Aniversário verde: papel semente

Eu tinha prometido aqui que toda sexta iria postar algumas inspirações para a festinha do 1 ano do Vítor, né? Mas como vida de mãe é uma caixinha de surpresas, acabei falhando já na primeira semana.

Enfim, vou começar a série de posts mostrando minha ideia para o convite: papel semente.

Para quem não conhece, papel semente é um papel artesanal e ecológico que recebe sementes durante o processo de fabricação. Sendo assim, após o uso pode ser plantado. Ao invés de gerar lixo, ele se transforma em uma recordação viva.

Eu fiquei encantada quando descobri o material. Pesquisei na internet e achei uma empresa chamada Papel Semente. Entrei em contato via email e fui muito bem atendida.


Imagem de divulgação no perfil do Papel Semente no Facebook, crachás feitos com o material.

Algumas informações técnicas disponibilizadas pela empresa:

* O Papel Semente é produzido no formato 2B (66x96cm), o que corresponde a 8 folhas A4. Temos algumas medidas sugeridas para corte dando melhor aproveitamento.

* O Papel Semente pode ser impresso em policromia e responde bem a processos como Hot Stamping, Alto e Baixo relevo. A impressão 4 cores é feita em jato de tinta.

* As gramaturas do papel variam de 120 a 360 g podendo ser produzido nas cores pardo ou branco.

* Podemos fornecer o papel sem impressão em folha inteira ou cortada em A4, ou a peça já no formato desejado e com impressão, acabamentos e inclusive facas especiais. A arte é fornecida pelo cliente, nos formatos Corel Draw ou Adobe Illustrator.

* O prazo de entrega depende do tipo de peça, sementes e tipo de impressão, podendo ser a partir de 10 dias após o fechamento do pedido e validação da arte.

* As sementes mais adequadas para impressão são: Cravinho Francês (flor), Boca de Leão (flor), Rúcula e Camomila (chá).

* Para pedidos de folhas sem impressão, disponibilizamos também sementes de Agrião, Erva Doce, Manjericão e Salsinha.

* Não existe diferença de preço na escolha de gramatura, sementes ou cor do papel.

* Os valores variam dependendo do tamanho, formato, quantidade e impressão.

Depois de conhecer mais sobre o material a primeira pergunta que me fiz foi: mas quanto vai custar? Infelizmente vivemos em um mundo onde produtos orgânicos e sustentáveis custam muito caro (sendo que deveria ser o contrário, deveriam custar menos para incentivar o consumo consciente).

Solicitei um orçamento para 30 folhas A4 sem impressão, pois eu mesma faria a impressão na cidade onde moro. O valor enviado pela empresa foi de R$ 2,00 a folha, ou seja, R$ 60,00 + taxa de entrega.

Deixo aqui o valor apenas como uma referência base, o ideal é entrar em contato com a empresa e verificar direitinho. Mas no meu caso, considerando o número de convites que vou precisar, 30 folhas é bastante, sobraria papel até para os cartões de agradecimento das lembrancinhas.

E vocês, o que acharam? Já conheciam o papel semente?

* Confira também uma matéria do G1 sobre o papel semente.
** Além da Papel Semente existem outras empresas que produzem o material. Basta dar uma pesquisada. Comentei sobre ela pois foi a que entrei em contato para mais informações.
*** Para as meninas que perguntaram nos comentários do post anterior: Vítor está bem! Sexta parou de vomitar e dormiu bastante para recuperar a energia. Sábado já estava normal, brincando e bem animado.

Comentários Facebook

8 comments

  1. Oi Ananda, pois prazerzao flor! Que legaaaal saber das nossas coisas em comum! Como voce ve, sigo esperando, mas o Luigi ta chegando jaja! Ahh, que legal saber que vc tem a minha idade também!!!
    Vamos entao trocando experiencias né? Beijosssssss

    View Comment
  2. Menina adoreeeei esta idéia do papel semente. Já conhecia de algumas etiquetas de marcas de vestuário, mas imaginava que fosse uma iniciativa dos fabricantes. Muito bom ficar sabendo que temos acesso a este tipo de material. Obrigada pela informação, adoro pessoas que compartilham as coisas que realmente interessam. Já virei fã do seu blog. Bjsssss

    View Comment
  3. Adorei a ideia.. e nem achei tão caro assim… acho que dá para ter varias ideias e aproveitar a muito bem a proposta do papel!!!
    Vou anotar essa dica pro niver de Laís!
    Bjnhos em vcs!

    View Comment
  4. Ananda,

    Aqui é a Dani, co-estrela do nosso vídeo pro MMqD!
    Adorei a sua participação (minhas amigas até hoje falam do rim na farmácia, é fatooooooo) e gostei muito do seu blog também.
    Eu tenho uma bebê de 10 meses que, em breve, fará aniversário. Pensei em muitas coisas, e adorei a sua ideia do convite no papel semente.
    Vá nos contando as novidades!!
    Beijos para vocês!
    Dani

    http://viagensdeprimeiraviagem.blogspot.com

    View Comment
  5. Pingback: Aniversário verde: lembrança | projeto de mãe

  6. Pingback: Aniversário passo a passo | projeto de mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *