O frio e o bebê em camadas

O inverno mal começou e eu já estou de saco cheio. Na verdade eu até gosto do frio, porém com bebê as coisas mudam. O Vítor nem completou 3 meses e já teve gripe duas vezes. Sem falar na preocupação com a gripe A, já que ele tem menos de 6 meses e não pode fazer a vacina (aliás, eu garanti a minha ontem, a vacina já está em falta em alguns postos de saúde do Rio Grande do Sul).

A verdade é que no Brasil não temos estrutura para enfrentar o frio (nem ao menos nos estados onde o inverno é mais intenso). O que fazer então?!

Bom, aqui em casa temos ar condicionado no nosso quarto e uma estufinha pequena móvel. Isso quebra o maior galho, principalmente na hora do banho.

Se está muitooo frio (o frio de renguear cusco* que a Mariana do Diário de Bordo comentou esses dias) acabo dando o banho do Vítor no nosso quarto. Se a temperatura está mais ou menos dou no quartinho dele mesmo, mas com a estufa ligada.

E na hora de vestir o bebê a mamãe se mostra uma verdadeira ninja. Já deixo tudo separadinho e tento colocar a roupa o mais rápido possível. E dá-lhe roupa! São peças que não acabam mais.

Começo com um pijaminha e com as meias. Depois coloco calça e básica de lã. Por cima a roupinha escolhida e um casaquinho. Para finalizar os acessórios necessários: touca, luva e pantufa.

UFA! No fim o Vítor parece um boneco de neve, pobrezinho… pelo menos não passa frio!

* Segundo o tio Wikipédia a expressão “frio de renguear cusco” significa “frio tão intenso que pode deixar um cachorro mancando”.

Comentários Facebook

15 comments

  1. Ai, Ananda. Nem me fale.
    O Otto nasceu em pleno inverno, julho, daí eu sofri horrores. Era andando com o aquecedor de um lado pra outro. Fora, como vc mesma disse, o risco das doenças.
    Agora indo pra escola, elas são inevitáveis.

    Beijo pro boneco de neve.

    View Comment
  2. Simone

    Bah guria pior que é mesmo! Dou banho no Arthur no meu quarto com ar quente ligado. Ontem dormimos com o ar ligado (o berço fica ao lado da nossa cama) e hoje ele acordou tossindo pq o ar fica muito seco. Vou ter que comprar um umidificador de ar. Vou colocar mais roupa nele hoje mas nõ consigo colocar tanto quanto tu coloca. Acho que ele fica com calor e sua e ai pode gripar. O Arthur está com 3 meses e meio e nõ ficou doente até agora graças a Deus! Mas que é difícil pras mães gaúcha esse frio, isso é!
    Bjus

    View Comment
  3. Pois é. Samuel nasceu no frio, e foi difícil! Ainda é! Agora com 1 ano e 1 mês ele fica com as bochechas e o nariz super vermelhos quando esfria muito! Aqui fez 5 graus ontem! E a água quente resseca muito a pele deles. Haja hidratante e aquecedor!
    Bj

    View Comment
  4. Nossa, Ananda! Quanta roupa! Depois de 3 invernos, finalmente aprendi a me vestir para não passar frio, mas ainda nem sei como que o povo veste os bebês daqui para encarar -5, -10°C. Ainda bem o Martin já vai estar maiorzinho quando o invernão chegar.

    View Comment
  5. Ai, nem me fale..qdo acordo e vejo a neblina e aquela cara de que o sol nem sequer vai daqr um oi, quero morrer…aqui tb compramos um aquecer a oleo que fica no quarto da Manu, e deixo todo o ape fechado (sorte que eh pequeno), assim ele mantem a temperatura mais amena. Bjs

    View Comment
  6. Dá dó mesmo empacotar tanto os pequeninos… mas eles ficam tão fofinhos na forma de bonequinho de neve né! Pior é quando são maiores e não param debaixo das cobertas, como eu contei lá no blog. Aí tem que ter aquecedor mesmo…
    Adorei a expressão, nunca tinha ouvido!
    bjos

    View Comment
  7. Ananda, aqui nem é SC ou RS, mas o frio tá de lascar viu, empacoto a Yasmin e chega a dar dó.
    Mas prefiro pecar pelo excesso que pela falta, então, deixa ela vestida de boneco de neve, melhor bonequinho d eneve fofinho do que picolé magrinho, hahahh.

    Beijos e se cuide

    View Comment
  8. Eu já nem falo mais nada por que daqui a pouco eu vou ser ” a louca do inverno”. Eu ODEIO.

    Dá uma tristeza olhar pra rua e não ver o sol, aquele friiiiio.
    Eu já não gostava, com bebê o ódio triplicou!

    Fico contando os dias para a primavera. É sério. Sou doidinha.

    Beijos!

    View Comment
  9. Oi Ananda,

    Pois é, eu fico lendo os blogs das mães sulistas e é tudo diferente para mim. Pq como sou cearense e moro em Fortaleza. Aqui, apesar de muitas chuvas esses ano, que baixa a temperatura e , acredite! , ficamos com friiiio! rsrsrsr, sei que não chega perto do friiiiiio que você sentem aí. E os bebês não precisam viver em camadas !

    Aqui normalmente é uma camada: a fralda descartável, quando ele tá em casa a vontade. E três camadas: quando cooloca camisa, short e fralda descartável para passear! rsrssrrs Diferente né!

    Espero que passe logo esse friiiiiio!
    Beijos

    View Comment
  10. Ananda, so posso te dizer: fica em casa tu e o bebe pq ta ruim mesmo sair com eles! E gripe certo! O gabi ta com 3anos e meio e nao to deixando nem ir para escola! Nao temos escolha enquanto o tempo nao melhorar!!!!! Beijocas mariana

    View Comment
  11. Karine Herzer

    Nossa…quanta aroupa…hahaha…a minha nasceu dia 16/06…e no hospital tava tão quentinho….e quando vim pra casa que percebi que ia sofrer nesse inverno, aliás não fazia tanto frio assim há 11 anos, segundo a RBS, e foi fazer justo no ano que nascem nosso pimpolhos….bom tive a jdua da minha sogra, que fazia questão de colocar roupas e mais roupas, meias, luvas, toucas e ainda fazia charutinho na Ísis…aff….ela colocava e eu tirava…ela enfiava mantas e mais mantas, apertava, ajustava no corpo da Ísis para ela nem se mexer, e eu desapertava ela…eu via que ela não gostava….compramos um aquecedor a óleo e mantinha o quarto bem quentinho….pior que o frio, foi ter a casa toda em obras, o pedreiro atrasou, fez muitas besteiras, e acabou levando 2 meses e pouco, então eu vivia com ela no quarto (no outro porque o meu também estava em reformas), dava banho com água esquentada da chaleira (os banheiros também estava em reformas) e ela dormia bem coberta e comigo bem apertadinho….bom ela não teve uma gripe, nada de dor de ouvido, nem de garganta…..hoje ela toma banho na banheira com chuveirinho ou no chuveiro com o papai….bom ela sente muito calor, sua bastante nos pés e se coloco muita roupa ou se a deixo muito coberta e sua muito…a pediatra disse que é normal que as crianças sentem muito calor mesmo, então agora deixo ela dormir sem meia, quando faz frio coloco um body de manga comprida e quando não está coloco de manga curta e uma calça (odeio os tip tops, são lindos mas horríveis de trocar na madrugada quando a gente está caindo de sono….graças a Deus é muito difícil de eu trocar a fralda na madrugada seja de xixi ou de coco, mas é melhor facilitar) e acubro com uma mantinha bem leve e um edredon por cima, quando ela tá com calor, ela mesma arranca, puxa com a mãozinha pra fora..acredita??? ela ainda tem 3 meses!!!

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *