Pressa: uma palavra para riscar do vocabulário

Vamos, filho. Mamãe tá com pressa.
Estamos atrasados.
Termina logo que a gente tem que ir.

Frases volta e meia repetidas por mim para as crianças. Especialmente pela manhã, quando nos arrumamos para sair. O Fábio entra mais cedo no trabalho, então eu sou a encarregada de acordar as crianças. Tomamos café da manhã, nos arrumamos e os levo para escola. Ritual que dura entre 1 e 2 horas.

Acontece que crianças são imprevisíveis. Às vezes um não quer acordar, outro demora mais para comer. Quando acordam animados, querem brincar. Nada mais justo, né?

E eu sou a chata do relógio. Controlando os minutos para não atrasar. Para ir logo. Para contornar a pressa.

Pressa, danadinha que não deixa a gente em paz. Nós, os adultos, que temos a vida regida pelos ponteiros. Soldados que não saem do ritmo e não entendem a lógica do querer.

Sorte das crianças, que são regidas pelo agora. Só o momento que importa. Explicar o futuro pode ser um teste de paciência. Quando será outubro, mãe? Fazemos um calendário juntos para descobrir. Logo, o pequeno se desinteressa. Afinal, melhor brincar agora do que se preocupar com a espera.

E a gente insiste em querer apressá-los. Na rotina, para chegar no horário no trabalho. Nas etapas de crescimento, pois o depois sempre parece mais promissor. Quando vai sentar? Quando vai gatinhar? Quando vai caminhar?

Tempo, tempo, tempo. Maldito impaciente que coloca a palavra pressa no nosso vocabulário. Pois quer saber uma coisa? Eu a risquei. Pelo menos do vocabulário dos meus filhos. Que eles me iludam com a ansiedade pelo agora. Que o depois só a mim importe, em segredo. E se isso significar 5 minutos de atraso matinal, que assim seja.

Por mais calma. Por mais alma.

E que o tempo passe devagar por entre os nossos dedos, para curtir cada segundo com nossos pequenos.

ProjetoDeMae_Fotos_73

Comentários Facebook

0 comments

  1. Pingback: PRESSA: RISQUE ESTA PALAVRA | Enciclopédia Materna

  2. Pingback: Vida de irmãos: "O mano primeiro" | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *