Desmame noturno: fail

Aqui o nosso projeto de desmame noturno (baseado no plano do Dr. Gordon) falhou. Tentamos por aproximadamente uma semana e confesso que faltou persistência da minha parte. Ofereci água por algumas noites e o choro inicial chegou a diminuir. No entanto, as inúmeras acordadas continuaram, então acabei cedendo e voltando a oferecer o peito, por pura facilidade mesmo.

Vamos combinar: é muito mais prático oferecer peito meio dormindo. A criança mama o que precisa e logo adormece de novo. Sem embalo, sem música, sem história. Volta para o berço ou fica na cama dos pais mesmo e todo mundo dorme pouco tempo depois.

Com a proposta do desmame noturno o processo era muito mais demorado e cansativo. A gente oferecia água, fazia carinho, conversava. A Clara chorava um pouco e demorava para voltar a dormir.

Nas primeiras noites eu me mantive motivada, pois acreditava que logo ela ia acordar menos vezes. Mas isso não aconteceu tão rápido quanto eu gostaria e eu fiquei frustrada. Assim, optei por suspender o desmame noturno e tudo voltou a ser como antes. Muitas acordadas durante a madrugada, todas com peito. E o meu desejo de uma noite inteira de sono continuou sendo apenas um sonho (distante?).

Quem sabe daqui alguns meses podemos tentar de novo. Por enquanto, seguimos nos embalos da mamação noturna e toda noite pensando: “será hoje que a Clara vai dormir uma noite inteira?”. Lembrando que a moça está com 1 ano e 4 meses.

E por aí? Criançada dorme que nem anjinho a noite toda?

* No post de ontem indiquei um texto ilustrado da Lu Azevedo sobre desmame e mamação noturna. Vale a pena conferir, é muito engraçado!

Comentários Facebook

13 comments

  1. Tenho uma menina de dois anos e ainda não desmamei pq senti muita dó.
    E só com um ano e dez meses que ela passou a dormir sete horas seguidas.
    Passei umas tardes longe dela e teve febre por sentir minha falta.
    Cada criança tem seu jeito e suas necessidades.
    Um abraço.

    View Comment
    • Minha menina tem 1 ano 2 meses, ela mamou peite até os 7 meses, depois precisei retornar ao trabalho e ela já entrou na mamadeira. Mesmo com a mamadeira ela ainda acorda de madrugada pra mamar, de uns tempos pra cá tem acordado menos, antes era bem mais. Algumas noites ela já dorme inteira, mas normalmente, acorda ainda 1x pra mamar por volta das 3 da manhã. Acredito que conforme ela for crescendo ela irá dormir mais, até passar a dormir a noite inteira. Também tentei esse método da água, do carinho e do diálogo, mas assim como você isso me cansava muito mais e no dia seguinte eu não tinha pique pro trabalho, então também acabo optando pro que seja mais rápido e que me traga mais tempo de sono e descanso. Bjs.

      View Comment
      • nandaetges
        Author

        É o mesmo caso que eu. A gente precisa ter o mínimo de sono, então acaba optando pela solução mais imediata e simples, né? Tomara que a gente possa ter boas noites de sono em breve! Beijos!

        View Comment
  2. Não sei se vc já leu, mas o livro “Besame Mucho” explica muito bem essa questão da mamada e das acordadas noturnas. Antes, eu tinha medo de que as mamadas noturnas prejudicassem minha filha, inclusive uma pediatra sem coração (e sem noção) me falou que eu estava fazendo minha filha regredir. Até que, com novas leituras, pude descobrir que as crianças acordam várias vezes durante a noite (até dois ou três anos) e que isso é perfeitamente natural. O legal do livro é que ele explica tudo isso de um modo simples e nos coloca no lugar da criança o tempo todo. Vale a pena. Eu tenho uma versão em PDF que uma amiga me passou, se vc quiser, me manda um email e eu te passo.
    Boa sorte e um abraço,
    Elisa

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Oi Elisa! Obrigada pelo carinho. Eu já li esse livro, mas faz mais tempo. Também tenho o PDF, acho que vou pegar de novo para ler especificamente sobre isso. Obrigada pela lembraça. Beijos!

      View Comment
  3. Vanessa

    Oi Ananda!! então.. a Manuela está com 1 e nove e ainda mama peito. Só peito. Tb desisti de desmamar ela, tentei muitas vezes, o peito começa a doer de tão cheio e ela não desiste. Eles são mais persistentes que nós… O Dr. Fausto me disse uma vez que só vou conseguir tirar quando eu tiver erteza disso. e é isso que não tenho. É tão bom ter o peito quando eles estão ruinzinhos… Esta semana troquei o anticoncepcional para ver se seca ou diminui o tal do leite… mas tenho lá minhas dúvidas.. Abraços!!

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Oi Vanessa! É, acredito que o primeiro passo seja tu estar decidida!
      Além disso, se tu te sente bem amamentando e a Manu gosta… não vejo motivos para parar 😉
      Vou catar o PDF aqui e te envio. Beijos!

      View Comment
  4. Ana

    Oi Ananda, minha filha está com 3 anos e meio, mamou até os 10 meses. Até os 8 meses eu ia na escolinha amamentar durante o dia, depois só há noite. Eu aguentei 2 meses apenas e decidi que não daria mais, pois ela comia de tudo já. Eu achei que seria impossível, mas sempre contei com a ajuda do meu marido, que foi fundamental, pois ele é persistente e eu desisto logo, pois não posso vê-la chorar. Na primeira noite eu fiquei na sala e ele foi pro quarto com ela e a mamadeira. Tomou o leite e dormiu. Acordou de madrugada, fizemos outra mamadeira, e ele deu pra ela. Em 4 dias, ela nem lembrava o que era peito! E nunca mais nem procurou! Falei com minha médica que me orientou como “secar” o leite. E assim foi bem tranquilo. Faz um ano que ela não toma mais leite de madrugada e dorme a noite toda!!!! coisa bem boa!!!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Ana! Muito obrigada por compartilhar a tua história! Realmente, o apoio do marido é fundamental para qualquer que seja a escolha. Beijos 😉

      View Comment
  5. Pingback: Aprendizagem de sono: como ensinar o seu filho a dormir | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *