Clara e o desmame noturno (plano do Dr. Gordon)

Aproveitamos o feriado para fazer o desmame noturno da Clara. Ela está com 1 ano e 2 meses e ainda acordava várias vezes para mamar (de 3 a 5 vezes, mais ou menos, mas nunca contei para não me sentir frustrada).

A vontade surgiu a partir do momento que conheci a ideia e a compreensão de desmame noturno pelo Dr. Gordon, pediatra norte-americano. O profissional afirma:

“Eu tenho uma alternativa melhor ao desmame total ou método do choro. Bebês acordam para a melhor interação com suas mamães, mamar para voltar a dormir. Oferece-se um pouco menos que isso por algumas noites, então um pouco menos ainda e assim por diante, uma modificação gentil de comportamento irá guiá-los a entender que não vale a pena ‘bater na porta do restaurante fechado'”.

No entanto, o médico destaca que o método deve ser aplicado em bebês acima de um ano, pois eles estão preparados para dormir por mais horas. Antes disso, é totalmente normal e aceitável a criança acordar várias vezes, seja pela necessidade de sucção, aconchego e fome mesmo.

O que o Dr. Gordon orienta:

– Escolha 7 horas valiosas de sono para você e o bebê. Uma sugestão: entre 23h e 6h.

– Mude as regras no período escolhido. O bebê vai aprender a identificar que pode ter peito praticamente o tempo todo, mas que nesse momento é diferente.

Nas primeiras 3 noites:

– Antes do horário determinado ofereça o peito para dormir, quantas vezes for preciso. No entanto, pare de oferecer o peito como solução quando ele acordar após 23h (ou o horário escolhido).

– Ao invés do peito, abrace o bebê, converse, faça carinho. Amamente, se preciso, mas não deixe o bebê adormecer mamando.

Nas próximas 3 noites:

– Amamente para dormir até 23h. Quando o bebê acordar depois disso, pegue no colo, ofereça aconchego, carinho. Mas não o amamente.

Dr. Gordon adianta que as noites podem ser difíceis e que desistir é totalmente aceitável. O mais importante é respeitar o bebê e verificar se é o momento certo para os pais e para ele (e não por pressão do pediatra, da família ou qualquer outra coisa).

O profissional ressalta:

“Estou assumindo que você tem um bebê maravilhoso, saudável, de 12, 15, 20 ou 30 meses, que ainda adora acordar de noite a cada 2-4 horas para mamar, carinho, ninar, ou o que seja. Estou assumindo que você pensou muito nisso tudo, decidiu que quer fazer modificações no esquema familiar. Estou assumindo que ambos, pai e mãe, concordam que esta é a melhor opção. E, mais importante, que você está disposta a ir em linha reta no caminho das 7 horas de sono”.

Aqui em casa partimos das orientações do Dr. Gordon e fizemos os nossos ajustes. Na primeira noite, a Clara acordou meia noite e chorou por uns 10 minutos. Foi difícil, mas suportável no sentido de que eu estava segura da minha decisão. Além disso, ela havia mamado pouco mais de uma hora atrás, estava no meu colo, recebendo todo amor e carinho.

Depois, ela acordou mais algumas vezes e o choro foi diminuindo. Oferecemos água e revesamos os cuidados (eu e o pai). Pelas 5h dei o peito e comecei a observar que por esse horário ela realmente sente fome.

Na segunda e na terceira noite ela continuou acordando, mas sem procurar o peito. Colocamos a Clara na nossa cama e ela logo adormece. Depois, volta para o berço, que fica no nosso quarto.

Estou bem feliz com o resultado do desmame noturno. Apesar dela ainda não dormir mais horas, entendo que é um processo e demora um pouco. Espero que com o tempo ela se sinta pronta para dormir uma noite inteira (!).

DSC_0132

E por aí, rola muita mamação durante a madrugada?

* Texto original e completo do Dr. Gordon em inglês AQUI. Tradução em português na página “Soluções para noites sem choro” no Facebook, AQUI.

* Update de agosto de 2014: seguimos no desmame noturno por poucos dias e acabamos recuando. Senti que não estávamos prontas e fizemos as pazes (ou nem tanto) com a livre demanda, inclusive durante à noite/madrugada. Agora, quase 2 anos de amamentação.

Comentários Facebook

26 comments

  1. Leticia

    OI. Comigo foi bem dificil, desde que a Gabriely completou 1 ano eu queria desmamar ela, mas como sempre de noite eu estava muito cansada, eu não aguentava muito e dava o peito. Quando ele tinha 1 ano e 6 meses, eu consegui. Parei de dar o peito, ela chorou, mas o peito ela deixou. Mas cometi um erro, ofereci chá ou leite, durante a noite, e agora ele toma chá ou leite na mamadeira, quando acorda de noite. Eu penso que o desmame é uma iniciativa da mãe, e persistencia da mãe. Quem sofre mais somos nós e as crianças não sentem tanto…..beijos

    View Comment
  2. Olá,
    vou desabafar: eu já me acostumei com essa coisa de amamentar várias vezes à noite. Tentei desmamar uma vez qdo minha fila tinha uns sete, oito meses por recomendação da pediatra. Não deu certo, foi um horror. Até troquei de pediatra. Definitivamente, eu não estava preparada para aquilo, nem eu nem minha filha. Até escrevi sobre isso (http://www.maetododia.com/286093438/1487549/posting/porque-acostumar-mal-um-filho). Nessa ocasião, quase entrei em parafuso por causa de orientações equivocadas de uma pediatra sem noção nenhuma sobre criação com apego, misturado com minha falta de informação e de auto confiança.
    Hoje, minha filha tem um ano e ainda não consigo pensar em extinguir a mamada noturna. Até penso que seria bom voltar a dormir durante várias horas seguidas, mas ainda não estou preparada. Já me conformei com o fato de que a amamentação noturna vai continuar aqui em casa indefinidamente. Também já escrevi sobre isso (http://www.maetododia.com/286093438/1524673/posting/as-delicias-da-madrugada-o-primeiro-ano-da-alice) e, definitivamente, não me sinto pronta para o desmame noturno. Quem sabe daqui a um tempo. Na verdade, quero acreditar que isso aconteceria naturalmente. Ou seja, ela deixaria de mamar por conta própria. Será???????
    Bom, de qualquer forma, isso é só um desabafo mesmo… boa sorte com sua pequeninha e um grande abraço!!!!! 🙂

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Oi Elisa! Tudo bem?
      Pode desabafar! Eu te entendo! Por um tempo também aceitei a questão das mamadas noturnas e relaxei, tanto que rolava muita CC e às vezes eu nem via se estava amamentando ou não.
      No entanto, fui cansando e agora resolvi tentar esse desmame. Claro que a gente tem que ir sentindo, né? Se não der certo ou se não estiver sendo bom pra gente… voltamos atrás, assim como tu fez uma vez.
      Também me perguntava se um dia a Clara deixaria de acordar por conta própria. E se sim, quando??? Hehehe!

      Grande beijo e volte sempre 😉

      View Comment
  3. Sou fã do plano do Dr. Gordon! mas além de limitar horários, tambem estabeleci o local (nao coloquei isso no Post pois ja estava grande demais). Então a regra número 1 foi “nao tem mamadas na cama, a nao ser que esteja de dia” – pois a mamada da manhã continua sendo na minha cama, a única. E a mamada antes de dormir (que acontece por volta das 7:30) passou a ser sempre no sofá da sala.

    Assim ela desvinculou as mamadas com a cama. Outro dia mesmo, ela veio dormir com a gente de novo (pois estava gripada) e não pediu pra mamar nenhuma vez durante a noite. Mas foi chegando o horário de acordar (6:30) que ela PLIM! Ligou o automático! 🙂

    Interessante, ne? 🙂

    Beijos pra vc! Torcendo pra que ela logo passe a dormir a noite toda!!!

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Bem interessante mesmo. Não tinha pensado nisso… na associação da mamada com o local. Obrigada, Lu! Realmente espero que a noite inteira de sono não demore mais tanto. Pq olha… tá complicado!!! Beijos!

      View Comment
  4. Juliana

    Nossa muito boa esta dica!!!
    Estou em franco desespero a noite passada tentei tirar a mamada noturna e foi um desastre, a minha bebe de 1 ano e 4 meses chorou das 10 da noite as 3 e meia da manha quando acabei desistindo.
    Durante este tempo fiquei com ela no colo o tempo todo e qnd adormecia colocava no berço mas era instantaneo e ela acordava e começava tudo de novo.
    Vou ver se consigo colocar essa tecnica em pratica mas a Isabela é bemmmm insistente.

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Olha, Juliana… aqui não funcionou tão bem e faltou persistência da minha parte. A teoria realmente é boa, mas colocar em prática não é tão simples. Boa sorte e boas noites de sono pra gente!

      View Comment
  5. Pingback: Desmame noturno: fail

  6. jucicleia dias

    nossa adorei as dicas estou a dias querendo desmamar o Guilherme que esta com um ano e quatro meses e ainda acorda no mínimo 2 vezes eia noite, so que agora piorou porque viajei durante um mês e neste período ele dormiu comigo todas as noites agora que voltei pra casa ele não quer mais dormir no berço so na cama conosco ai não dorme ninguém bem nem eu, nem meu marido muito menos o bebe fora que ele acorda toda hora querendo mamar, eu não aguento mais. vou tentar esse método pra ver se funciona.
    beijos e obrigada pelo espaço para desabafo…

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Boa sorte, querida! Não é fácil mesmo! Espero que te ajude, pois boas horinhas de sono fazem muita diferença! Beijos!

      View Comment
  7. Pingback: Desfralde noturno: voltamos atrás | Projeto de Mãe

  8. bom dia…esta fazendo 48 horas que estou sem amamentar…o Leonardo está dormindo a duas noites somente a 1 hora da manha …chora um pouco mas entende que o TETE está ruim desde sabado que foi quando tomei coragem para passar propolis no bico do peito…ele experimentou e chorou muito…pois é ruim de mais…amigas tambem tentei tirar o peito a noite e não consegui, agora tirei do peito totalmente…pois ele mama pouco e de 3 em 3 horas, estou sofrendo mas é o momento de crescermos juntos…já vai fazer 2 aninhos dia 9 agosto…boa sorte a voceis todas…

    View Comment
  9. Elisangela, eu, particularmente, não acho legal associar o peito com um gosto ruim. Acho que fica contraditório para a criança, já que a amamentação por tanto tempo foi relacionada com algo gostoso para ela. De qualquer forma, o importante é mãe e filho estarem em sintonia para uma decisão como o desmame. Boa sorte pra vcs 😉 Beijos e obrigada pelo comentário!

    View Comment
  10. Liliane Braz

    Hj eh a primeira noite que Fernanda de 1ano e 9 meses dormi sem ser no peito. Confesso q ta sendo dificil p mim, nesse momento ela ta dormindo e eu pensando q ela n mamou. Tenho receio q ela n me deh a mesma importancia e carinho como nesse tempo q mamou. Tem sido uma luta, pois ate hj n dorme a noite toda e n toma gogó. O que vou oferecer qd acordar de madrugada? Nao gosta de mamadeira tb. Meu seio ainda fica assado, pois mama inumeras vezes durante o dia e a noite. Estou sem trabalhar p cuidar dela.

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Liliane! Espero que a adaptação tenha sido tranquila por aí! O carinho, amor e vínculo vai continuar, pode ter certeza. Grande beijo!

      View Comment
  11. Karen Moraes

    Ola pessoal tenho gemeas de 1 ano e 9 meses sao prematuras de 26 semanas FICARAM 65 DIAS NA UTI UM SUFOCO e tanto, e por conta de tudo que elas passaram me acho super protetora a Victoria LARGOU O PEITO COM 11 meses e Yasmim mama ate hoje porem preciso tira la do peito eu estou com 47 kilos nada mais me cabe ja gasto muito energia por ser duas e a Yasmim acaba me consumindo demais a noite pois ela acorda mais de 5 vezes para mamar e pelo cansaço chega uma certa hora que acabo a deixando na minha cama a dois dias que ela nao mama mais durante o dia mais a noite esta dificil ela chora muito e por muito tempo …. adorei a dica e colocarei em pratica hoje espero daqui a alguns dias vir dar noticias boas para voces que meu desmame noturno foi um sucesso rs bjinhos em todas

    View Comment
  12. Cleydianne Frade

    Ola mamães.
    Minha filha tem 1 ano e 1 mes, ela mama o dia todo apos o cafe da manhã, almoço, cafe da tarde e para dormir, ela dorme por volta das 21:00 e acorda mais ou menos as 03:00 e 07:00 para mamar.
    Ha duas noites comecei a passar po de cafe no peito, quando ela acorda eu falo: o peito da mamae esta eca. ela cheia as vezes pega para mamar e larga

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Cleydianne! Tudo bem? Entendo que amamentar não é fácil e exige bastante da gente. Mas será que passar café no peito é uma boa ideia? Ele vai representar uma associação negativa com o peito, com algo que por muito tempo foi sinônimo de amor, afeto e alimento. Eu acredito muito na entrega mãe e filho e sempre busco no diálogo o melhor caminho. Aconselho a conversar com a tua filha e explicar os teus motivos para não amamentar mais. Fale de forma simples e direta. Aos poucos, vá apresentando alternativas para o peito, ou seja, outras formas de contato e carinho além do leite materno. Boa sorte!

      View Comment
  13. Cristina

    Olá! Minha bb depois dos 3 meses dormia a noite toda. Após 1 ano ela começou a acordar por volta de 2 a 3 vezes para mamar. Hoje ela está com 1 ano e 6 meses e na última consulta a pediatra disse que ela engordou muito…600 g em 15 dias….Disse que é por conta do leite materno noturno. Estou há 3 dias tentando o desmame noturno. Coloco o marido pra tentar consolá-la….Ela chora muito…está sendo uma barra. Será que o aumento de peso se deve a isso? Ela tem uma alimentação saudável. Nada de açúcar e industrializados.

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Cristina! Desculpa a demora para te responder. Estranho o aumento em tão pouco tempo. Mas, sinceramente, não posso acreditar que seja por conta do leite materno. Tu chegou a investigar? Como ficaram as coisas?

      Beijos e feliz 2015!

      View Comment
  14. Natália

    Gente meu bb so tem 7 meses, mas ta difícil aqui as coisas, ele mama demais a noite, chora de olhinhos fechados ate sentir o peito em sua boquinha e dorme novamente… meu quato é peqno então optamos por cama compartilhada ja q nao cabe outra cama ou berço, só q o resultado foi q meu marido tem q dormir em um colchão de solteiro no chão pois o bb é espaçoso dmais… ai dificultou ate nossa vida conjugal, pois se quero dar atenção q meu marido merece o radar do bb avisa e ele abre o berreiro ai deixo o marido na mão pra dar o peito pro bb ( isso acontece sempre, então meus momentos com meu marido se resumem de quase nada à uma rapidinha rsrs), mas ele mama tanto e não larga com facilidade q qndo vejo meu marido dormiu d tanto esperar… o bb mama geralmente mais de 6X por noite e exageradamente demoradas, fico toda dolorida por ficar d lado e d mal jeito. .. queria optar pelo desmame noturno mas tenho pena dele… amo amamentar mas não sei o q faço.

    View Comment
  15. Bom dia. minha bebe tem 11,meses e 15 dias ela acorda mais de 8 vezes pra mama anoite e tem noite q neim larga o peito ela larga então entrei nessa de desmame noturno não ta sendo facil mais ela já esta acordando menos.

    View Comment
  16. Cintia Almeida

    Bom dia.

    Minha bebê dormia a noite toda desde os 2 meses, mas aí quando ela completou 5, voltei a trabalhar e duas semanas depois ela começou a acordar de 2 em 2h, as vezes antes disso, para mamar e nada além do peito a acalmava e isso se estendeu até poucos dias. Hoje ela está com 11 meses.

    E pra ajudar ela não pegou mamadeira.

    Li esse texto na semana passada e no mesmo dia comecei a “aplicar” esta técnica. Hoje completou uma semana e ela já dormiu por 6/7 hrs seguidas nas ultimas duas noites.
    Quando ela acorda pego no colo e balanço, faço carinho, beijo e canto.
    A primeira noite foi a mais difícil (na verdade foi menos do pensei) mas a partir da segunda ela já não chorou tanto. Voltou a dormir em 30 minutos. Estou muito feliz, achoque tá dando certo. Obrigada por compartilhar essa experiência com a gente. 🙂

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *