uma perspectiva interessante. Existem diferentes histórias e estudos para explicar a origem do golfe. A mais lúdica, conta que surgiu com pastores de ovelhas. Estes, enquanto cuidavam do rebanho, tentavam acertar pedras dentro de tocas de coelho com os seus cajados. O número de buracos em um campo oficial, seria o número de doses da garrafa de uísque que os acompanhava.

Entretanto, o esporte golfe que conhecemos hoje, originou-se na Escócia com registros desde o ano de 1457. Durante o século XV, a Escócia se preparava para mais uma invasão dos ingleses. Os escoceses eram apaixonados pelo golfe primordial, e muitos se negavam a servir o exército para se dedicar ao esporte.

Com o passar dos séculos, o esporte passou a se difundir mais ainda na Europa e importantes eventos competitivos foram criados.

O primeiro campo de golfe oficial e a criação do Open Championship

O primeiro campo de golfe com 18 buracos foi construído na cidade escocesa de St. Andrews. Dessa forma, estabeleceu, assim, o padrão de número de buracos para o esporte. Até os dias atuais realizam um tradicional evento conhecido como “The Open Championship”, sendo uma das maiores competições até os dias atuais, disputada periodicamente desde que começou em 1860.

A criação de uma competição desse porte possibilitou a popularização do esporte, que passou a ser visto e admirado também no continente americano. O golfe foi difundido com sucesso nos Estados Unidos, o que possibilitou também a criação de um grande campeonato, o US Open, em 1895.

Atualmente, o golfe possui a maioria dos seus praticantes nos Estados Unidos e em grande parte da Europa. Sendo bastante popular também para os que gostam das melhores casas de apostas, pois os jogos são muito procurados por fãs e praticantes que querem fazer seus palpites nos principais eventos da modalidade.

Quanto ganha, em média, um jogador de golfe?

Por ser um esporte identificado, desde seus primórdios, com uma classe mais abastada da sociedade, muitas vezes o golfe é visto como um esporte somente para pessoas ricas, mesmo que isso não seja necessariamente uma verdade. Entretanto, os campeonatos costumam dar prêmios bastante volumosos aos seus participantes.

Os torneios maiores, conhecido como torneios “Major”, geralmente têm as maiores premiações em dinheiro, com alguns chegando a distribuir mais de 10 milhões de dólares em prêmios totais. Em outros torneios menores, a premiação pode ser significativamente menor. Por exemplo, alguns torneios do circuito da PGA podem ter premiações totais em torno de 6 milhões de dólares, com o vencedor recebendo cerca de 1,5 milhão de dólares.

É importante notar que os jogadores também podem ganhar dinheiro com patrocínios e acordos publicitários, além das premiações em dinheiro dos torneios. Entre os exemplos mais notáveis, está o jogador Tiger Woods que acumulou uma fortuna estimada em mais de 1 bilhão de dólares, proveniente tanto de suas premiações em torneios de golfe quanto de seus muitos acordos de patrocínio. De acordo com o site Forbes, apenas em prêmios em dinheiro dos torneios, Woods ganhou mais de 120 milhões de dólares.