Como criar um ambiente adequado para o sono do bebê?

Ajudar o filho a dormir mais rapidamente, evitar os despertares noturnos e ter um sono mais saudável é possível

Bebês devem ter um repouso tranquilo e com boa amplitude de tempo de sono para garantir um desenvolvimento saudável. Muitos fatores contribuem para esse descanso, entre eles o quarto do bebê, ou seja, o ambiente onde ele vai repousar. Pensando nisso, veja como criar o melhor ambiente para o seu filho.

Iluminação

O conforto lumínico influencia muito o sono dos pequenos. Trata-se de como a luminosidade dos cômodos pode agitar, tranquilizar ou trazer outras sensações nas pessoas.

No caso do quarto do bebê, é importante que, durante o dia, o quarto esteja à meia-luz, ou seja, com claridade suave e tênue. Isso vai garantir conforto e mesmo durante cochilos diurnos o neném vai conseguir pegar no sono com facilidade. 

Já durante a noite, o quarto pode contar com bem pouca luz ou estar escuro. No caso de cuidar do neném ou amamentá-lo nesse período, vale acender algum abajur com luz de cor quente durante os cuidados e apagá-lo ao finalizar.

Temperatura

Garantir o conforto térmico para o bebê também vai ajudar a deixar esse período mais tranquilo. Bebês em ambientes quentes ou frios demais, além de demorarem muito para pegarem no sono, não conseguem ter um repouso profundo, já que vai despertar devido à sensação de frio ou calor. Assim, deixe o quarto em uma temperatura adequada. O mais recomendado é por volta de 23 °C.

Cores do quarto

Os estímulos visuais devem ser suprimidos na hora do sono. Portanto, no quarto, é importante que as cores de móveis, paredes e objetos sejam neutras ou mesmo claras. Isso vai colaborar para mais tranquilidade visual, ajudando o bebê a pegar no sono com mais rapidez.

Locais muito coloridos e muitos estímulos brilhantes, por exemplo, vão prender a atenção do pequeno, atrapalhando em sua higiene do sono — hábitos e atividades que induzem ao descanso profundo.

Eletrônicos

Busque não adicionar itens eletrônicos no quarto do neném, já que esses aparelhos estimulam demais e atrapalham a dormir. As luzes de telas e botões estimulam nossa atividade cerebral, o que atrapalha na produção dos hormônios do sono.

Qualidade do ar

Ambientes fechados e com ar seco atrapalham a respiração e até mesmo a saúde do pequeno. Dessa forma, a qualidade do ar do quarto também importa, devendo estar adequada. 

É fundamental que o cômodo circule o ar com janelas ou portas abertas, Além disso, esteja sempre limpo, evitando poeira e microorganismos. E também não tenha excesso de itens têxteis — como cortinas e tapetes, por exemplo — já que estes acumulam ácaro, poeira e germes.

Ainda, há aparelhos que contribuem para a qualidade do ar. Saber como funciona o purificador de ar e adicioná-lo, já que esse aparelho elimina poeira e germes e devolve ao ambiente um ar filtrado.

você pode gostar também