Separação: estes são os 5 estágios pelos quais você deve passar

A separação é um evento complexo e emocional que pode ocorrer por diversas razões, como a falta de comunicação, ciúmes excessivos, traição e manipulação. 

Independentemente da causa, a separação quase sempre desencadeia sentimentos intensos, sendo a tristeza uma emoção universalmente presente em tal processo. No entanto, a experiência do divórcio vai além da tristeza e pode levar as pessoas a atravessarem os cinco estágios do luto, mesmo quando a decisão de se separar foi tomada voluntariamente. 

Separação e seus estágios 

Estes estágios, originalmente propostos por Elisabeth Kübler-Ross para lidar com a morte, podem ser aplicados à compreensão das emoções associadas ao divórcio.

Negação: resistência à realidade

O primeiro estágio, a negação, frequentemente tem início antes mesmo da separação oficial. Durante o casamento, pode ser difícil aceitar que a relação esteja se desfazendo. Uma esperança persistente de que as coisas possam mudar leva as pessoas a acreditar que a magia inicial do relacionamento pode ser recuperada.

A negação é uma defesa natural contra emoções avassaladoras, permitindo às pessoas absorver a realidade gradualmente, sem serem inundadas por sentimentos angustiantes.

Raiva: intensidade emocional direcionada

O segundo estágio, a raiva, é caracterizado por uma intensa expressão emocional, frequentemente direcionada ao ex-cônjuge. A raiva pode variar conforme a causa do divórcio. Pode ser um sentimento de traição, ressentimento por tolerar problemas no relacionamento por muito tempo, ou a percepção de que não houve amor e respeito suficientes por parte do parceiro.

Negociação: tentativas de racionalização

A fase de negociação envolve pensamentos como “Se ao menos…”, “Eu poderia ter…”, “Eu deveria ter…” e “E se?”. Nesse estágio, as pessoas buscam formas de racionalizar a situação, tentando encontrar maneiras de reverter a separação ou mudar o curso dos acontecimentos. É uma tentativa de reescrever a história e lidar com a dor por meio da reflexão sobre o passado.

Depressão: profunda tristeza e luto

A etapa da depressão é marcada por uma tristeza profunda em relação ao fim do casamento. As pessoas podem se sentir magoadas por perceber que seus votos matrimoniais tinham significados diferentes para o ex-cônjuge. Durante essa fase, a sensação de vitimização pode surgir, com a tendência de rotular o ex-parceiro como narcisista, sociopata ou mentiroso compulsivo como uma forma de enfrentar a dor.

A depressão pode ser acompanhada por um medo avassalador que, em alguns casos, pode levar a pessoa a retroceder para estágios anteriores do luto.

Aceitação: preparação para um novo começo

A fase da aceitação ocorre quando a pessoa finalmente reconhece que o casamento chegou ao fim e que suas expectativas e sonhos compartilhados não se realizarão. Nesse ponto, a pessoa está pronta para construir uma nova vida, deixando o passado para trás.

Embora ainda possam existir vestígios de raiva ou culpa, as emoções tendem a diminuir em intensidade com o tempo. Em muitos casos, a pessoa passa a sentir indiferença em relação ao ex-cônjuge e ao que ele está fazendo.

Sobre o processo de divórcio

O processo de divórcio pode ser comparado à construção de uma casa, em que o casamento representa o alicerce. Quando o casamento desmorona, as paredes caem, e a pessoa enfrenta a dor. No entanto, ao limpar os destroços, ela descobre uma base sólida sobre a qual pode construir uma nova vida.

O divórcio é um processo emocionalmente desafiador que pode ser compreendido por meio dos cinco estágios do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Cada estágio oferece uma forma de lidar com a separação e as emoções que a acompanham, permitindo que as pessoas se adaptem gradualmente à nova realidade de suas vidas após o divórcio. 

É importante destacar que esses estágios não necessariamente seguem uma sequência fixa, e as pessoas podem vivenciá-los de maneiras variadas e em momentos distintos.

Quer entender melhor sobre os estágios da separação? Confira o vídeo a seguir? 

você pode gostar também