Aproveite todo o espaço da sua cozinha pequena

Soluções inteligentes para um ambiente compacto

A cozinha é um ambiente que exige planejamento para comportar tudo que é necessário. Para quem tem um cômodo pequeno, é ainda mais importante aproveitar o espaço. É possível usar armários planejados, bem como prateleiras e estantes, de forma que tudo encontre seu lugar. Também há outras soluções práticas que economizam espaço.

Os móveis planejados podem ser uma boa pedida para cozinhas pequenas. Eles conseguem aproveitar cada centímetro de espaço. O ideal é fazer o móvel pensando nas necessidades de quem usa a cozinha. Assim, pode-se ocupar o ambiente de maneira inteligente.

As prateleiras também são outro trunfo nesses casos. Elas podem encontrar espaço em diversos lugares e aproveitar bem as paredes. Mesmo as prateleiras mais estreitas podem ser úteis, por exemplo, para acomodar temperos, e devem ficar em posição estratégica.

As facas e alguns utensílios podem ficar expostos, ao invés de estarem em gavetas ou prateleiras. Há porta-facas magnéticos que podem ser pregados na parede. Assim, os utensílios podem ficar sempre à mão e ainda ajudam a aproveitar o cômodo ao máximo.

Gavetas com divisórias também ajudam, nelas pode-se guardar além de talheres e acessórios. Com a devida compartimentalização, dá ainda para colocar temperos e até servir de depósito de alimentos. Panos de prato e jogos americanos muitas vezes encontram seus lugares em gavetas.

Os aramados em cima da pia se tornam uma ótima solução para secar a louça. Ao ficarem no alto, eles liberam espaço da bancada. Assim, a pessoa consegue utilizar a bancada para o preparo de alimentos do dia a dia. Mesmo pequenas, as cozinhas podem ser bastante funcionais.

Até as panelas podem ficar penduradas no alto e liberar espaço de armários. O ideal é que as panelas sejam bonitas para que façam parte da decoração. Ganchos têm utilidade para pendurá-las. Elas ficam expostas e à mão para a rotina da cozinha. Os ganchos também podem ser úteis para pendurar outros utensílios pela cozinha pequena.

cozinha pequena
Cozinha pequena

Quem usa botijão de gás sabe que ele ocupa algum espaço. Se for escondê-lo da vista, é preciso que o local seja arejado. Na hora de fazer um móvel planejado para ele, não pode ser um local totalmente fechado e nem deitado. O melhor é usar uma capa própria que combine com a decoração.

A sustentabilidade também colabora. Potes de vidro usados podem se tornar bons recipientes para guardar utensílios ou alimentos. Dá para pensar em transformar itens usados, em vez de comprar um novo. Mesmo compacta, a cozinha pode ser bastante funcional.

você pode gostar também