Como deixar a chapa do fogão a lenha brilhando: passo a passo

Você já não sabe mais o que fazer para deixar a chapa do seu fogão a lenha brilhando, com a sensação de que acabou sair da loja?

Então chegou no lugar certo!

Para muitas pessoas, é um verdadeiro desafio não apenas limpar a chapa do fogão, mas deixá-la sem manchas.

Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo que já foi testado e comprovado para manter a chapa do fogão a lenha sempre brilhando!

É só você aproveitar e colocar a mão na massa!

Como deixar a chapa do fogão a lenha brilhando

Sem dúvida, uma comida feita no fogão a lenha é extremamente saborosa, mas é importante manter a chapa sempre limpa e por que não brilhando?

Por isso, montamos um passo a passo com tudo o que você deve fazer para deixar a chapa do fogão a lenha brilhando:

  • Certifique-se de que a chapa esteja fria antes de começar a limpeza, para não correr o risco de queimadura;
  • Remova toda a sujeira e resíduos soltos com uma escova de cerdas macias ou um pano seco. No caso de muita sujeira e gordura acumulada, use uma espátula para raspar suavemente a superfície da chapa;
  • Com um pano macio, aplique uma pequena quantidade de óleo vegetal ou azeite na superfície da chapa. Esfregue esse óleo em movimentos circulares, cobrindo toda a superfície uniformemente;
  • Deixe o óleo na chapa por cerca de 15 a 20 minutos para penetrar e facilitar a remoção de quaisquer partículas de sujeira ou gordura;
  • Usando um pano limpo e seco, limpe o excesso de óleo da chapa, certificando-se de retirar todo o óleo. Nesse momento, a chapa deve estar brilhante e sem óleo aparente;
  • Agora, para um brilho a amis, você pode polir a chapa do fogão a lenha com um pano seco e limpo.

Você pode repetir todo esse processo conforme necessário, dependendo da frequência de uso da chapa e do nível de sujeira.

Lembre-se de não usar produtos de limpeza abrasivos ou esponjas de aço na chapa do fogão a lenha, pois isso pode danificar e arranhar a superfície.

O uso de óleo vegetal é uma forma segura e eficaz de limpar e proteger a chapa do fogão a lenha.

Com que frequência limpar a chapa do fogão a lenha?

Na verdade, a frequência recomendada para limpar a chapa de um fogão a lenha depende muito do uso do fogão.

Geralmente, é aconselhável limpar a chapa pelo menos uma vez por semana, ou mais frequentemente se o fogão for usado com mais constância.

Para limpar a chapa de um fogão a lenha, você pode usar uma escova de cerdas duras para remover a sujeira e os resíduos de cinzas.

Em seguida, você pode passar um pano úmido com água morna e sabão neutro para limpar a superfície da chapa.

Certifique-se de enxaguar bem com água limpa e secar completamente antes de acender o fogão novamente.

Ao limpar a chapa do fogão regularmente, além de prolongar sua vida útil, isso ajuda a mantê-lo funcionando de maneira eficiente, e com certeza, seu fogão fará parte do top 11 fogões a lenha!

Além disso, a limpeza periódica pode ajudar a prevenir incêndios causados por acúmulo de cinzas ou outros resíduos inflamáveis.

Como dar um brilho especial à chapa do fogão a lenha?

Além do passo a passo de como deixar a chapa do fogão a lenha brilhando, selecionamos uma dica incrível para dar um brilho especial.

Depois de remover toda a sujeira da chapa, umedeça o local com vinagre de álcool e salpique um pouco de bicarbonato de sódio.

Com o auxílio de uma esponja macia, espalhe essa mistura e deixe agir por cerca de 15 minutos.

Em seguida, esfregue cuidadosamente com uma escova de cerdas macias.

Por fim, remova a sujeira com um pano úmido e seque bem.

Conclusão

Não é nenhum bicho de sete cabeças limpar a chapa de fogão a lenha e deixá-la brilhando, mas é importante seguir as etapas a fim de evitar que a chapa fique manchada ou mesmo oxide.

Por isso, não se esqueça de secar bem após finalizar o procedimento e nunca use produtos abrasivos na chapa, pois há o risco de causar arranhões.

Lembre-se de manter uma limpeza regular, e assim, você poderá fazer suas receitas favoritas por muitos e muitos anos!

você pode gostar também