Dia do Saci é o Halloween brasileiro e cai no dia 31 de outubro também; entenda

No dia 31 de outubro, comemora-se o Dia do Saci no Brasil. A data foi oficialmente instituída em 2013, consolidando uma iniciativa que surgiu de um grupo de entusiastas da cultura popular brasileira.

O Dia do Saci tem como propósito resgatar e valorizar o folclore brasileiro, suas tradições e histórias, em oposição à crescente influência cultural de países estrangeiros, como os Estados Unidos, e sua festividade associada, o Halloween.

No dia 31 de outubro, comemora-se o Dia do Saci no Brasil.
Saci (guiadoestudante/Reprodução)

Criação do dia do Saci

A criação do Dia do Saci em âmbito nacional foi precedida pela oficialização da data no estado de São Paulo, em 2004. Desde então, a comemoração tem ganhado destaque, especialmente nas escolas de ensino infantil, onde são realizados diversos eventos e atividades relacionados ao saci. Entre as atividades mais comuns estão a leitura de lendas do folclore brasileiro, peças teatrais, apresentações musicais e jogos.

A lenda

O saci, na lenda que lhe é associada, é descrito como um ser mítico que habita as florestas. Sua representação mais conhecida é a de um menino negro com uma única perna, que lhe permite deslocar-se com rapidez. Além disso, é um personagem conhecido por sua natureza travessa, apreciando pregar peças nas pessoas.

Características do Saci

Outras características do saci incluem o uso de um gorro vermelho e o hábito de fumar cachimbo. É importante destacar que o saci não possui cabelos nem pelos corporais. Algumas versões da lenda mencionam seus olhos vermelhos, enquanto outras o descrevem de outra forma. A lenda não se limita a um único saci, pois muitos deles podem realizar suas travessuras simultaneamente.

O Saci no Halloween

O Dia do Saci foi oficialmente criado como uma resposta à crescente influência da cultura estrangeira, especialmente o Halloween. A celebração do Halloween, importada dos Estados Unidos, tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos, atraindo a atenção de crianças e adultos. Isso tem levado a uma preocupação em relação ao distanciamento dos brasileiros em relação à sua própria cultura.

Os idealizadores do Dia do Saci acreditam que é fundamental preservar e valorizar as tradições brasileiras, destacando a riqueza do folclore do país. A escolha de comemorar o Dia do Saci no mesmo dia que o Halloween é proposital, como um ato de contraposição à valorização da cultura estrangeira.

O Halloween, uma festividade que pertence à cultura anglo-saxônica, muitas vezes obscurece ou se sobrepõe à cultura brasileira. Desde sua criação, o Dia do Saci tem se consolidado como uma iniciativa importante para resgatar e celebrar o folclore brasileiro.

Atividades do dia do Saci

As atividades do Dia do Saci incluem a leitura de lendas e histórias do folclore brasileiro, especialmente as que envolvem o saci. Além disso, peças de teatro são encenadas para dar vida às lendas, proporcionando uma experiência educativa e cultural às crianças.

Músicas folclóricas também são entoadas, transmitindo a riqueza da tradição musical do Brasil. Jogos e brincadeiras temáticas completam as atividades, promovendo a interação e diversão das crianças. É importante ressaltar que o Dia do Saci não se limita a um único dia de celebração.

Muitas escolas e instituições culturais promovem atividades ao longo do mês de outubro para destacar a importância do folclore brasileiro e o papel do saci como seu emblema. Isso proporciona uma oportunidade contínua de educação e conscientização sobre as tradições culturais do país.

O resgate e valorização do folclore brasileiro

À medida que a globalização e a influência estrangeira continuam a se expandir, iniciativas como o Dia do Saci se tornam ainda mais relevantes. Celebrar o saci e o folclore brasileiro é uma maneira de assegurar que as futuras gerações mantenham vínculos fortes com suas raízes culturais.

O Dia do Saci, com sua ênfase na cultura brasileira e suas tradições, é uma resposta positiva à influência cultural estrangeira, promovendo um senso de pertencimento e orgulho em relação à rica herança cultural do Brasil. A data continua a crescer em popularidade e impacto, cumprindo seu papel na preservação e promoção do folclore brasileiro.

você pode gostar também