Saiba o como aproveitar o espaço atrás do sofá para ter um ambiente mais interessante

Arquiteta Marina Carvalho dá dicas para não deixar as costas do sofá exposta dando mais vida e personalidade para sua sala de estar

O aparador é o móvel mais utilizado quando o assunto é preencher as costas do sofá. Aqui, além de cumprir essa função, Marina Carvalho colocou perto da entrada para guardar chaves, bolsas, e outros itens. |Fotos: Evelyn Müller

Em alguns casos, a melhor opção para posicionar o sofá na sala de estar não é encostando o móvel na parede e sim no meio do cômodo deixando suas costas livres. Isso acontece quando a área social da residência é projetada em conceito aberto, servindo para fazer a demarcação do espaço de jantar e consequentemente separando essas duas áreas. Porém, mesmo em salas com um único ambiente ou com dimensões menores, em algumas situações a melhor opção é deixá-lo com a parte de trás a mostra. Mas este espaço que se encontra livre, pode ser muito bem utilizado para decoração ou até mesmo se tornar mais um ambiente dentro do lar.

“O sofá é um mobiliário grande e sem nada atrás pode acabar ficando perdido no meio da sala. Para que isso não aconteça, podemos utilizar algumas técnicas para preencher o vazio que fica, mas tudo vai depender do espaço que você tem atrás, da circulação, do formato da sala, etc.”, explica a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva o seu nome. A profissional ainda acrescenta que se mal planejado, o local pode ficar sobrecarregado e atrapalhar a circulação, por isso a ajuda de um arquiteto é muito bem vinda nestas situações.

Em salas compactas, é possível inserir um móvel na parte traseira do sofá para a criação de outro ambiente. Na área social desse projeto Marina Carvalho optou por colocar uma mesa formando uma área de home office. |Fotos: Evelyn Müller

Itens para colocar atrás do sofá

Aparador: Colocar um móvel com medidas que se adequam às dimensões do sofá é uma das melhores maneiras de cobrir suas costas. O aparador, por exemplo, é o item mais utilizado para essa função, pois além da questão decorativa, dando uma outra cara ao local, é um móvel onde é possível apoiar objetos assim auxiliando na organização. Pode ser encontrado em diversos materiais, os mais comuns são os feitos de madeira, vidro, alumínio pintado com laca ou revestido com espelhos. A escolha irá depender do estilo de decoração que o morador pretende adotar na sala.

Buffet: Parecido com o aparador, o buffet é outro móvel que se encaixa muito bem atrás do sofá e possui a mesma função, porém contém portas e gavetas, sendo uma ótima opção para armazenar utensílios para usar na sala de jantar e outros objetos. Por ter essa funcionalidade, normalmente sua profundidade é maior que a do aparador.

Banco: Oferecendo mais uma opção de assento, os bancos de madeira são outra alternativa para estas situações. Contudo, é preciso atentar-se às medidas do sofá para que não fique desproporcional ou atrapalhando a circulação. Se for pequeno demais, pode perder a função de delimitar e preencher o local, mas que isso não aconteça é possível colocar luminárias de chão, cestas ou até mesmo um banco menor para completar o espaço.

Estante: Pequenas estantes ou nichos em madeira dão mais praticidade e elegância quando instalados atrás do sofá. Com isso, o morador ainda ganha mais um espaço para organizar livros, apoiar vasos e outros objetos.

O ideal é que os móveis que vão ficar atrás do sofá sejam feitos sob medida para que fique encaixado e no lugar correto sem destoar muito dos outros elementos do cômodo. “Vale lembrar que nunca devem ultrapassar a altura do sofá, o mais apropriado é na mesma altura ou um pouco mais baixo”, ressalta Marina.

Colocar outro móvel atrás do sofá é uma das alternativas mais usadas pelos moradores. Neste projeto da arquiteta Marina Carvalho, foi instalado um Buffet que é voltado para a sala de jantar. |Fotos: Evelyn Müller

Criando outros ambientes

Com as costas do sofá livre, outros ambientes podem ser criados dependendo do espaço. Em casos de salas pequenas, uma mesa ou bancada são capazes de deixar o lugar mais funcional e útil. Para trabalhar de casa, é a oportunidade perfeita para montar a área de home office, colocando uma bancada com gavetas com todos os instrumentos de trabalho para poder realizar as tarefas. Este novo ambiente também pode ser utilizado por crianças para que façam os deveres de casa com mais tranquilidade e perto dos pais.

Caso os residentes optem por uma mesa, o local pode se transformar em uma mini sala de jantar, dividindo bem as áreas de multimídia e refeição. “A mesa atrás do sofá não precisa ser muito grande, pode ser parecida com um aparador para que o local fique mais compacto, colocando dois bancos ou duas cadeiras já está formado um outro ambiente charmoso e confortável”, aconselha Carvalho. Nesta mesma linha de raciocínio, também é possível posicionar um barzinho para apoiar bebidas, copos e taças. Se a sala de estar for grande, esse móvel é capaz de criar um outro ambiente, um espaço com poltronas e cadeiras para curtir uma boa bebida confortavelmente.

De forma discreta, o banquinho preenche o vazio que ficaria atrás do sofá. Feito de madeira harmoniza com o restante do ambiente. |Fotos: Evelyn Müller

Dicas para decoração

Segundo Marina, existem possibilidades maneiras e itens que podem deixar a parte traseira do sofá mais bonita e convidativa. Para colocar na superfície de aparadores e estantes, as plantas são sempre boa escolha na decoração, além de trazerem um pouco mais de cor, dão vida para o local, assim podem ser introduzidas no décor de um jeito sutil sem que atrapalhem. Oferecendo estilo e funcionalidade, as luminárias são outro componente. Caso os moradores utilizem este espaço para trabalhar, estudar ou fazer leituras, é essencial que tenha uma para reforçar a iluminação, além disso hoje existem diversas luminárias com designs estilosos e modernos para dar um toque a mais na decoração. O décor afetivo sempre está em alta, colocar objetos que fazem parte da história das pessoas que moram na residência, é outra maneira de preencher o vazio que pode ficar sobre o móvel, porta-retratos, objetos antigos, lembranças de viagens e coleções acabam refletindo o estilo e a personalidade dos moradores. “Minha única restrição, é que não tenha algo muito alto em cima do aparador, por exemplo, para termos muitos obstáculos visuais entre dois ambientes”, orienta.

Conectado na marcenaria da sala de estar, este aparador/buffet é voltado para a sala de jantar. Nele os moradores podem armazenar os utensílios que são usados na hora da refeição. |Fotos: Evelyn Müller

O que não colocar atrás do sofá

Como já foi citado, algumas coisas podem não harmonizar com o restante do ambiente se estiverem instaladas de maneira equivocada na parte posterior do sofá, entre elas estão móveis maiores que o sofá tanto na altura quanto no comprimento e objetos decorativos que atrapalham a visão de um cômodo para o outro, porém Marina chama atenção para outro ponto que se deve evitar nestes casos. “Não podemos cometer excessos, colocar muita informação em um único lugar pode não ser muito bacana, por isso recomendo usar poucos objetos decorativos nos aparadores. Outra coisa importante, é evitar materiais frágeis, como vidro por exemplo, essa é uma área de bastante circulação pode acabar causando algum acidente”, finaliza.

Sobre a arquiteta Marina Carvalho  

Graduada pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, no início de sua carreira, Marina de trabalhou no Estúdio Penha, e, posteriormente, com Arthur Casas, onde ocupou por muitos anos um cargo de coordenadora em uma das maiores incorporadoras da América Latina.  Esta etapa foi importante em sua carreira pois lhe deu a percepção de que sua verdadeira realização só viria quando pudesse levar às pessoas tudo em que eu acreditava.  

A decisão de montar seu próprio escritório aconteceu após passar uma temporada morando em Londres, o que aumentou sua inquietude. Marina, que acumula cursos em seu currículo, entre eles, o técnico de Design de Interiores do Senac, entre outros (iluminação, fotografia, paisagismo, cenografia), optou pela liberdade de fazer aquilo em que acreditava por meio de um projeto autoral.   

Atualmente a arquiteta trabalha no escritório que leva o seu nome, Marina Carvalho Arquitetura. Para ela, perceber nos olhos do cliente o sentimento de alegria e satisfação no dia da entrega é o que a faz acordar feliz todos os dias.   

www.marinacarvalho.com   

(11) 4324-4555  

@marina.carvalho.arquiteta  

Texto enviado por: Leonardo Sandoval – www.dc33.com.br

você pode gostar também