Dicas para evitar o estresse durante a gravidez

O estresse nesse período é normal, mas episódios frequentes devem preocupar

A gravidez é um momento especial na vida da mulher. No entanto, ao mesmo tempo em que é fonte de grande felicidade, também pode gerar episódios de estresse, em virtude de alterações hormonais ou mesmo de preocupações com o parto.

É muito importante que a mulher evite se estressar durante essa época. Isso porque, além de fazer mal para ela própria, ocasionando insônia e falta de apetite, por exemplo, também pode prejudicar a saúde do bebê.

Quer saber como evitar o estresse durante a gravidez? Continue lendo o artigo!

Privilegie uma alimentação saudável

Ao optar por uma dieta equilibrada durante a gravidez, você terá mais energia e se sentirá mais bem-disposta e menos cansada. O ideal é comer três refeições por dia e beliscar algo entre elas. Coma alimentos variados: frutas, vegetais, grãos integrais e fontes de proteína (legumes, ovos, oleaginosas, carne, produtos lácteos).

Faça atividade física regularmente

Estudos demonstraram que o exercício físico reduz o risco de depressão e aumenta a autoestima. Engana-se quem acha que a mulher não pode praticar exercício físico durante a gravidez. Recomenda-se a elas que façam pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, divididos em 3 sessões.

Durma bem

O sono é muito importante na gravidez. Estudos demonstraram que as gestantes que dormem menos de 6 horas por noite durante o último mês são mais propensas a experimentar complicações durante o parto. Ao seguir as dicas 1 e 2 e manter a higiene do sono, você certamente dormirá melhor.

Peça ajuda

Se você está preocupada com seu futuro papel como mãe ou com a saúde do seu bebê, lembre-se de que não está sozinha. Não deixe de compartilhar seus sentimentos com seu parceiro, amigos, familiares ou com um profissional de saúde formado em faculdade de Psicologia. Falar sobre suas preocupações fará você se sentir melhor.

Seus amigos e familiares também podem ser uma grande ajuda, seja para auxiliá-la com determinadas tarefas ou fazer companhia.

Todas as mulheres sentem alguma ansiedade durante a gravidez. No entanto, aquelas que passam por uma gestação em um ambiente particularmente estressante têm mais chances de ver as consequências disso nos seus bebês.

É por isso que é muito importante ajudar as mamães a passar da forma mais tranquila possível por essa etapa delicada.

você pode gostar também