Como a equoterapia pode ajudar seu filho

Você já imaginou como a convivência com animais pode ser benéfica para as crianças, especialmente aquelas com necessidades especiais? A equoterapia vem se destacando como uma poderosa aliada no desenvolvimento físico e psíquico desses pequenos. Nesta matéria, vamos explorar os incríveis benefícios dessa terapia assistida com cavalos e como ela está transformando vidas.

Veja como a equoterapia pode ser boa para seus filhos.
Cavalo (Pixabay/Reprodução)

A terapia que transforma vidas

A equoterapia é muito mais do que simplesmente montar um cavalo. Ela é um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e pelo CREFITO, que utiliza o cavalo como um agente promotor de ganhos físicos e psicológicos. Segundo a psicóloga Maria Julia Maccari Guarezi, essa terapia multidisciplinar busca o desenvolvimento biopsicossocial de crianças com deficiência e necessidades especiais.

Além de proporcionar estímulos físicos, como o desenvolvimento do tônus muscular e o equilíbrio, a equoterapia também promove a conscientização do corpo e a melhora da autoestima. O contato com os cavalos ajuda as crianças a se sentirem mais confiantes e capazes de superar desafios.

Benefícios comprovados da equoterapia

Diversos estudos têm demonstrado os benefícios da equoterapia para crianças com autismo, síndrome de Down, TDAH e outras condições. Uma pesquisa realizada por universidades brasileiras identificou melhorias significativas no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dessas crianças, além da redução da irritabilidade, hiperatividade e agressividade.

Os resultados desses estudos reforçam a importância da equoterapia como uma opção terapêutica eficaz para crianças com necessidades especiais. O contato com os cavalos proporciona uma experiência única e enriquecedora, que contribui para o desenvolvimento integral desses pequenos.

Veja também: Seu filho precisa de psicólogo? Veja quais são os sinais

Além da montaria

Contrariando o senso comum, a terapia com cavalos vai muito além da montaria. Diferentes formas de interação são adaptadas de acordo com as necessidades de cada paciente. A simples observação das ações do cavalo já é capaz de promover a inclusão social, o senso de pertencimento e a hierarquia nas crianças.

Além da montaria, atividades como a aproximação ao cavalo, o manejo do animal e a escovação estimulam o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Essas atividades também ajudam as crianças a se tornarem mais autônomas e confiantes em suas capacidades.

Veja também: Mulher troca marido por cavalos e viraliza no TikTok

Escolhendo o local adequado

Para garantir um tratamento seguro e eficaz, é fundamental escolher um local de equoterapia adequado, com uma equipe multidisciplinar habilitada e um ambiente adaptado para a atividade. Recomenda-se procurar espaços filiados à ANDE-BRASIL, que garantem a qualidade e segurança do tratamento.

Além disso, é importante que os pais estejam atentos à qualificação da equipe e às condições do ambiente onde será realizada a terapia. A infraestrutura adequada e o cuidado com os cavalos são essenciais para o sucesso do tratamento.

Acesso ao tratamento

No Brasil, a equoterapia é oferecida tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por entidades e associações em parceria com os governos locais. No entanto, na rede particular, o preço das sessões pode variar bastante, sendo importante verificar se o tratamento é coberto pelo plano de saúde, conforme a Lei n. 13.830/2019.

Para facilitar o acesso ao tratamento, algumas entidades oferecem parcerias com os governos locais para garantir atendimento gratuito a crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Essas iniciativas são fundamentais para garantir que todas as crianças tenham acesso à equoterapia, independentemente de sua condição financeira.

Veja também: Por que você deveria fazer terapia?

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também