Sono: socorro! Meu filho não dorme!

Depois que relatei, tanto no Facebook quanto no blog, que estava recebendo uma assessoria em sono infantil para tentar melhorar a hora de dormir aqui de casa, muitas pessoas perguntaram como funciona o serviço. Então, convidei a Michele Melão, da Maternity Coach, para contar mais sobre o trabalho desenvolvido com diferentes famílias, com foco na qualidade de sono do bebê.

O atendimento dela tem nos ajudado a entender mais sobre o assunto e fazer pequenas alterações que já refletem no sono, especialmente da Clara.

Então, com vocês… Michele!

***

Durante a semana passada, tivemos a oportunidade de ler aqui no Projeto de Mãe algumas dicas para melhorar a qualidade do sono do bebê e como foi a sensação da mãe a primeira vez que a filha dormiu por 8 horas seguidas. Simplesmente sensacional!

Dormir é um aprendizado, nenhuma criança nasce sabendo o que fazer para dormir ou como voltar ao sono após a finalização de cada ciclo (de 90 minutos). Muitas dormem muito, outras mamam muito e não resta tempo para dormir, há ainda os que não dormem por cólicas ou outros incômodos e também aquelas crianças que mudam os hábitos de sono de repente (para melhor e às vezes, infelizmente, para pior).

Importante as mães entenderem que cerca de 97% dos problemas de sono dos bebês são decorrentes de maus hábitos, não se tratando de distúrbios ou doenças sérias.

Como consultora de sono infantil, sou procurada por famílias que enfrentam as mais variadas situações – os filhos que dormem demais, os que comem demais, acordam demais, choram demais ou demoram muito para pegar no sono. Mas o que é uma consultoria de sono infantil? Como funciona?

Primeiramente gostaria de frisar que o trabalho pode ocorrer via Skype, telefone ou email. Dificilmente tenho que ir até a casa das pessoas – isso pode acontecer quando a mãe está extremamente exausta ou no caso de gêmeos por exemplo.

Todo aprendizado de sono que é promovido para o bebê é cuidadosamente pensado levando em consideração o perfil, filosofia e estilo de vida de cada família e acima de tudo respeitando a personalidade da criança.

MiNa aprendizagem, o principal objetivo é fazer com que o bebê goste de dormir e que encontre prazer e satisfação nesta hora. Assim como andar ou falar, o dormir pode ser uma descoberta muito interessante para o bebê, algo novo que traz conforto e por isso não podemos prever quanto tempo o bebê levará para aprender.

Rotina, consistência e promover segurança para o bebê são itens fundamentais do aprendizado e os resultados são surpreendentes.

Michele Melão é consultora de sono infantil e baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute (IMI), Califórnia, e é sócia da Maternity Coach – uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Comentários Facebook

3 comments

  1. Pingback: Sono e falta de paciência: a criança que não dorme | Projeto de Mãe

  2. Cyntia

    Olá, como funciona essa consultoria? Estou passando sufoco aqui em casa com dois bebês. Não quero qo mais novo siga o mesmo caminho do mais velho ( o q já começou). Moro em João Pessoa e não consigo encontrar uma consultoria por aqui. Gostaria de saber se é possível q eu consiga issoo mesmo a distância. Obg….e Parabéns pelo blog

    View Comment
  3. Silvana

    Boa tarde Michele! Meu filho tem dificuldade em manter o sono. Depois de 20 min que dormiu, ele levanta os braços e esfrega as mãozinhas no rosto e se acorda! Estamos enrolando ele no cueiro, cobertor para que ele possa dormir melhor, mas ele já está crescendo e essa técnica não vai funcionar mais. Acha que pode me ajudar? Fico no aguardo. Grata.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *