Plano de aula para autista – Como facilitar a inclusão e o ensino

Nos dias de hoje muitos professores estão preparados para adequar seu plano de aula para autista. Tudo isso graças ao avanço da medicina e diagnóstico.

A partir de 2010 houve uma grande evolução no diagnóstico do espectro autista, mais estudos e profissionais se aprofundando no assunto.

Com isso, questionários e consultas para diagnosticar se tornaram mais populares, formando grupos de apoio e até mesmo apresentando resultados de autismo a adultos que convivem com algo dentro de si sem mesmo saber do que se tratava.

Com essa evolução a inclusão da pessoa autista na sala de aula se tornou de extrema importância.

O plano de aula para autista além de incluir, serve para que o aluno tenha acompanhamento correto e possa ter uma aprendizagem de igual para igual com outras crianças.

O plano de aula para autista evita o excesso de capacitismo e propõe uma abordagem cuidadosa além de incluir a criança no crescimento e aprendizado com os outros colegas.

Plano de aula para autista – Dicas básicas

Antes de planejar o plano de aula para autista, temos de ter em mente algumas dicas básicas que irão facilitar a adaptação do aluno no ambiente escolar.

Transição

  • A transição entre as atividades pode ser difícil para crianças com autismo, por isso é importante ter paciência e calma nessa hora.
  • Tente manter as transições curtas, consistentes e previsíveis.
  • Especialmente quando você estiver se movendo de uma atividade para outra, tente manter a nova atividade discreta e silenciosa até que o aluno se sinta envolvido. Com o tempo você pode acrescentar mais atividades seguidas uma da outra.
  • Fornecer exemplos na classe de diferença-chave entre aqueles dentro do TEA (Transtorno Espectro Autista) do que aqueles fora do TEA.
  • Identificar e prazer por vários tipos de acomodações oferecidas aos estudantes com TEA dentro do ambiente acadêmico.
  • Enumerar três formas dos pais explicarem para as crianças sobre o TEA, seja os pais do coleguinha ou da própria criança dentro do TEA.
  • Discutir três maneiras pelas quais os professores poderiam abordar a instrução dos alunos com estilos e dificuldades diferentes, bem como uma maneira em que cada um diferiria do outro com base em suas preferências e abordagem.

Plano de aula para autista – Entenda os sentidos e use a criatividade

Às vezes o plano de aula para autista que funciona com uma criança, não necessariamente funcionará com outra.

O Transtorno Espectro Autista tem muitas nuances e varia de pessoa para pessoa. Algumas têm dificuldades em certas áreas de aprendizado, enquanto outras aprendem com imensa rapidez.

Cabe ao professor ter um laudo médico, conversar com os pais e ficar de observação sobre o aluno. Assim poderá executar com solidez e precisão seu plano de aula para autista.

O aluno dentro do espectro autismo pode se encaixar em algum desse tipo de aprendizagem na forma do que está sendo ensinado.

  • Percepção de Informação: Intuitiva e Sensorial
  • Recepção de Informação: Verbal e Visual
  • Processamento: Reflexivo e Ativo
  • Compreensão: Sequencial e Global

Plano de aula para autista – Artes

  • Pintura em folha ou tela: Deixe o aluno expressar em forma de desenho, não dê um exercício pronto, deixe-o à vontade mesmo que seja uma arte abstrata. Com o tempo e paciência você introduz novas maneiras de pintar, como giz de cera, tintas e canetinhas.
  • Teatro de Fantoches: Uma ótima opção de plano de aula para autista, além de divertir a turma, é um excelente aliado na verbalização e coordenação motora da criança.
  • Plano de Aula para autista com instrumentos musicais – Uma maneira de fazer o aluno ser mais ativo com os colegas, seja cantando músicas com toda classe ou o professor distribuindo instrumentos básicos de sopro e percussão para o desenvolvimento sensorial.

Plano de aula para autista – Esporte

As brincadeiras em área livre ou ginásio, são essenciais em um plano de aula para autista. Comece de maneira leve e sempre tenha atenção com as dificuldades e o grau motor do aluno.

Nunca exceda suas limitações, com o tempo você pode acrescentar brincadeiras e jogos mais enérgicos.

  • Brincadeiras e Cantigas – Você pode planejar usar brincadeiras antigas e leves, como canções e danças folclóricas, brincadeira de esconder o anel, ovo podre, amarelinha e claro sempre respeitando o limite e adaptação do aluno.
  • Caça ao tesouro – Esconda algum brinde ou doce na área livre da escola e faça os alunos procurarem, foque na participação e percepção do aluno com autismo.
  • Pular elástico – Uma brincadeira antiga porém muito funcional para a qualidade motora da criança. Além de ser leve e não correr risco de se machucar, faz o aluno se exercitar bastante.

Plano de aula para Autista – Inclusão com responsabilidade

Nesse artigo aprendemos o quanto é importante incluir um aluno criando plano de aula para autista.

A criança com TEA merece ter a mesma experiência que as outras no ambiente escolar. Cabe ao professor se capacitar e com paciência e dedicação fazer o seu melhor pelo aluno.

Como já dito, nem todo aluno com TEA é igual, temos que saber quais habilidades essa criança tem facilidade e focar nesses pontos chaves para seu crescimento pessoal e educação.

Post anterior: Óleo de Amêndoa serve para bronzear?

você pode gostar também