Mamãe foi viajar e… a amamentação? Como ficou?

Na semana passada fui viajar sozinha por 5 dias. A Clara está com 3 anos e 2 meses e ainda mama no peito. Sendo assim, a amamentação foi a minha maior preocupação nos dias que ficaria fora. E se ela desmamasse?

Eu não queria um desmame agora. Estamos tranquilas em relação ao peito. Ela mama apenas à noite e demonstra muito apego ao “tetê”. Temos nossa rotina e não nos incomodamos com os comentários alheios que insistem em aparecer quando o assunto é amamentação prolongada.

Na véspera da viagem, tentei não pensar muito nisso. Expliquei que ficaria fora, fiz o calendário para mostrar quanto tempo iria demorar para voltar e fui.

A viagem estava maravilhosa e aproveitei muito! Os 2 eventos que participei foram incríveis e tudo correu como deveria (voos, hospedagem, etc).

Ligava para as crianças todos os dias no fim da tarde, quando eles chegavam da escola. A Clara falava comigo no telefone e sempre dizia que estava bem. O Vítor nem queria me atender, de tão distraído que estava brincando. Sofrência materna mode on hahaha.

Meu peito não encheu durante a viagem e não vazou nenhuma vez. Procurei não estimular e realmente deixei as coisas acontecerem.

Quando voltei na sexta, estava ansiosa para ver a reação da Clara. Ela me deu um abraço apertado e volta e meia passava a mão no peito ou fazia carinho perto do tetê.

Não ofereci, queria ver se ela pedia. E ela foi solicitar só na hora de dormir, como de costume. Deitamos juntas e ela mamou com vontade.

Durante a madrugada, ela mamou umas duas ou três vezes, algo que não fazia mais. Deixei ela aproveitar. Não senti dor, mas percebi que não estava saindo muito leite. Ela sugava um pouco e virava dizendo: “cabô tetê”.

Nas noites seguintes, mamou só antes de dormir. Quando acordou no meio da noite deitou ao meu lado e apagou de novo.

O Fábio contou que nas primeiras noites que eu não estava ela acordou e foi até o meu lugar na cama me procurar. Quando se deu conta da minha ausência, chorou dizendo: “Mamãe não tá, mamãe não tá”. O Fábio a lembrou de que eu tinha ido viajar e a aconchegou para dormir novamente.

No fim, penso que a viagem não atrapalhou a nossa história de amamentação. E assim seguimos… juntas e com tranquilidade para crescer. Tudo no seu devido tempo.

InstagramCapture_027a0fb3-00cf-40ea-b9da-664438e228c4

Comentários Facebook

2 comments

  1. Pingback: Desmame da Clara: o início do fim - Projeto de Mãe | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *