Como comprar um colchão: Guia completo!

 De molas ensacadas, espuma, látex…diante de tantas tecnologias e preços, pode ser um desafio na hora de comprar um colchão, seja em lojas físicas ou na internet.

Além disso, a qualidade do colchão está intimamente ligada à qualidade do sono, sobretudo em casos de dores na coluna.

Para te ajudar a escolher um colchão, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber. Boa leitura!

Como comprar um colchão: guia completo

São vários fatores que você deve levar em conta no momento de comprar um colchão, entre os quais destacamos:

Morfologia e suporte

O primeiro critério de escolha e compra de um colchão é a morfologia do usuário. De fato, as necessidades são diferentes em função da morfologia da pessoa. O colchão não deve ser nem muito firme nem muito macio, a fim de manter a coluna reta e assim, evitar dores.

Para as pessoas que sofrem de problemas nas costas, um suporte firme é mais recomendado.

Firmeza

O suporte do colchão não deve ser confundido com sua firmeza. O suporte corresponde à sua resistência, estabilidade e amortecimento. Um bom suporte da coluna permite principalmente evitar dores nas costas. Já a firmeza se refere antes de tudo à sensação de conforto quando você se alonga sobre o colchão.

Existem diferentes níveis de firmeza: muito mole, mole, equilibrado, firme e muito firme. Para avaliar o nível de firmeza de um colchão é necessário testar. Lembrando que muitos fabricantes apresentam tabelas relacionando morfologia e firmeza do colchão.

O importante é escolher um colchão que mantenha bem seu corpo e em particular, sua coluna, que é o que dizem os especialistas do Emcompre.

No entanto, um bom suporte não é sempre sinônimo de conforto se o colchão é muito duro ou se ele gera pontos de pressão.

Tipo de colchão

Existem diferentes tipos de colchões disponíveis, como colchões de molas, colchões de espuma, colchões de látex e colchões híbridos (combinando diferentes materiais). Cada tipo tem suas próprias características e benefícios e nenhum é melhor do que o outro.

Pesquise sobre os diferentes tipos de colchões e considere qual deles pode oferecer o suporte e o conforto desejados.

Tamanho do colchão

Escolha o tamanho do colchão de acordo com suas necessidades individuais, o tamanho do seu quarto e o quanto de espaço que você deseja para dormir confortavelmente. Considere se você dormirá sozinho ou com um parceiro (a), e escolha entre tamanhos como solteiro, casal, queen ou king.

Para comprar um colchão com tamanho adequado, é necessário que o colchão seja no mínimo 15 a 20 cm maior que as pessoas que irão dormir nele. Saiba que o conforto é mais elevado se o espaço para dormir é maior.

Material e qualidade

Avalie a qualidade do material do colchão, como a durabilidade, a ventilação e a capacidade de aliviar a pressão.

Verifique se o colchão é feito de materiais de alta qualidade que ofereçam resistência e conforto a longo prazo.

Higiene do colchão

Antes de comprar o colchão, é preciso verificar se ele foi submetido a um tratamento antiácaro e antibacteriano, para evitar alergias, asma ou eczema. Sempre procure os colchões que respeitem as normas em vigor.

Independência do colchão

Se você não dorme sozinho, é necessário que o colchão ofereça uma boa independência, onde os movimentos de um não incomode o outro.

Esse critério permitirá que você não acorde no meio da noite cada vez que seu parceiro (a) se movimentar, o que contribui para a sua qualidade de sono. Nesse caso, um colchão de molas ensacadas é uma boa escolha, já que são ensacadas individualmente, logo, independentes umas das outras.

Teste o colchão

A chave para escolher seu colchão é testando! Não existe colchão ideal, uma vez que a escolha é muito pessoal e depende de vários fatores, como morfologia, hábitos. Um bom colchão deve ser confortável e, sobretudo, oferecer um bom suporte para a coluna a fim de evitar qualquer problema.

Orçamento

Defina um orçamento para o seu colchão e procure opções dentro dessa faixa de preço. Lembre-se de que um colchão é um investimento na qualidade do seu sono e bem-estar, portanto, esteja disposto a gastar um valor razoável para obter um colchão de qualidade.

Basta considerar esses critérios e certamente você encontrará o colchão ideal!

Veja também: Manter um bom casamento após a chegada do bebê: 3 dicas essenciais

Quando trocar meu colchão?

A idade do seu colchão representa um papel importante para saber quando trocá-lo. Em regra geral, a duração de vida de um colchão é de 8 a 10 anos. Se seu colchão tem mais de 8 anos, provavelmente chegou o momento de comprar um novo.

No entanto essa regra não se aplica a todos os tipos de colchão, já que alguns têm uma durabilidade maior sem que perca sua qualidade. A melhor maneira de saber se você deve trocar de colchão ainda é seguir sua intuição e suas sensações em relação aos seus hábitos de sono.

Se você não se sente descansado após uma noite de sono, você acorda com dores, ou até não consegue adormecer, com certeza é a hora de comprar outro colchão.

Conclusão

Com todas as dicas passadas aqui, comprar um colchão não precisa ser um bicho de sete cabeças. É claro que você pode ficar em dúvida, afinal, são muitos modelos disponíveis hoje em dia.

Não se esqueça de testar o colchão antes de comprar, lembrando que o colchão deve proporcionar o conforto e suporte necessários para um sono de qualidade. 

você pode gostar também