Miíase, berne ou bicheira: what the hell?!

Esta semana tivemos uma bela surpresa (sqn). Lembram do sangue no ouvido do Vítor? Então, não era infecção. Era miíase.

Mas o que diabos é miíase?

Popularmente, a miíase é conhecida como berne ou bicheira. Trata-se de uma infestação de larvas de moscas na pele. Existem dois tipos de miíase:

Primária: é quando os ovos das moscas são depositados na pele sadia e eclodem larvas. As larvas da miíase primária são conhecidas como berne e geralmente são únicas. É o tipo de miíase que o Vítor tem.

Secundária: é quando a mosca coloca os ovos em feridas abertas na pele. No caso, a doença é conhecida como bicheira e, em geral, caracterizada por várias larvas.

A doença é então transmitida por moscas e mais comum na área rural ou em cidades do interior.

Sintomas

Na miíase primária, as larvas penetram na pele e começam a formar uma ou mais lesões de aspecto nodular, avermelhado, com um orifício central. Ali, é eliminada uma secreção aquosa que pode ter um pouco de sangue junto.

No Vítor, a primeira manifestação que nos levou para investigação médica foi um sangramento expressivo no ouvido, local em que a mosca colocou a larva. No otorrino, conseguimos ver direitinho o orifício através do sistema de vídeo disponível no consultório.

Segundo o médico, o desenvolvimento da larva progride muito rápido. A dor é como uma fisgada e o paciente pode sentir bastante coceira. O Vítor não chegou a reclamar de nada, só no domingo, quando teve o sangramento.

Tratamento

De tempos em tempos, a larva sobe ao orifício na pele para respirar e a movimentação pode ser percebida. Assim, para matá-la, o médico pode aproveitar a saída da larva para retirá-la.

Outra alternativa, que escolhemos para o tratamento do Vítor, é colocar remédio e fechar o local da infestação com um curativo. Assim, a larva morre sufocada.

Ontem o médico aplicou a medicação e fez o curativo. Hoje, depois de 24 horas, vamos fazer a retirada. Torçam pelo pequeno que tem super colaborado. Um orgulho só!

Comentários Facebook

5 comments

  1. Tami

    Ananda, que doido isso! Como é que a mosca foi colocar os ovos ali? Gente?
    Como meu Deus?
    Soneca da tarde exposta? Noite mesmo e a mosca no quarto?
    Estranho muito estranho!
    Preocupei!
    Boa sorte!
    beijos

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *