Meu pintinho amarelinho: icterícia

E não é que o Vítor está com icterícia, o conhecido amarelão?!

Pois é. Tudo começou um dia depois que chegamos em casa. No hospital o pediatra já tinha nos pedido para deixá-lo na luz, nada de levar em consideração aquele papo de vó de manter o bebê sempre no escurinho.

Seguimos o conselho, mas mesmo assim ele começou a ficar com o rosto amarelado. Porém, sabe como é… pais de primeira viagem acham que o filho é o ser mais perfeito, lindo e maravilhoso da face da terra e não conseguem fazer outra coisa além de babar na cria. Eu e o Fábio não tivemos a capacidade de observar que o Vítor estava com a pele diferente, foram as visitas que começaram a comentar.

Abre parênteses.

Pra chegar no ponto dos outros nos falarem é porque a pele da criança realmente estava BEM amarelinha. Quando alguém comentava falava cheio de cuidado para que a gente não levasse a mal ou ficasse ofendido com a observação.

Claro que a gente não ficou chateado com nenhum comentário, pelo contrário. Diante disso que procuramos o pediatra e descobrimos que realmente era icterícia.

Fecha parênteses.

Marcamos consulta no pediatra e começamos o tratamento. Basicamente o negócio é manter o pequeno sempre na claridade, seja natural ou próximo de uma lâmpada acesa. Além disso, estou tomando chá de raiz de salsa, segundo o médico vai ajudar para que ele melhore mais rápido.

Agora é só esperar. Segunda temos consulta de novo. Espero que ele já esteja melhor e não precise fazer banho de luz no hospital para melhorar da icterícia.

Alguém já passou por isso?! #comofaz?

Comentários Facebook

9 comments

  1. Flor, a Yasmin teve também, parecia filha do Hommer Simpson, hauahauha.
    Pra ajudar quando ela nasceu SÓ chovia, não tinha como colocar ela pra tomar solzinho da manhã nem nada disso.
    Levamos na pediatra e ela pediu um exame de sangue (que me doeu o coração ver tirarem sangue dela, sai de gotinha sabe?) pra verificar os níveis de bilirrubina, se estivessem altos banho de luz por um dia inteirinho no hospital, caso contrário só solzinho mesmo.
    Deu que estava tudo bem (uuuuuuuuufa), e dois dias de sol minha pequenininha já estava branquinha como a neve.

    Se preocupa não que isso passa (mas a gente se preocupa neh?) logo logo ele deixa de ser pintinho amarelinho!

    Feliz páscoa pra vocês e que o coelhinho seja mega generoso!

    View Comment
  2. Oi Ananda,
    O Erik tb teve ao chegar em casa. No caso dele era mais obvio porque os olhos ficaram amarelos, mas nos tb nao notamos. Quem viu foi a parteira q nos visitou em casa por cinco dias depois do parto.
    Colocamos o cestinho dele perto da janela e por sorte tivemos dias inteiros de sol por aqui.
    Dois dias depois ja estava curado.
    bjos pra vcs

    View Comment
  3. Oi minha linda!

    Meus dois meninos tiveram, bastaram o banho de luz na neo natal e foi controlado. Bem simples! Na maioria das vezes cura sozinho! Existem vários graus e se o médico deixou tratar em casa é pq o grau é leve, sem risco.

    A icterícia severa é uma das principais causas de paralisia cerebral. Com certeza não é o caso, mas o alerta é sempre bom!

    Bjo grande! =)

    View Comment
  4. Oi, queridam, primeiro parabéns pelo pequeno e por seu parto normal. A vida tá corrida por conta da Alice e tá difícil comentar, mas tenho acompanhado tudo.
    Então, Alice tb teve e como nasceu em casa demos banho de sol no início da manhã e final da tarde. E passou. O que vale mesmo é bastante peito. Pq isso é uma deficiência do fígado pela sua imaturidade. NORMAL viu?
    Muito peito pro pequeno.
    Beijão!

    View Comment
  5. Oi Flor!!! O Antonio teve também. Na verdade qdo saimos do hospital ele já estava um pouco amarelinho, mas não falaram nada lá. Com o passar dos dias a parte branca dos olhos estava ficando muito amarelinha. A pediatra recomendou banho de sol mas em abril choveu muito e não ajudou nada! Minha mãe foi atras de picão, uma erva, pra dar banho. Diz que é bom!!! Fizemos alguns exames de sangue e ele estava com o indice alto de bilirrubina. Não tinha medicação, era claridade qdo desse. Ele melhorou logo depois de um mês. E teve anemia! Acompanhamos com a hemato até os seis meses, qdo normalizou o exame de sangue!! bj

    View Comment
  6. Pingback: Rápidas super rápidas antes que o bebê chore | projeto de mãe

  7. Pingback: O hospital | projeto de mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *