Viu uma linha preta no camarão? Veja se precisa remover ou não

Não são todos os brasileiros que gostam de um camarão, mas também aqueles que gostam não vive sem, pois é um fruto do mar delicioso e versátil que adorma inúmeros pratos ao redor do mundo, não somente aqui no Brasil. 

Tem como fazer em paellas, moquecas, empanados ou grelhados, é uma tentação. Na preparação do camarão é uma curiosidade e até certo debate entre os chefes de cozinha, será que aquela veia escura que percorre o dorno do camarão deve ser retirada? 

Muitos comentam até hoje que é preciso tirar antes de comer, mas será que faz mal a saúde? Ou é apenas uma questão de estética e de textura? Ficou curioso? Vamos descobrir no texto abaixo. 

Viu uma linha preta no camarão Veja se precisa remover ou não
confira sobre a linha preta do camarão. Imagem: Pixabay

O que é a veia escura do camarão? 

Primeiro devemos informar que a veia escura do camarão é na verdade o intestino do animal, por isso ela é formada por um tubo que se estende do ânus até a cabeça do camarão que é responsável por transportar os resíduos alimentares. 

Por que remover a veia escura do camarão? 

Vale destacar que a veia escura do camarão pode ter um sabor associado ao amargo e isso pode prejudicar o sabor do crustáceo. Já para o ponto de vista gastronômico, muitos chefes optam por remover a veia escura simplesmente por uma questão estética e também para evitar a textura arenosa que ela pode introduzir ao prato, só que em muitas culturas ao redor do mundo o camarão é preparado e consumido com o trato digestivo intacto. 

Devemos ou não remover a veia escura do camarão? 

Tudo vai depender do gosto pessoal de cada pessoa, se você não se incomoda com um sabor amargo da veia ou se realmente está confiante que o camarão está fresco e seguro para o consumo tem como escolher não retirar. Porém devemos ressaltar que a remoção da veia escura é uma prática muito recomendada pelos chefs e também profissionais da área da culinária. 

Veja também: Use sua AIR FRYER para preparar essas DELÍCIAS: aposente seu forno!

Faz mal à saúde? 

Até o momento não existe evidências científicas que comprovem que o consumo da veia escura do camarão realmente faça mal à nossa saúde, porém é possível que essa parte contenha areia e detritos e isso pode deixar um sabor arenoso ou totalmente desagradável. 

Tem pessoas que comentam que o trato digestivo pode conter poluentes provenientes de águas contaminadas e por isso é mais seguro remover, porém nos camarões provenientes de fontes confiáveis e águas limpas. 

Não podemos deixar de mencionar que o camarão é um alimento seguro para consumo, mas somente se ele estiver fresco e tratado da forma correta. 

Veja também: Como fazer tapioca: receita fácil e rápida

você pode gostar também