Readaptação difícil? Aprenda a ajudar seus filhos no retorno às aulas

Você já se viu na situação de ter que fazer seu filho acordar cedo depois de um período de férias, e ele simplesmente não quer sair da cama? Com o retorno da rotina escolar se aproximando, é hora de começar a pensar em estratégias para facilitar essa transição para as crianças. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar nesse momento delicado

Estas dicas irão ajudar seus filhos no retorno às aulas.
Crianças Escola (Pixabay/Reprodução)

Marque no calendário

Prepare seu filho para o retorno à rotina escolar marcando no calendário o dia em que as aulas começam. Mesmo que ele ainda não tenha uma compreensão clara dos dias da semana, essa visualização pode ajudá-lo a entender que as férias estão chegando ao fim e que em breve será hora de voltar para a escola.

Além disso, use o calendário como uma ferramenta para contar os dias até o retorno às aulas. Isso pode ajudar seu filho a se preparar mentalmente para a mudança e a se acostumar com a ideia de voltar à rotina escolar.

Mudança gradual no sono do seu filho

Uma das partes mais difíceis da transição de férias para a escola é ajustar o horário de sono das crianças. Comece a fazer isso gradualmente, algumas semanas antes do início das aulas, estimulando seu filho a acordar e dormir em horários mais próximos aos que ele terá durante o período escolar.

Por exemplo, se durante as férias ele costumava ir para a cama mais tarde e acordar mais tarde, comece a implementar pequenas mudanças em seu horário de sono a cada poucos dias. Isso ajudará seu filho a se ajustar gradualmente ao novo horário e a evitar o choque de acordar cedo de repente no primeiro dia de aula.

Veja também: 10 dicas de o que fazer durante as férias escolares dos filhos

Reforço positivo

Evite falar do retorno à escola como algo negativo. Em vez disso, adote um tom positivo, destacando as coisas boas que ele encontrará ao voltar para a escola, como reencontrar amigos, professores e aprender coisas novas.

Além disso, incentive seu filho a compartilhar as coisas positivas que ele experimentou durante o ano letivo anterior. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais animado com a ideia de voltar à escola e a se concentrar nas experiências positivas que o esperam.

Veja também: Dengue e gripe nos filhos? Aprenda a saber as diferenças

Prepare-se com antecedência

Ajude seu filho a se preparar para o primeiro dia de aula organizando seu uniforme, materiais escolares e outros itens que ele precisará. Deixe que ele participe desse processo, o que pode ajudá-lo a se sentir mais animado e preparado para começar o novo ano letivo.

Além disso, aproveite esse tempo para conversar com seu filho sobre suas expectativas e preocupações em relação ao retorno à escola. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais seguro e preparado para enfrentar os desafios que podem surgir durante o ano letivo.

Com essas dicas simples, você pode ajudar seu filho a fazer uma transição suave do período de férias para a rotina escolar. Lembre-se de manter um tom positivo e envolvente durante todo o processo, para que ele se sinta apoiado e motivado para enfrentar esse novo desafio.

Veja também: Plano de aula para autista – Como facilitar a inclusão e o ensino

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também