Abraçadeira de metal – tipos e tamanhos

As abraçadeiras de metal são produtos que muitas vezes a maioria das pessoas nem repara muito, porém, elas contam com uma grande importância no dia a dia de fábricas e residências.

Esses produtos são fundamentais para que outros tipos de produtos e também operações diversas possam funcionar adequadamente, pois as abraçadeiras os prendem, apertam ou fixam de diferentes formas.

As abraçadeiras feitas com metal são muito usadas hoje nos mais variados segmentos empresariais, mas também são comuns nos ambientes domésticos, caso daquelas aplicadas em mangueiras de gás de cozinha.

Para que você saiba qual produto comprar, é importante entender como elas funcionam em relação aos tipos e aos tamanhos, que lhe permitirá entender qual opção é a mais indicada para seus objetivos.

Não deixe de ler este conteúdo até o final, pois aqui vamos descrever como funcionam os tipos de abraçadeira de metal e os tamanhos desses produtos. Acompanhe!

O que são as abraçadeiras de metal?

As abraçadeiras de metal são peças bem pequenas usadas com a finalidade de apertar, verdade ou encaixar produtos como mangueiras, tubos e ainda outros tipos de equipamentos.

Assim, é possível usá-las para fixar objetos variados, seja nas paredes, no chão ou ainda em outras superfícies ou objetos para garantir que eles vão funcionar adequadamente.

O seu uso é bem diverso, podendo ser feito em residências, em indústrias, em rodovias e ferrovias, nas ruas (como nos postes), entre outros locais.

As abraçadeiras de metal podem ser produzidas usando aço inox ou aço de carbono, e são muito vantajosas, pois trazem mais resistência e durabilidade em comparação a outros materiais, por exemplo.

As abraçadeiras feitas de metal, aliás, são indicadas para finalidades específicas justamente por conta dessas vantagens, visto que outras opções no mercado não suportariam determinadas pressões e temperaturas.

Dito isso, a seguir vamos conhecer mais um pouco sobre os tipos principais dessas abraçadeiras de metal e os seus tamanhos.

Abraçadeira de aço de carbono

Estes tipos de abraçadeiras de metal são muito comuns, principalmente, após passarem por um processo de galvanização, podendo ser aplicadas em instalações pneumáticas e hidráulicas.

Os formatos e tamanhos encontrados no mercado são>

  • Tipo borboleta: manual
  • Tipo Simples: perfil 9 mm
  • Tipo mangote: MG Super com 32 mm e MG Mini com 20 mm
  • Tipo Micro: perfil com 9 mm
  • Tipo tucho simples
  • Tipo RSF: perfil com 9 mm, perfil com 12,5 mm e perfil com 14 mm

Abraçadeira de metal feita de aço inox

As abraçadeiras produzidas com aço inox são muito mais resistentes e suportam bem às tensões mecânicas, bem como são mais tolerantes às intempéries, como incidência de raios UV e a chuva.

Elas também resistem muito bem à maresia, por isso mesmo podem ser não só ser usadas em áreas abertas, mas também em locais próximos ao mar.

Você encontra este tipo de abraçadeira de metal em diferentes tamanhos, como:

  • Abraçadeira de aço inox com 9 mm
  • Abraçadeira de aço inox com 14 mm
  • Abraçadeira de aço inox com 32 mm
  • Abraçadeira de aço inox com 73 mm

Desta forma, fica mais fácil encontrar aquele tamanho mais adequado às necessidades que você possui na sua indústria ou em sua residência.

Abraçadeira de metal tamanho grande

Quando falamos sobre as abraçadeiras de metal de tamanho grande, estamos nos referindo àquelas que possuem um tamanho de 14 mm para cima.

Estes tipos permitem uma maior capacidade de aperto para aplicações específicas, que outros tamanhos menores de abraçadeiras não podem suportar, como as 12,5 mm e 9 mm.

Portanto, estas abraçadeiras de tamanho grande podem ser também aquelas de 32 mm ou superiores, pois vimos que elas podem ter até 73 mm, em alguns tipos de aço inox.

Abraçadeira de metal com tamanho para mangueira

Um dos tipos de aplicações muito comuns das abraçadeiras de metal é em mangueiras, por isso mesmo, você consegue encontrar no mercado opções variadas de tamanho.

Dependendo de qual seja a espessura da sua mangueira, é possível comprar produtos com 9 mm, com 12,5 mm ou com 14 mm, que atendem a maior parte dos casos de mangueira para gás, água e ainda outros produtos.

Conclusão

Como visto aqui, na hora de comprar a sua abraçadeira de metal é fundamental conhecer quais são os tipos e os tamanhos disponíveis no mercado, pois assim poderá escolher a opção mais adequada às necessidades de uso.

Neste conteúdo, mostramos alguns tipos bem comuns dessas abraçadeiras feitas com metal que você pode encontrar no mercado, bem como os tamanhos em que elas são produzidas.

Lembre-se sempre que na hora de comprar o seu produto, a Ferrari é uma empresa especializada e com vasta experiência neste mercado, oferecendo abraçadeiras com a mais alta qualidade.

O que achou do texto sobre os tipos e tamanhos das abraçadeiras de metal?

você pode gostar também