Volta às aulas e readaptação

Dia marcado por volta às aulas. Hoje nos despedimos das férias e retomamos a rotina. Crianças na escola, mamãe e papai trabalhando.

Estava com receio do retorno e de como seria a readaptação. Afinal, foi praticamente um mês e meio em casa, boa parte comigo e agora nos últimos dias com a vovó e o papai.

Por isso, ainda na semana passada começamos uma contagem regressiva. Fiz um calendário (disponível para download AQUI) e fomos marcando juntos. Assim, cada dia lembrava do retorno e comentava sobre algo legal da escola, como: “vamos rever os amigos”, “brincar na pracinha”, “fazer atividades com a profe”.

A tática funcionou e ajudou bastante. No domingo o Vítor mesmo comentou: “amanhã vai ter escola e vou ver meus amiguinhos”.

Outra estratégia que usei foi fazer um café da manhã especial hoje cedo. Coloquei a mesa, fiz desenhos nos pratos com frutas e acordei os dois com toda empolgação. O Vítor aceitou super bem e se animou junto. A Clara foi mais difícil, pois é meeeega complicado tirar a bichinha da cama cedo!

Ela reclamou, chorou e quis colo. Mas como me adiantei com o relógio, isso não interferiu no nosso horário e não nos atrasamos. De tal forma, não precisei apressar as crianças, o que geralmente deixa todos estressados já cedinho e meio que estraga tudo.

Como o Vítor e a Clara estudam em lugares diferentes e eu estava sozinha, levei primeiro a Clara e o Vítor desceu comigo. Ela chorou bastante, tadinha. Imaginei que seria tenso, pois a pequena é super grude na mamãe.

Depois, levei o Vítor, que foi super tranquilo (amém, todas vibram)! Deu tchau e foi bem feliz brincar com os amigos.

Agora vamos ver como será amanhã!

E por aí, as aulas já recomeçaram? Quais as dicas para readaptação?

ProjetoDeMae_Foto_42

Comentários Facebook

6 comments

    • Ananda Etges
      Author

      Boa sorte! Os primeiros dias talvez vão ser complicados, mas com paciência e carinho o Otávio vai entender e logo se adaptar!

      Beijos!

      View Comment
  1. Luciene Asta

    Eu com um pequeno de 3 anos e 8 meses, que sai de casa cedo conosco, sei como é a rotina da manhã. Então não me contive em perguntar: que horas voce acordou pra conseguir fazer um café da manhã especial ?!?!?!?!?!?!?!?!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Hahahaha! Boa pergunta! Acordei 6h30! Mas já tinha deixado as coisas semi prontas no dia anterior, como roupas separadas, mochilas arrumadas, etc. Beijos!

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *