Recolocação profissional: como uma mãe pode voltar ao mercado

Quando uma mulher acabar de ter um bebê ela prefere se afastar por um tempo do seu trabalho e da sua carreira para poder cuidar do seu filho e ter momento com ele, no entanto depois essas mulheres precisam voltar o mercado de trabalho, até mesmo para ajudar nas despesas do filho. 

É totalmente recomendado que as mães também se encontram em si mesmas, só que algumas ficam perdidas e não sabe por onde começar. 

Recolocação profissional como uma mãe pode voltar ao mercado
confira como uma mãe pode se recolocar no mercado de trabalho. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Primeiros passos para uma mãe voltar ao mercado de trabalho 

  • Seja clara sobre o que você almeja 
  • Atualize e deixe seu currículo preparado 
  • Atualize seus perfis profissionais de mídia social 
  • Faça networking 
  • Considere empregos de meio período ou temporários 
  • Tenha concentração 
  • Mantenha as opções de trabalho abertas 
  • Acredite em seu potencial 

Existem diversos conselhos para as mães que desejam voltar ao mercado de trabalho ou aquelas mães que está com tempo de sobra em casa devido o crescimento dos filhos, tem como arrumar um emprego home office. 

Atualize seu currículo 

É sempre bom manter o currículo atualizado e uma carta de recomendação que explique qual foi a sua experiência e suas habilidades para que você consiga se candidatar ao emprego. Se preferir, pode fazer um site que tenha sua biografia profissional, como por exemplo o WordPress ou Wix. 

Atualize seus perfis profissionais de mídia social 

As mães estão desejando voltar para o mercado de trabalho e dentro da plataforma do Linkedln tem cerca de 400 milhões de membros em cerca de 200 territórios e países ao redor do mundo, é uma boa plataforma para conseguir se promover e buscar empregadores em potencial. 

Você pode colocar o seu perfil na plataforma e compartilhar conteúdos que já foram criados por você. 

Veja também: Atenção, MULHER: o mercado de trabalho apresente 7 tendências irremediáveis

Faça networking 

O mundo precisa descobrir quem é você, suas habilidades, seus talentos por isso toda vez que uma mãe tenta voltar ao mercado de trabalho os empregadores fazem muitas perguntas. Faça algumas pesquisas ou grupos online de networking para compartilhar o tipo de cargo que deseja e encaminhe seu currículo, caso alguém desse grupo saiba da vaga pode enviar para você. É uma ótima opção para quem deseja voltar a trabalhar, estando em um ambiente criativo e com pessoas certas é mais fácil de conseguir. 

Converse um pouco com as pessoas desse grupo, saia para eventos e tente se recolocar no mercado, mostra o seu potencial e valor para a empresa e o quanto eles precisam dos seus serviços. Por isso é sempre bom se manter atualizado nos assuntos. 

Veja também: Atenção! 3 alimentos estão MAIS CAROS no mercado

você pode gostar também