Como plantar alho em casa: passo a passo simples

Cultivar alho em casa é uma ótima maneira de garantir um suprimento constante dessa planta aromática e saudável. Seja você um iniciante na jardinagem ou um profissional experiente, plantar alho em casa é uma atividade fácil e gratificante. Neste artigo, apresentamos um passo a passo simples para plantar e cultivar alho em casa, abordando as principais preocupações e oferecendo soluções. Então, mãos à terra e vamos começar!

Como plantar alho em casa

Como plantar alho em casa
Como plantar alho em casa

Escolha do alho e preparação

Para começar, escolha dentes de alho de alta qualidade e saudáveis, preferencialmente orgânicos. Evite o alho vendido em supermercados, pois pode ter sido tratado com produtos químicos que inibem o crescimento. Procure em feiras locais ou lojas especializadas.

Quando plantar

O melhor momento para plantar alho é no outono, aproximadamente seis semanas antes do solo congelar. Isso permite que as raízes se desenvolvam antes do inverno e resulta em uma colheita mais saudável e abundante.

Preparação do solo

O alho cresce melhor em solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Prepare o solo adicionando composto ou adubo e soltando-o com um garfo de jardim. Escolha um local ensolarado para o plantio.

Plantio dos dentes de alho

Separe os dentes de alho, mantendo a casca intacta. Plante os dentes com a ponta voltada para cima, a uma profundidade de 5 cm e um espaçamento de 15 cm entre eles. Cubra-os com solo e adicione uma camada de cobertura morta, como folhas secas ou palha, para protegê-los das baixas temperaturas do inverno.

Cuidados e manutenção

Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, durante o crescimento do alho. No início da primavera, remova a cobertura morta e adicione fertilizante orgânico de liberação lenta. Fique atento a pragas e doenças e tome medidas preventivas, como rotação de culturas e remoção de plantas infectadas.

Colheita e armazenamento

O alho estará pronto para a colheita quando as folhas começarem a amarelar e murchar, geralmente entre junho e agosto. Desenterre cuidadosamente as cabeças de alho e deixe-as secar em local arejado e protegido do sol por duas semanas. Após a secagem, corte as raízes e as folhas e armazene em local fresco, seco e escuro.

Conclusão

Plantar alho em casa é uma atividade fácil, econômica e gratificante que traz inúmeros benefícios. Além de proporcionar alho fresco e saboroso para suas receitas, o cultivo doméstico também contribui para a sustentabilidade ambiental e a redução do desperdício de embalagens. O alho é também conhecido por suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, tornando-se um aliado valioso para a saúde.

Ao seguir este passo a passo simples, você estará no caminho certo para cultivar seu próprio alho em casa. Lembre-se de escolher dentes de alho saudáveis, preparar adequadamente o solo, plantar no momento certo e cuidar bem das suas plantas. Logo você estará desfrutando dos frutos do seu trabalho e compartilhando-os com amigos e familiares.

Agora que você já sabe como plantar alho em casa, não deixe de conferir outras dicas do (Projeto de Mãe). Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e incentive-os a experimentar o cultivo de alho em casa. Juntos, podemos fazer a diferença, promovendo a sustentabilidade e o cultivo de alimentos saudáveis em nossos próprios quintais.

você pode gostar também