A grande vantagem para as crianças que vivem perto de “mato”

Um recente estudo conduzido pela Universidade de Hasselt, na Bélgica, revela uma descoberta surpreendente: crianças que residem em áreas com maior presença de espaços verdes ao redor de suas casas apresentam ossos significativamente mais fortes. Publicado em janeiro, este achado sugere que o acesso a ambientes naturais pode trazer benefícios notáveis para a saúde óssea desde a infância até a vida adulta.

Estudo revela: crianças em áreas com mais espaços verdes têm ossos mais fortes, promovendo uma infância mais saudável e ativa!
Pinterest/ Reprodução

Crianças com mais verde em casa têm ossos mais fortes

Um estudo pioneiro realizado pela Universidade de Hasselt, na Bélgica, revela que crianças que moram em áreas com 20 a 25% mais espaços verdes a até 1.000 metros de suas casas têm ossos mais fortes. Essa descoberta surpreendente mostra que essas crianças ganham uma resistência óssea equivalente a meio ano de crescimento natural. 

Além disso, o estudo constatou que o risco de ter densidade óssea muito baixa é 65% menor para essas crianças, independentemente do sexo. Isso destaca a importância do acesso a áreas naturais para promover a saúde óssea desde cedo.

Veja também: Dia quente: 10 truques para grávidas e crianças se refrescarem

Promovendo ossos fortes desde a infância

Durante a infância e adolescência, os ossos ficam mais fortes antes de estabilizar por volta dos 50 anos e, em seguida, começam a enfraquecer. Pesquisadores destacam que aumentar o acesso das crianças a áreas verdes e expandir esses espaços pode ajudar a prevenir fraturas e osteoporose mais tarde na vida. 

Garantir que as crianças tenham oportunidades de brincar ao ar livre em ambientes naturais não apenas promove um estilo de vida ativo, mas também fortalece seus ossos, proporcionando benefícios de longo prazo para a saúde óssea. Investir em espaços verdes é investir no bem-estar futuro de nossa população.

Veja também: Cultive do jeito CERTO: aprenda a lidar com sentimentos das crianças com deficiência intelectual

Cientistas explicam sobre o espaço verde

Cientistas explicam que a ligação entre áreas verdes e ossos mais fortes é provavelmente devido aos níveis mais altos de atividade física em crianças que vivem perto de parques e praças. O exercício estimula o crescimento ósseo, contribuindo para ossos mais fortes ao longo da vida. 

O professor Tim Nawrot, da Universidade de Hasselt, na Bélgica, um dos autores do estudo, enfatiza que quanto mais forte a massa óssea na infância, maior será a saúde óssea na vida adulta e na velhice. Assim, a mensagem crucial deste estudo é que os planejadores urbanos podem fortalecer os ossos das crianças com mais áreas verdes, impactando positivamente sua saúde a longo prazo.

Veja também: Crianças de 2 a 4 anos: 11 atividades físicas recomendadas

Crianças mais fortes e saudáveisi

Publicado na revista científica JAMA Network, o estudo acompanhou mais de 300 crianças na região de Flandres, na Bélgica, incluindo áreas urbanas, suburbanas e rurais. Utilizando exames de ultrassom, os cientistas mediram a densidade óssea de crianças entre 4 e 6 anos de idade. Fatores como idade, peso, altura, etnia da criança e nível de escolaridade da mãe foram considerados para ajustar os resultados. 

O tempo de tela, suplementos vitamínicos e consumo de laticínios também foram avaliados, mas não demonstraram impactos significativos na densidade óssea das crianças. Essas descobertas destacam a importância dos espaços verdes na promoção da saúde óssea infantil.

Veja a importância de contato com áreas verdes

você pode gostar também