10 dicas financeiras para mães solo

Ser mãe solo não é fácil. Há tantas coisas para gerenciar que é possível fazer confusão e se perder nas contas. Felizmente, há dicas financeiras para mães solo que podem ajudar você.

Por isso, se esse for o seu caso, saiba que você chegou ao local certo!

Isso porque, no artigo de hoje, vamos ver várias dicas financeiras para mães solo, para que assim, você possa colocar ordem nas contas de casa.

10 dicas financeiras para mães solo

Aceite que agora você é financeiramente independente

Sim, talvez você esteja recebendo pensão alimentícia pelo seu filho, mas lembre-se disto: esse dinheiro pode desaparecer. 

O pai pode perder o emprego, se tornar incapacitado ou morrer a qualquer momento e é algo que você não pode controlar. O que você pode controlar é o que você faz com o seu dinheiro.

Tome a decisão de ganhar mais dinheiro

Você tem um filho para criar. Por isso, é importante considerar uma fonte de renda extra ou ainda, trocar de emprego para algo que dê mais dinheiro.

Uma forma de conseguir mais dinheiro e tempo para ficar com seu filho é empreendendo. Para isso, você pode fazer um curso de cílios, unhas ou mesmo design gráfico.

Além disso, se você possui uma formação, pode usá-la para empreender também.

Verifique os seus documentos financeiros

É normal que, sendo casados, se compartilhe empréstimos, cartões de crédito e a própria conta. Não se esqueça de rever estes documentos e decidir se há algo que deve mudar.

Defina metas em relação à sua qualidade de vida

Não faz sentido se matar para pagar o seu cartão de crédito, se isso significa que trabalha tanto que nunca vê os seus filhos ou tem algum tempo para si mesma.

Tenha em mente o tempo livre, de qualidade, a saúde e o bem-estar da sua família e como você pode fazer o dinheiro e a vida trabalharem a seu favor.

De fato, essa é uma das melhores dicas financeiras para mães solo.

Elabore um plano de contingência financeira e pessoal para você e seu filho

É sempre bom pensar no que pode acontecer e estar preparado. 

Recomendamos fazer uma lista de coisas que você pode fazer para já estar preparado em nível financeiro e outra de pessoas com quem você pode contar a qualquer hora, mesmo que sejam 4 da manhã e você precise de algo urgente para você ou seu filho.

Faça um orçamento

Fazer um orçamento é necessário para que você esteja claro sobre quanto você gasta e o que você pode cortar. Isso não só vai ajudá-la a fazer melhor uso do dinheiro, mas também vai ajudá-la a fazer seu plano de contingência e ter uma reserva de emergência.

Livre-se de coisas que você não precisa

Não conseguiu ir a academia em 6 meses e continua pagando por isso? Você está pagando a TV a cabo, mas nunca tem tempo para assistir TV? Verifique seus serviços e cancele tudo o que você não está usando.

De fato, essa é uma das melhores dicas financeiras para mães solo.

Faça um plano para pagar tudo a tempo

Entre tantas coisas que você cuida, é fácil esquecer de pagar a luz, a água, o gás, a internet, o carro, a casa, o cartão de crédito e tudo a tempo. Na medida do possível, automatize os seus pagamentos para não sofrer com juros ou interrupções de serviço.

Considere a compra de um seguro de vida

Este é essencial a partir do momento em que você tem um filho, mas quando você está por conta própria é algo que você nem deve negociar. Se algo acontecesse com você, de que viveriam seus filhos? O melhor de tudo: não é tão caro como você pensa.

Não tenha medo de pedir ajuda

Enquanto antes você dividia responsabilidades, agora você terá que tomar todas as decisões financeiras, pessoais e legais, o que pode ser uma tempestade de estresse perfeita. 

Não tenha medo de pedir ajuda: você ficará surpresa ao saber quantas pessoas estão dispostas a te dar uma mão, apenas pedindo.

De fato, essa é uma das melhores dicas financeiras para mães solo.

Dica extra: Se não houver outras opções considere um empréstimo

Existem várias opções de empréstimos disponíveis para mães solteiras, incluindo empréstimos pessoais, empréstimos do governo e empréstimos de instituições financeiras.

Confira algumas opções:

  • Empréstimo pessoal online
  • Empréstimo saque aniversário
  • Empréstimo com garantia de celular
  • Empréstimo com garantia de veículo
  • Empréstimo para autônomo
  • Empréstimo para autônomo negativado
  • Empréstimo na conta de água/luz
  • Empréstimo para negativado

É importante pesquisar as diferentes opções e entender as taxas de juros, prazos de pagamento e outras condições antes de decidir qual é a melhor opção para você.

Algumas instituições financeiras também oferecem empréstimos especiais para mães solteiras, então vale a pena perguntar e ver o que está disponível.

É importante lembrar que tomar um empréstimo deve ser uma decisão séria e deve ser feita com cuidado para garantir que você possa fazer os pagamentos de maneira consistente e evitar problemas financeiros no futuro.

você pode gostar também