18 profissões do futuro para mães

No mundo atual, as mulheres possuem mais liberdade para serem o que quiserem. Isso não acontecia há um certo tempo, pois havia muito preconceito em torno das mulheres no mercado de trabalho. Dito isso, vamos conferir a seguir 18 profissões do futuro para mães.

Ser mãe e trabalhar com certeza é um desafio ainda maior, pois ambas as atividades são muito desgastantes. Além disso, é preciso de dedicar para que todas as tarefas sejam exercidas com excelência. Nesse sentido, o ideal é que a mulher encontre uma profissão que possa ser conciliada com os cuidados com o filho.

Hoje em dia, o perfil dos profissionais está mudando cada vez mais. Isto é, os serviços gerais, trabalho autônomo e afins têm crescido bastante. Além disso, as mães também conquistaram alguns avanços. Exemplos disso são a dispensa para aleitamento e licença maternidade.

Para as mães, as melhores opções de emprego são aqueles que possuem horário flexível, com empresas responsáveis ou meio período. Pensando nisso, trouxemos exemplos de cada um desses empregos.

Empregos que têm horário flexível

A primeira categoria de empregos que trouxemos é a de empregos que possuem uma carga horário mais flexível que o comum. Em resumo, nesse emprego, as mães podem gerenciar melhor o seu tempo. Assim, fica muito mais fácil de cuidar dos filhos. Por isso, conheça algumas profissões que permitem essa flexibilidade com os horários.

Profissional de arquitetura

O primeiro exemplo que trouxemos é a profissional de arquitetura. Esse emprego permite a flexibilidade no horário devido aos projetos levarem um tempo para serem desenvolvidos. No dia a dia, a arquiteta deve agendar reuniões, visitar obras e outras tarefas. Porém, sempre com organização, sendo possível conciliar o emprego com a maternidade.

Área de Direito

As mães também podem explorar a área de Direito, uma vez que, com isso, é possível ser advogada, assistente jurídica ou seguir com a carreira de concurso público. Portanto, você terá liberdade para organizar os seus horários com as reuniões, audiências e produção de peças.

Administradora de imóveis

O emprego de administradora de imóveis pode ser exercido de forma autônoma ou em uma empresa. Sendo assim, a administração de imóveis permite que a mãe tenha um horário bem flexível na sua rotina de trabalho. Por isso, pode ser uma excelente forma de retornar ao mercado de trabalho e conciliar com a maternidade.

Profissional da saúde

É comum pensar que os profissionais da saúde não tem tempo na sua rotina diária – e na maioria das vezes isso ocorre. Contudo, se você trabalhar em clínicas particulares ou em um consultório, os horários de atendimento serão flexíveis. Afinal, você mesma decidirá qual o horário é mais adequado para receber os pacientes.

Emprego na área de comunicação

Você pode conciliar a maternidade com o emprego na área de comunicação. Isso porque essa área tem crescido bastante, podendo, inclusive, atuar como uma freelancer. Hoje em dia, é comum que esse trabalho seja exercido na modalidade remota. Portanto, você irá desenvolver as atividades de casa.

Atividade física

Outro emprego com horário flexível é na área de educação física, com alunos marcando um horário específico. Além disso, essa é uma forma de se exercitar e cuidar da saúde na maternidade.

Cargo de vendedora

Um dos empregos que mais cresce hoje em dia e que é necessário em quase todas as empresas é o de vendedora. Afinal, você pode vender qualquer coisa, desde um curso profissionalizante, eletrodomésticos até lembranças, como presente para amiga, mãe etc.

Ao ser vendedora, você precisa se preparar para exercer esse emprego com qualidade. Por isso, existem algumas técnicas que podem te auxiliar na rotina de vendas. Um exemplo de técnica é ter texto pronto para vender um produto. Isso é muito importante na conversão de vendas.

Outros exemplos de emprego com horário flexível

Outros exemplos de emprego com horário flexível que podem ser ótimas opções para as mães são dentista, psicóloga, nutricionista e redatora. É interessante citar ainda os empregos de fonoaudióloga, fisioterapeuta, designer e fotógrafa. Com isso, você tem cerca de 11 opções de emprego para as mães.

Empregos de meio período

Por outro lado, além dos empregos de horário flexível, você pode encontrar outras opções interessantes, como as de meio período. Inclusive, diversas empresas trazem a opção para trabalhar em período parcial do dia. Com certeza essa é uma alternativa benéfica para o dia a dia das mães.

Para atuar em empregos de meio período, você pode seguir na área da educação, por exemplo. No geral, as professoras de ensino fundamental, média ou infantil podem encontrar contratos dessa natureza. A nível universitário, pode ser mais difícil encontrar oportunidades assim, mas é possível.

Outra opção é como funcionária público, pois existem concurso com essa carga horária. Inclusive, os concursos podem ser para variadas áreas, o que inclui diversas alternativas para você.

Por fim, podemos citar o emprego de secretária. A depender do escritório, consultório ou empresa afim que você escolher, o emprego pode ser de meio período. Com o restante do dia livre, você pode cuidar dos seus filhos.

Oportunidade de emprego em empresas que valorizam a profissional

Algumas empresas se importam em valorizar a profissional. No entanto, sabemos que essa não é a realidade de todos os estabelecimentos. As mulheres que já têm filhos não costumam receber boas oportunidades de emprego. Por isso, você deve priorizar empresas que tragam benefícios para as mães.

Alguns exemplos são a creche in company (que fica na própria empresa), licença maternidade e sala de aleitamento. Esse tipo de benefício faz toda a diferença no momento da contratação. Outro exemplo benéfico para as mães é um convênio com farmácia.

Nesse caso, as hipóteses de emprego são mais diversas. Ou seja, você pode encontrar vagas para contadora, gestora, administradora e muitos outros. Depende, na verdade, do que você deseja.

Os desafios de conciliar a profissão com a maternidade

Após trazer os principais exemplos de empregos para as mães, é importante trazer os desafios enfrentados. Apesar de parecer óbvio, é preciso sempre esclarecer que essas mães sofrem bastante ao tentar conciliar um emprego com a maternidade.

Inclusive, um dos principais desafios é ser aceita nas empresas. A maioria das empresas pensam que essas profissionais irão deixar a desejar. Porém, isso não é verdade. Inclusive, isso faz com que as mães se sintam mais vulneráveis.

O lado positivo é que vemos uma crescente valorização no que se refere às mães no mercado de trabalho. Isso porque elas conseguem demonstrar como são capazes de exercer as suas funções como qualquer outro profissional.

profissões do futuro para mães