Como ter cabelos fortes e saudáveis? Entenda!

Para saber como ter cabelos fortes e saudáveis, você deve saber como cuidar do seu continuamente. Para restaurar o tom e o brilho do seu cabelo, você terá que consumir alimentos nutritivos para a fibra capilar e tomar cuidado para não danificar.

Além disso, se seu cabelo possui química, é fundamental utilizar a tintura que menos agride o cabelo. Dessa forma, será mais fácil manter os cabelos saudáveis.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre como ter cabelos fortes e saudáveis, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Como ter cabelos fortes e saudáveis?

Corte as pontas quando estiverem divididas

Se seu cabelo estiver realmente danificado, não hesite em cortar tudo o que estiver com problemas. Ao fazer isso, você sentirá imediatamente que seu cabelo recupera uma nova plenitude. Você também evitará que as pontas duplas se espalhem na parte superior da fibra capilar.

Alguns cabeleireiros dizem que, para ter cabelos fortes e saudáveis, eles devem ser cortados a cada 5 semanas. Outros recomendam um corte a cada 6 semanas, se você deseja manter o mesmo penteado, e a cada 8 semanas, se você quer fazer o cabelo crescer.

Determine qual é o seu tipo de cabelo

Você será capaz de entender melhor as necessidades do seu cabelo quando souber de que tipo são. Você poderá basear-se em critérios de resistência, densidade e textura.

  • A densidade do seu cabelo: observe um quadrado de cabelo no topo do seu crânio. Se você mal consegue enxergar o couro cabeludo, é porque possui um implante capilar denso. Se o seu cabelo é bastante escasso, é porque você tem um implante de baixa densidade. Entre os dois, é uma densidade intermediária.
  • A textura do seu cabelo: isole um fio de cabelo e observe-o. Comparado às pessoas que você conhece, você acha que é um fio fino ou grosso? Você também pode determinar se seu cabelo é fino ou grosso puxando-o levemente: cabelos grossos são mais fortes, mais difíceis de quebrar do que cabelos finos.
  • A sua resistência ao cabelo: a resistência do cabelo é condicionada pela sua elasticidade e porosidade. Lave o cabelo e seque com uma toalha. Se eles ainda estiverem muito úmidos após esta operação, é porque são bastante porosos e estão em más condições. Se, pelo contrário, eles são muito rapidamente secos, é porque são bastante saudáveis ​​e impermeáveis. 
  • Quando você pega um cabelo isolado e o estica, pode determinar sua elasticidade: se leva muito tempo antes de quebrar, é que ele é muito elástico e de boa saúde.

Cuide do seu cabelo com produtos de boa qualidade e adaptados a eles 

Se você tem cabelos finos, use um xampu e condicionador volumizadores. Se você tem cabelos oleosos ou bastante grossos, use produtos que podem melhorar a quantidade de sebo que é produzida.

Escolha também o melhor reparador de pontas para que você possa deixar as pontas do seu cabelo sempre saudáveis.

Há um número incontável de produtos no mercado. Basta encontrar um que combina com você. Considera-se geralmente que as marcas vendidas em salões de cabeleireiro são de melhor qualidade do que as marcas comercializadas em supermercados.

Massageie regularmente o couro cabeludo

Fazer uma massagem ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a raiz, encolher os cabelos e relaxar. Você não apenas irá ter cabelos fortes e saudáveis, mas em alguns casos, também pode limitar a perda de cabelo.

Você pode massagear suavemente o couro cabeludo ao mesmo tempo em que lava o cabelo.

Tome cuidados profundos regulares

Você também pode usar um cuidado adquirido comercialmente ou um cuidado caseiro. Se você decidir comprá-lo, compre de uma marca vendida em salões de beleza. Os cuidados vendidos nos supermercados geralmente contêm ingredientes de menor qualidade.

A frequência dos cuidados deve ser adaptada de acordo com a saúde dos cabelos: se estiverem muito danificados, faça os cuidados por semana.