Você TEM que conhecer estas 10 conquistas das mulheres

Avanços Históricos na Luta pelos Direitos das Mulheres: Uma Jornada de Conquistas e Desafios

Em um mundo onde muitos direitos das mulheres são considerados naturais, é crucial relembrar a longa e árdua jornada que as mulheres enfrentaram para conquistar as liberdades que hoje podem parecer garantidas.

Desde o lançamento da “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã” em 1791 até a aprovação da Lei do Feminicídio em 2015, as mulheres têm lutado para alcançar igualdade de gênero, e embora muito tenha sido conquistado, a jornada está longe de ser concluída.

“O futuro é feminino” – Foto: Lindsey LaMont via Unsplash

10 conquistas das mulheres

1. Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (1791)

O ponto de partida dessa trajetória foi a corajosa iniciativa de Olympe de Gouges, uma pioneira do feminismo.

Em 1791, ela redigiu a “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã“, um documento que clamava por maior participação feminina durante a Revolução Francesa.

Essa declaração foi a primeira a mencionar a igualdade jurídica das mulheres, tornando-se uma defesa autêntica dos direitos humanos universais.

2. Conquista do voto feminino no Brasil (1932)

No Brasil, a luta das mulheres pelo direito ao voto teve um marco em 1932, mas não sem restrições.

Bertha Lutz, uma bióloga influente, desafiou as normas da época e liderou o movimento feminista, argumentando que votar não era um privilégio, mas uma obrigação, sem distinção de gênero.

3. Criação da pílula anticoncepcional (1961)

Em 1961, Margaret Sanger, juntamente com outros colaboradores, revolucionou a saúde reprodutiva ao desenvolver a pílula anticoncepcional.

Sua visão ia além do controle de natalidade; ela buscava a liberdade sexual das mulheres, permitindo que decidissem sobre seus corpos e maternidade.

4. Sancionado o Estatuto da Mulher Casada (1962)

A década de 1960 testemunhou a derrubada de barreiras legais para as mulheres casadas. O Estatuto da Mulher Casada, em 1962, aboliu a incapacidade legal das mulheres, permitindo que trabalhassem fora de casa e tivessem direitos básicos, aproximando os papéis de gênero.

5. Primeira mulher presidente do mundo (1974)

Isabelita Perón, em 1974, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência de um país, a Argentina. Embora seu governo tenha enfrentado desafios, sua ascensão foi um marco significativo na história política.

6. Sancionada a Lei do Divórcio (1977)

Na década de 1970, o movimento feminista conquistou a dissolução de casamentos com a aprovação da Lei do Divórcio em 1977.

Essa mudança legal permitiu que as pessoas se casassem e se divorciassem mais livremente, refletindo a busca pela felicidade individual.

7. Criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (1987)

Em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ) surgiu como um pioneiro na elaboração de políticas públicas para promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, inspirando a criação de conselhos em outros estados.

8. Criação da Rede Afro (1992)

O movimento das mulheres negras na América Latina ganhou destaque em 1992 com a criação da Rede Afro. Este foi um passo crucial para considerar as conquistas femininas sob uma perspectiva racial e de classe.

9. Lei Maria da Penha (2006)

A Lei Maria da Penha, em 2006, tornou-se uma referência global ao impor penas mais rigorosas para casos de violência doméstica, sendo considerada pela ONU como a terceira melhor lei do mundo.

10. Lei do Feminicídio (2015)

A Lei do Feminicídio, sancionada em 2015 pela presidenta Dilma Rousseff, foi um avanço significativo, classificando como hediondo o assassinato de mulheres por discriminação de gênero.

Esta legislação visava combater o alarmante índice de violência contra a mulher no Brasil.

Conclusão

Esses marcos na história dos direitos das mulheres refletem uma jornada complexa e contínua.

Embora tenhamos testemunhado conquistas notáveis, a luta pela igualdade de gênero persiste, destacando a importância de reconhecer o progresso, mas também de continuar a promover mudanças para um futuro mais igualitário.

A trajetória histórica das mulheres nos lembra que a busca pela igualdade é uma jornada coletiva que transcende fronteiras e gerações.

Mulheres empoderadas – Foto: Natalie Hua via Unsplash
você pode gostar também