Desafio da maternidade: conheça o maior e mais intenso deles

Ananda_Selo_MaetrocinioA maternidade é cheia de desafios. Desde as lágrimas diante do positivo até o riso solto ao ver o bebê pela primeira vez. Tocar aquele ser tão frágil, tão cheio de vida. Lidar diariamente com as dúvidas que surgem: a água do banho está na temperatura certa? A fralda não vai vazar? Será que o bebê está com febre?

E é incrível como mesmo depois de uma certa experiência, digamos assim, um novo bebê chega para tirar a gente da zona de conforto outra vez. Talvez as dúvidas de uma mãe de segunda, terceira ou quarta viagem não sejam as mesmas daquela mulher que segura o filho no colo pela primeira vez. Mesmo assim, vão existir questões, angústias e inseguranças. Cada criança é única, assim como os desafios da maternidade vão apresentando em um novo contexto.

dsc_0073

Olhando as fotos das crianças pequenas, especialmente recém-nascidas, vejo mil faces de uma Ananda mãe. Na verdade, aparecer mesmo apareço em poucas imagens. No entanto, estou ali. Por trás de cada sorriso, olhar, movimento. Algumas vezes posso até me ouvir dizendo: “deixa eu só ajeitar a roupinha do Vítor”, “espera que a Clara acabou de mamar”.

Os registros me fazem lembrar de desafios que com o tempo fui esquecendo: as noites em claro, a exaustão no início da amamentação, os dilemas para conciliar a atenção com dois filhos pequenos.

dsc_0181
Hoje os dilemas são outros e a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo proporcionou um encontro entre 5 mães para falar sobre os desafios da maternidade. Gravamos antes da minha viagem e foi uma tarde incrível! É fantástico como mães juntas sempre encontram assunto. Afinal, falar dos nossos filhos é como falar do nosso melhor e, por isso, sobre o mais puro amor.

A partir das nossas conversas percebi que o maior e mais intenso desafio da maternidade vai muito além de todos os perrengues que passamos com os pequenos. O puérperio, a introdução alimentar, a volta ao trabalho, a ansiedade de separação, nada disso é tão desafiante quanto imaginar a nossa vida sem os nossos pequenos. Isso sim é um desafio para uma mãe.

Confira o resultado do trabalho no vídeo. Emoção de mãe (:

Ananda_Rodape_Maetrocinio

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *